Gostou do artigo? Compartilhe!

Vantagens de informatizar o consultório - Parte 2

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A informatização do consultório médico é um passo indispensável para o crescimento e para uma melhor gestão de tudo que acontece. Otimizar os processos do dia a dia permite que mais tempo seja dedicado aos seus pacientes e também dividido para investir em planejamento estratégico.

Além das vantagens apresentadas no artigo anterior, para cada médico em especial a informatização pode trazer benefícios que nem se imaginava.

Vantagens de informatizar o consultório - Parte 1

Veja outras 5 vantagens em informatizar seu consultório médico:

Mobilidade

Uma das maiores vantagens do registro digital de informações é a mobilidade dos dados. Informatizar seu consultório quebra a barreira física dos dados, abrindo a possibilidade para que agenda e prontuários, por exemplo, possam ser acessados de sua casa e mesmo de seu celular ou tablet, em qualquer lugar que esteja.

Redução da burocracia e Acessibilidade

O que é mais simples: digitar um nome em um programa e com um clique ter todo o histórico de um paciente na sua tela ou a cada consulta ter que se dirigir a uma sala, com centenas de arquivos e buscar manualmente por fichas, sem nem mesmo ter a certeza que toda a informação está ali e não foi misturada a outros documentos? A resposta parece óbvia.

Segurança

Documentos em papel tem uma vida útil condicionada a diversos fatores, como condições de armazenamento, risco de acidentes, etc. E quanto mais o consultório cresce e as informações se acumulam, mais fácil fica que documentos sejam perdidos ou misturados. O registro de dados de forma digital garante que eles estejam seguros em seu computador, com durabilidade eterna e ainda garantindo integridade e confidencialidade das informações. A facilidade de realizar cópias de backup garante que em caso de acidentes as informações não sejam perdidas.

Otimização do espaço físico

No modelo de trabalho com fichas em papel, é certo de se pensar que pelo menos uma pequena sala de seu consultório deva ser reservada para armazenamento de todos os arquivos, de forma minimamente segura. Em um consultório informatizado o espaço utilizado é aquele que o computador ocupa e nada mais. Que tal aproveitar o espaço extra que seria dos arquivos para oferecer uma maior sala de espera para os pacientes, ou aumentar o espaço da sala de atendimentos?

Menor incidência de erros

A automatização de processos diminui a probabilidade de erros, bem como torna mais fácil a identificação e correção de possíveis erros que venham a ocorrer. Outro fator importante neste quesito é a maior legibilidade de informações passadas ao paciente de modo impresso ao invés de escrito manualmente, através da prescrição eletrônica.

Perdeu o primeiro artigo? Veja agora outras 4 vantagens de informatizar seu consultório médico.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!