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O que saber sobre a transformação digital dos consultórios e clínicas

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A transformação digital tem se tornado cada vez mais popular nos últimos tempos. No entanto, em meio a toda a conversa sobre os consultórios e clínicas que investem tempo, dinheiro e esforços significativos na transformação digital, vamos dar um passo atrás e responder a uma pergunta fundamental: “O que a transformação digital do seu consultório médico significa para você?”

Trata-se de manter as ferramentas mais recentes e oferecer os procedimentos mais novos? Ou está relacionado a como os pacientes desejam interagir com sua marca?

Neste artigo, vamos explorar o que realmente significa uma transformação digital, o que você pode esperar de tal transformação e como, se bem feita, ela pode contribuir (e até acelerar) para o crescimento de seu consultório ou clínica.

O que entender por transformação digital?

Precisamente da maneira como a evolução biológica garante que uma espécie sobreviva às condições em mudança do mundo, a transformação digital garante que um consultório continue a crescer, independentemente das mudanças nos padrões comportamentais e nas preferências dos pacientes.

Simplificando, a transformação digital tem tudo a ver com o aproveitamento de tecnologias avançadas para construir e fortalecer a presença online de um estabelecimento de saúde. Embora muitos consultórios vejam a transformação digital como uma ruptura, ela tem o potencial de agregar valor incrível à sua reputação e trazer benefícios multifacetados à prática médica.

A transformação digital abrange áreas como marketing, vendas e até atendimento ao paciente. Para 52% dos profissionais de marketing atuando na área de saúde, impulsionar o crescimento por meio da transformação digital é o principal foco estratégico.

Mas essa estratégia vai além de promover seu consultório online, tentar atrair mais pacientes e ficar à frente da curva. Uma transformação digital bem-sucedida começa e termina com a experiência do paciente.

Como a digitalização afeta o engajamento do paciente?

Sem dúvida, a transformação digital está mudando a maneira como os consultórios e clínicas médicas operam. À medida que eles passam de processos tradicionais para sistemas inteligentes para gerenciar suas operações diárias, eles têm a chance de reinterpretar como atraem, engajam e retêm pacientes.

Um número crescente de estabelecimentos de saúde está dando um passo atrás e revisitando seus processos existentes de aquisição e engajamento de pacientes. Perguntas como: “Como posso reinventar meus processos para agregar valor a cada interação com o paciente?” e “Meus processos estão proporcionando uma experiência memorável e personalizada ao paciente?” estão sendo feitas por muitos proprietários de consultórios atualmente.

Como a transformação digital pode beneficiar seu consultório ou clínica?

Há muitas maneiras pelas quais a transformação digital beneficiará seu consultório. Alguns dos principais benefícios são:

1. Simplificação dos processos existentes

Se você administra um consultório ou clínica de sucesso há alguns anos, sabe que implementar qualquer novo processo é desafiador e demorado. Em um mundo acelerado onde o tempo é essencial, você não pode gastar semanas ou dias corrigindo processos redundantes.

Ao usar tecnologias de ponta, as operações da prática médica, como comunicação, armazenamento de dados e análise, podem se tornar mais adaptáveis e colaborativas, maximizando os resultados.

2. Aumento da eficiência geral

Como todos os seus processos agora são simplificados, você não precisa mais se preocupar com gargalos inesperados, graças à digitalização. Os processos digitais permitem um fluxo contínuo de informações entre departamentos, eliminam tarefas redundantes e melhoram a eficiência geral de seu consultório.

Isso também ajudará a reduzir os custos operacionais associados a fluxos de trabalho complexos e demorados. Além disso, processos simplificados significam que os trabalhos podem ser feitos de forma rápida e fácil, com base nas prioridades e metas atuais de sua equipe.

3. Capacitação dos funcionários

Os avanços tecnológicos capacitam a equipe a se tornar mais proficiente e produtiva nas tarefas do dia a dia. Processos simplificados permitem que os funcionários realizem suas tarefas mais rapidamente.

Ao aprender e implementar a transformação digital, os funcionários são expostos às tecnologias mais recentes. Consequentemente, aprender habilidades avançadas ajuda muito a impulsionar o crescimento pessoal dos funcionários.

4. Promoção de um ambiente de crescimento

Com a transformação digital vem uma base sólida de pacientes, maior engajamento dos pacientes, fluxos de trabalho automatizados e processos eficientes. Esta é a razão pela qual os consultórios e clínicas que implementam a transformação digital têm mais facilidade para crescer.

Por exemplo, uma organização sem qualquer presença online provavelmente atrai pacientes por meio de indicações, listas de convênios e boca a boca. No entanto, ao construir um site otimizado e robusto, o consultório atrairá mais pacientes que buscam por médicos online todos os dias.

Isso significa mais oportunidades para promover serviços, alcançar pacientes em potencial e obter mais lucros. Além disso, ao rastrear os padrões comportamentais e o feedback dos pacientes existentes, a organização pode criar mais serviços que atraem seu público-alvo e então expandir de acordo.

Dicas para construir uma estratégia de transformação digital

Confira algumas dicas essenciais para ajudá-lo a se destacar:

1. Avalie seu setor

O primeiro passo para digitalizar o consultório ou clínica é observar o que seus colegas estão fazendo. Em seguida, comece avaliando quais movimentos estratégicos seus concorrentes estão fazendo. Como é a estratégia digital deles? A digitalização impactou positivamente os consultórios deles? Quais são as expectativas dos pacientes? Essas perguntas devem ser respondidas antes de mergulhar no mundo da transformação digital.

2. Defina seu caminho

Após a pesquisa, é hora de projetar seu caminho estratégico com base nas informações que coletou. Isso significa construir o modelo operacional que você deseja implementar para fornecer serviços aos seus pacientes. Com base no modelo escolhido, avalie suas operações internas e trace um plano de ação. Quais operações devem ser priorizadas? Que tipo de análise você precisaria para medir o progresso?

3. Planejamento

Depois de estabelecer um caminho e um plano, divida-o em etapas concretas e táticas. Em seguida, considere todos os recursos, estabeleça um prazo e planeje sua estratégia de transformação digital. Esta etapa envolve uma reunião com especialistas que têm experiência na área para ajudá-lo a preencher as lacunas.

4. Transição

A transição dos processos antigos para um novo ecossistema digitalizado leva tempo. É por isso que você deve mudar gradualmente para a infraestrutura e plataforma futuras, mantendo as existentes para garantir que não haja perda de dados ou falhas no sistema.


A transformação digital acelerou em muitos setores em 2020. Desde então observa-se o rápido dimensionamento de iniciativas digitais em consultórios e clínicas de todas as especialidades.

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