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Cinco razões pelas quais você deve adotar a telemedicina em seu consultório

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O setor de saúde está evoluindo em um ritmo rápido, à medida que os profissionais adotam a tecnologia digital e procuram maneiras inovadoras de aprimorar a prestação de cuidados. A telemedicina atualmente se tornou a palavra da vez no setor global de saúde. Com a concorrência crescente no setor e as receitas reduzidas, o atendimento virtual está quebrando barreiras que podem impedir o acesso dos pacientes aos cuidados médicos.

À medida que o atendimento virtual ganha espaço, as consultas médicas tradicionais estão diminuindo a uma taxa surpreendente. Nos Estados Unidos, por exemplo, o número médio de consultas médicas pessoais anuais diminuiu desde 2001, de acordo com o U.S. Census Bureau. A única razão evidente por trás dessa tendência continua sendo o fortalecimento do atendimento virtual e o aumento do acesso do paciente ao atendimento por meio de serviços online. Os americanos estão adotando a telemedicina em um grau surpreendente, para uma série de questões médicas, incluindo acompanhamentos de cuidados primários, psiquiatria, obstetrícia, controle da dor crônica e assim por diante.

No Brasil, a telemedicina se tornou realidade há pouco mais de um ano, portanto, esse processo de adoção e consequente queda nas consultas presenciais será melhor observado de forma mais gradual e mais pra frente.

Neste texto, abordamos razões importantes pelas quais os médicos devem incluir a telemedicina como um componente integral de seus serviços de saúde para colher benefícios mútuos para si e para os pacientes:

Solução conveniente de saúde

Com a evolução da tecnologia, ela abriu o caminho para a evolução de plataformas seguras e eficazes por meio das quais os pacientes podem se comunicar confortavelmente com um profissional médico para buscar aconselhamento, de forma muito conveniente, por meio de seus dispositivos, como um smartphone ou um computador. A telemedicina rompe barreiras geográficas para tornar o acesso à saúde muito mais acessível.

Do ponto de vista do médico, os recursos de videoconferência permitem melhor acompanhamento dos pacientes e também atender a mais pacientes por dia. Os médicos podem avaliar remotamente os sintomas de seus pacientes, diagnosticar suas doenças e prescrever planos de tratamento eficazes em tempo real.

A colaboração com outros especialistas também é facilitada com a telemedicina. Portanto, o atendimento virtual é uma solução de saúde conveniente para os pacientes e para os médicos.

Satisfação aprimorada do paciente e do médico

O aspecto da satisfação do paciente com a telemedicina depende principalmente da conveniência e da qualidade do atendimento prestado. De acordo com uma recente pesquisa de satisfação do paciente conduzida pelo Massachusetts General Hospital (MGH), 68 por cento dos pacientes avaliaram a telemedicina como 9 ou 10 em uma escala de dez pontos[1].

Ao mesmo tempo, a telemedicina melhora o engajamento do paciente com a saúde pessoal, encorajando-o a permanecer saudável e em forma. A flexibilidade oferecida por esse modelo de atendimento, juntamente com a interação em tempo real com o médico, ajudam coletivamente a aumentar a satisfação do paciente.

Curiosamente, os profissionais de saúde também estão mais satisfeitos com a telemedicina em comparação com as consultas tradicionais no consultório. Eles enfrentam menos burnout e podem alcançar melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, desfrutando assim de maior satisfação no trabalho.

De acordo com o Family Practice Management Journal, os médicos normalmente gastam 50,7 horas por semana no trabalho, com apenas 67 por cento do tempo gasto no atendimento ao paciente face a face. Os 33% restantes são direcionados para tarefas administrativas. A telemedicina permite a combinação dessas tarefas, liberando tempo para acomodar mais pacientes virtuais durante o horário normal de trabalho.

Custos de saúde reduzidos

A telemedicina provou melhorar a qualidade do atendimento e, ao mesmo tempo, reduzir o custo dos serviços de saúde. Devido à eficiência da prestação de cuidados associada à telemedicina, os pacientes economizam numerosos custos de atendimento, incluindo transporte, hospitalização cara, tempo e esforço relacionados às consultas no pronto-socorro e assim por diante.

De acordo com um estudo recente, o atendimento por telemedicina teve uma economia de 19 por cento em relação aos custos de internação[2]. Outro estudo identificou que, com a telemedicina, os pacientes tiveram 38% menos admissões hospitalares e 31% menos reinternações hospitalares, desfrutando assim de economias de custo consideráveis[3].

Melhores resultados dos pacientes

Com melhor acesso aos cuidados e custos de saúde reduzidos, os resultados dos pacientes são significativamente aprimorados por meio da telemedicina. O cuidado preventivo é facilitado principalmente por este modelo de atenção, melhorando a saúde a longo prazo. Isso é especialmente verdadeiro para pessoas com barreiras geográficas ou financeiras para um atendimento de qualidade.

Ao mesmo tempo, a telemedicina reduz a exposição dos pacientes a outras infecções perigosas que enfrentam durante as consultas em hospitais. Portanto, a telemedicina elimina o risco de contrair germes nos estabelecimentos de saúde, especialmente para pessoas com sistema imunológico fraco.

Além disso, por ser conveniente e acessível, torna mais fácil para as pessoas procurarem ajuda médica em meio a suas agendas de trabalho.

Aumento da receita do consultório

A telemedicina oferece um caminho para maiores receitas. Como os médicos podem atender mais pacientes por meio de plataformas virtuais, eles tendem a ganhar mais dinheiro. Ao mesmo tempo, eles são reembolsados por várias interações durante a telemedicina que não exigem a presença do paciente em pessoa.

Além disso, a telessaúde permite que os médicos substituam ligações não compensadas por consultas virtuais, e documentem e cobrem esse tempo. Adicionalmente, à medida que a telemedicina aumenta os níveis de satisfação dos pacientes, eles se tornam leais e preferem permanecer com o mesmo médico, aumentando novamente a receita do profissional.

Finalmente, os médicos podem reduzir as faltas por meio da telemedicina, que de outra forma podem custar muito dinheiro ao consultório anualmente.


A telemedicina está se tornando uma ferramenta de saúde cada vez mais importante, especialmente enquanto durar a pandemia de COVID-19. Como a crise global forçou as instituições de saúde a se voltarem para modelos alternativos de prestação de cuidados, a telemedicina se apresentou como a solução ideal para a prestação de cuidados de saúde convenientes e de qualidade.

 

Referências

[1] Virtual video visits may improve patient convenience without sacrificing quality of care, communication, disponível em Massachusetts General Hospital.

[2] Hospital at Home: Patient Care Model of the Future?, disponível em Today's Geriatric Medicine.

[3] Leveraging remote behavioral health interventions to improve medical outcomes and reduce costs, disponível em The American Journal of Managed Care.


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