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Como a gestão digital de cuidados pode transformar a experiência dos atendimentos médicos

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Fundamentalmente, a jornada de saúde é baseada na parceria entre um paciente e um médico. Embora existam muitos membros do elenco de apoio ao longo do caminho, essas duas partes devem trabalhar juntas para alcançar uma meta de saúde.

Juntos, eles tentam primeiro entender a origem do problema e, uma vez identificada, trabalham para tratar a doença ou os sintomas subjacentes. Esse processo pode ser complicado e frustrante, passando de (1) avaliação para (2) intervenção e, às vezes, de volta, repetidamente.

A precisão das avaliações e a eficácia das intervenções definiram historicamente a ‘qualidade’ dos cuidados de saúde. Os médicos são bem educados, treinados e recebem suporte de uma grande indústria de diagnósticos, dispositivos médicos e empresas farmacêuticas que os equipam com ferramentas.

No entanto, há um terceiro elemento que muitas vezes é esquecido ao avaliar a qualidade dos cuidados de saúde, e que é o próprio processo dos cuidados de saúde.

O processo dos cuidados de saúde

Na maior parte do mundo, o processo fundamental de cuidados saúde permaneceu praticamente inalterado por um longo tempo, com base nas restrições de tentativa e erro e de logística:

  • ⮚ Os pacientes começam com um sintoma e podem não o reconhecer ou até mesmo ignorá-lo por algum tempo.
  • ⮚ Eles finalmente marcam uma consulta médica, normalmente muitas semanas, senão meses depois.
  • ⮚ Os pacientes apresentam ao médico os sintomas, geralmente vagamente documentados ou compreendidos.
  • ⮚ O médico, normalmente com pouco contexto em uma primeira consulta, passa – de forma otimista – 30 minutos com o paciente para entender o que pode ser um caso simples ou complexo.
  • ⮚ O médico pode prescrever uma intervenção, recomendar exames ou enviar o paciente para casa para continuar monitorando a situação.
  • ⮚ O médico verá os pacientes novamente em algumas semanas ou meses para continuar a conduzir o processo de cuidados de saúde.

Este processo, embora bem usado, está longe de ser ideal. A taxa de interações é lenta e a resolução dos dados é grosseira e não padronizada. O processo individual é definido mais pelas engrenagens do sistema de saúde do que pelas reais necessidades do paciente.

Como a saúde mudaria se aplicássemos a tecnologia para otimizar o processo dos cuidados de saúde e complementar sua prática? Podemos melhorar a qualidade de cada interação por meio de uma melhor resolução e rastreamento dos sintomas? Ou através da comunicação antecipada dessas informações com a equipe médica em tempo real?

Este é o papel que as empresas que trabalham com gestão digital de cuidados aspiram a desempenhar na prática da medicina.

A gestão digital dos cuidados de saúde

À medida que dispositivos inteligentes, acesso à Internet e ferramentas digitais de saúde se tornam disponíveis para a maior parte de nossa população, mais oportunidades se tornam disponíveis para impactar positivamente os cuidados.

As ferramentas digitais são capazes de conectar médicos e pacientes para um melhor atendimento:

  • ⮚ Imagine um futuro em que o paciente registre seus sintomas em um aplicativo em um dispositivo inteligente por um período de tempo antes de chegar ao consultório médico.
  • ⮚ O médico, da mesma forma, recebe um resumo de revisão simplificado da condição do paciente antes de sua chegada, para que esteja mais bem equipado para realizar sua avaliação inicial.
  • ⮚ Em seguida, após a consulta, os sintomas são monitorados continuamente à medida que as intervenções são aplicadas e a equipe de atendimento é avisada se o paciente não estiver melhorando conforme o esperado.
  • ⮚ Em vez de esperar semanas ou meses até uma consulta de acompanhamento, o médico pode acionar uma consulta de acompanhamento mais cedo ou ligar porque o paciente precisa de atenção.

As ferramentas digitais de gerenciamento dos cuidados têm o potencial de dar mais foco ao processo de atendimento médico, ajudar os consultórios a funcionar de forma mais eficiente e, em última análise, fornecer melhor atendimento ao paciente de várias maneiras:

1. Monitoramento e comunicação aprimorados entre o paciente e sua equipe de atendimento

Com isso, pacientes e médicos podem trabalhar juntos para atingir uma meta de saúde com mais rapidez e eficácia.

2. Mais eficiência para os médicos

Ferramentas digitais de gerenciamento de cuidados podem servir como uma extensão de um médico entre as consultas. Elas podem garantir que os pacientes rastreiem o tipo certo de informação, sigam corretamente as instruções e tenham acesso a conteúdo educacional oportuno.

3. Conexões mais eficazes com os pacientes

As ferramentas digitais de gerenciamento de cuidados ajudam os pacientes a se engajarem mais em seus cuidados e a se sentirem mais conectados com suas equipes de saúde.

Hoje, estamos bem no início dessa jornada para a digitalização da saúde; com o tempo, uma parte maior da indústria se tornará melhor integrada e simplificada com a intenção de fornecer o melhor atendimento, de forma mais eficiente e eficaz.


Na Centralx® acreditamos fundamentalmente que, por meio da digitalização do processo dos cuidados de saúde, podemos melhorar significativamente a jornada dos pacientes. Nosso objetivo com o HiDoctor® e com todas as soluções que oferecemos é sempre melhorar os resultados, para pacientes e para os médicos.

Uma boa assistência médica deve ser acessível, fácil, rápida, engajadora, precisa e eficaz. O HiDoctor® oferece aos médicos as ferramentas tecnológicas necessárias para que eles ofereçam um atendimento diferenciado e de excelência aos seus pacientes.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

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