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Mitos comuns que o impedem de maximizar o uso da tecnologia na prática médica

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A área de saúde é um campo em que a tecnologia é essencial para fornecer excelente atendimento ao paciente, e oferece muitas promessas na racionalização dos fluxos de trabalho, na melhoria das operações clínicas e no engajamento dos pacientes com os médicos e com outros recursos.

No entanto, a comunidade da saúde como um todo tem demorado a adotar as tecnologias, o que pode prejudicar os consultórios e os pacientes (e os lucros, de acordo com uma pesquisa[1] do Instituto IQVIA de Ciência de Dados Humanos).

Existem alguns mitos persistentes que podem estar impedindo seu consultório de aproveitar todos os benefícios que a tecnologia tem a oferecer.

Mito: meus pacientes não querem mais tecnologia.

Verdade: os pacientes estão exigindo cada vez mais tecnologia em seus cuidados de saúde. À medida que mais aspectos de nossas vidas ficam digitais, e vemos os benefícios disso em muitas áreas diferentes, a maioria dos pacientes deseja a mesma conveniência, acesso e dados quando se trata dos cuidados de saúde. A chave é implementar as tecnologias que os pacientes realmente desejam e que atenderão às necessidades ainda não atendidas na área da saúde.

Mito: a maior parte dos meus pacientes são pessoas mais velha e não sabem usar a tecnologia.

Verdade: esse é um mito comum, que as pessoas mais velhas que geralmente recebem mais assistência médica não sabem como usar a tecnologia. Embora a geração do milênio esteja definitivamente sintonizada com a tecnologia, uma pesquisa[2] mostra que pacientes entre 55 e 75 anos estão dispostos a fazer a transição para as tecnologias digitais, especialmente para troca de mensagens com os médicos ou para receber lembretes sobre medicamentos e consultas.

Mito: Se adotarmos a tecnologia, precisamos fazer tudo de uma vez.

Verdade: há empresas, como a Centralx®, que oferecem opções para começar devagar com algumas ferramentas, como o prontuário eletrônico e agenda, e depois expandir o uso com o tempo, conforme se sinta mais confortável e seja possível adaptar seus processos sem atrapalhar a rotina. Aos poucos você pode começar a incorporar também lembretes de compromissos e-mail, seguidos de agendamento online integrado ao software médico e confirmações de consulta por SMS. Em seguida, você pode integrar um módulo de controle financeiro, usar um aplicativo para acesso aos dados do software fora do consultório e até mesmo passar a assinar digitalmente documentos da consulta para enviar aos pacientes, como prescrições e atestados. Escolha um sistema que permita que você vá na velocidade certa para sua clínica ou consultório, adicionando tecnologia que faça sentido um pouco de cada vez.

Os pacientes não procuram a tecnologia mais inovadora; em vez disso, a maioria deseja algo que facilite suas vidas, torne os cuidados mais acessíveis e permita que eles se conectem com os médicos mais facilmente.

Mito: A tecnologia é muito cara para meu pequeno consultório.

Verdade: as soluções tecnológicas estão disponíveis para médicos com consultórios ou clínicas de todos os tamanhos, desde consultórios individuais e de vários médicos, a clínicas de diversas especialidades e até hospitais. A chave é encontrar uma empresa que atenda ao mercado de pequenos consultórios independentes. Se você estiver trabalhando com uma empresa que se concentra principalmente em sistemas enormes, ou cujo foco não está somente na área médica, poderá descobrir que a tecnologia que eles oferecem está fora do orçamento ou não atende de fato àquilo que você deseja.

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Referências

[1] How digital healthcare could save the industry $46 billion a year, disponível em https://www.mdconnectinc.com.

[2] Health technologies: are older people interested?, disponível em http://www.2020health.org.

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