Gostou do artigo? Compartilhe!

Busca avançada no prontuário eletrônico: encontre facilmente os dados que desejar

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Todas as informações que um médico armazena referente aos seus pacientes formam uma enorme base de dados. Possuindo dever de guarda dos dados de saúde das pessoas às quais atendeu, o médico pode ter armazenados desde os dados do primeiro paciente que atendeu quando abriu seu consultório, de pacientes que consultaram uma vez e nunca mais voltaram, até de diversos pacientes que se consultam há vários anos e possuem prontuários recheados de informações.

Seja para fins de pesquisa e análise, ou mesmo para conferir os dados sobre um caso que lembre ter atendido anteriormente e talvez esteja se deparando com um caso semelhante agora, ou ainda para encontrar a ficha de um paciente caso lembre-se apenas dados como cidade onde nasceu ou talvez profissão, a possibilidade de pesquisar o banco de dados de seu software médico pode ser muito importante.

No HiDoctor® você tem diferentes opções para buscar por pacientes e informações específicas nos prontuários. Veja como:

Busca por pacientes

A busca por pacientes no HiDoctor® é feita através da barra de controle na lateral esquerda do software. Em Localizar paciente por, você seleciona o parâmetro através do qual deseja realizar a busca, como nome, CPF, data de nascimento, telefone, etc. Depois, no campo abaixo, você digita sua busca e os resultados encontrados serão listados. Clicando sobre um resultado o prontuário do paciente é aberto.

HiDoctor® - WildSearch

Busca avançada

A ferramenta de busca avançada permite localizar facilmente uma palavra ou texto nas fichas dos pacientes, seja qual for o registro em que se encontra: Dados pessoais, ficha de Anamnese, ficha de Textos, Formulários personalizados, e inclusive nos documentos anexos, como PDFs e outros arquivos de texto anexados através do MiniPACS.

Para fazer a busca é muito simples, basta clicar no botão exibido no Controle, ao lado do campo “Localizar paciente por”. A tela de busca avançada será aberta e você poderá informar o termo que deseja localizar. Os resultados serão apresentados indicando o nome do paciente e o local do prontuário onde o termo buscado foi encontrado; a partir daí é fácil abrir o prontuário do paciente clicando no nome dele, ou abrir a ficha específica que desejar visualizar, clicando sobre o nome dela.

HiDoctor® - WildSearch

WildSearch

O WildSearch é uma ferramenta que funciona como um Google dentro do seu HiDoctor®, localizando pacientes registrados no programa através de buscas por qualquer tipo de informação do prontuário. Você acessa a ferramenta através do ícone abaixo presente na barra de ferramentas ou através do menu Especial > WildSearch.

HiDoctor® - WildSearch

Na tela do WildSearch, basta digitar a palavra que deseja buscar e conferir os resultados listados. Você ainda pode escolher se deseja buscar dentre todos os pacientes, apenas os ativos, ou apenas os inativos, e pode escolher buscar apenas registros cadastrados entre um determinado período de tempo. Com um duplo clique sobre qualquer paciente listado nos resultados, a ficha do mesmo será aberta.

HiDoctor® - WildSearch

Você pode configurar as permissões do HiDoctor® para que usuários não-médicos não tenham acesso à ferramenta de pesquisa, de modo a evitar que dados sensíveis de pacientes sejam acessados. Para tanto, basta acessar o menu Especial > Configuração e abrir a aba Usuários. No campo Nome do usuário, selecione o usuário para o qual deseja fazer a configuração. Na lista de Outras permissões desmarque a opção “Acessar o módulo de pesquisas”.

HiDoctor® - WildSearch

Busca nos campos de textos

Além da busca comum por pacientes e a busca avançada com o WildSearch, o HiDoctor® ainda permite localizar rapidamente informações específicas nos campos de texto da ficha de um paciente, seja por palavra, estilo de formatação ou cor.

Abrindo o texto em uma janela ampliada, através do ícone , na parte superior direita você clica no botão de pesquisa, seleciona o parâmetro através do qual será feita a busca e ao clicar em “Pesquisar” os resultados encontrados serão exibidos. Com um duplo clique sobre o resultado que deseja consultar, o texto é rolado até a parte em que o resultado se encontra.

HiDoctor® - WildSearch
...

As opções de pesquisa do HiDoctor® permitem que você encontre quaisquer dados que desejar com facilidade no banco de dados, buscando através de diversos parâmetros diferentes para garantir que a informação desejada será encontrada.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório, com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!