Gostou do artigo? Compartilhe!

O poder da pesquisa na área de saúde: fazer buscas no prontuário eletrônico é essencial

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

De um pensamento à realidade

A ideia de que uma busca poderia salvar uma vida soa exatamente assim – uma ideia. No entanto, esse sonho agora se tornou realidade. As pessoas hoje podem fazer uma pergunta e obter resultados quase que instantaneamente. Mas nem sempre foi assim.

Teóricos como Vannevar Bush estavam inventando maneiras de criar um sistema de armazenamento de memória associativa e recuperação virtual já na década de 1940. Mas foi só no início da década de 1990 que o primeiro mecanismo de pesquisa decolou.

O mecanismo de pesquisa Archie, criado por Alan Emtage, permite que os usuários pesquisem em um arquivo de FTPs. FTPs são como um sistema de computadores em rede que podem trocar arquivos. O problema com o Archie era que você não conseguia visualizar o que iria clicar. Também não havia como o Archie entender termos de pesquisa vagos por meio do processamento de linguagem natural.

Logo depois, motores de busca como o Yahoo! e o Google vieram e revolucionaram a ideia de pesquisa, aprimorando o trabalho de base apresentado antes deles. A tecnologia de pesquisa agora está arraigada em nossas vidas diárias.

Mas e quanto à saúde?

Vivemos uma época de consumerização da saúde, em que as pessoas estão cada vez mais engajadas em seus próprios cuidados, acompanhando melhor sua saúde, apostando na prevenção e, assim, utilizando mais serviços de saúde.

Com isso, os pacientes tem históricos de saúde cada vez maiores, o que, ao mesmo tempo, tem o poder de fornecer aos médicos uma visão muito mais completa do estado geral de cada paciente, auxiliando no fornecimento de cuidados mais personalizados e no alcance de melhores resultados.

É nesse contexto, da enorme quantidade de dados disponíveis sobre a saúde dos pacientes, que o poder da busca prática por informações faz toda a diferença para os médicos.

Seja para fins de pesquisa e análise, ou mesmo para conferir os dados sobre um caso que lembre ter atendido anteriormente e talvez esteja se deparando com um caso semelhante agora, a possibilidade de pesquisar os prontuários em seu software médico pode ser muito importante.

Uma ferramenta de busca avançada, que permita encontrar informações específicas nos prontuários médicos com facilidade e agilidade, pode otimizar o atendimento aos pacientes.

No HiDoctor®, são oferecidas ao médico diferentes opções para buscar por pacientes e informações específicas nos prontuários. As ferramentas de busca por paciente, busca avançada, WildSearch e busca em campos de textos permitem encontrar quaisquer dados que desejar com facilidade, inclusive dentro de documentos anexos.

Saiba mais sobre as ferramentas de busca do HiDoctor®:

» Busca avançada no prontuário eletrônico


O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

Experimente e conheça clicando abaixo!

 

Gostou do artigo? Compartilhe!