Gostou do artigo? Compartilhe!

Software médico gratuito x software médico pago

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Ao fazer a busca no Google por software médico é possível encontrar um enorme número de opções, e inclusive alguns sistemas que oferecem o prontuário eletrônico gratuitamente. Porém, é necessário muito cuidado antes de decidir usar um sistema gratuito.

Confira abaixo as principais diferenças entre um software gratuito e um software pago, que irão ter grande impacto em sua prática médica e por isso devem ser bem analisadas para que você não caia em uma armadilha.

Infraestrutura e tecnologia

Desenvolver e manter um sistema médico tem um custo. Quando um sistema é oferecido gratuitamente, a pergunta que fica é como a empresa consegue a verba necessária para desenvolver e manter o sistema se não gera receita através dele.

A resposta óbvia é que ela não consegue garantir as manutenções e evoluções do sistema. Sem geração de receita para ser retornada como investimento, o sistema gratuito, provavelmente, após ter sido finalizado e disponibilizado na internet, não irá mais receber manutenções.

Além disso, a própria estrutura e as tecnologias do sistema não serão nem comparáveis com aquelas oferecidas por um software pago, uma vez que este último tem condições de pesquisar e desenvolver as melhores soluções, que demandam tempo e investimento para que sejam implementadas.

Segurança dos dados médicos

Os dados dos pacientes são informações sigilosas e que estão sob a responsabilidade do médico. Lidar com dados digitais de modo a garantir a segurança deles exige o emprego de diversas tecnologias e também de possuir a devida estrutura de hardware necessária. Como abordado no primeiro tópico, o sistema médico gratuito não oferece infraestrutura e tecnologias do nível que o sistema pago consegue oferecer, o que claramente deixa a dúvida de quão seguros estarão os dados dos pacientes que forem registrados em um sistema gratuito.

Outro ponto sobre a segurança é que os sistemas gratuitos funcionam exclusivamente online, mantendo os dados registrados na nuvem, no servidor utilizado pela empresa. No caso do sistema simplesmente parar de funcionar ou a empresa desaparecer, o que não é difícil que ocorra, seus dados estão sob a posse deles e você pode não conseguir mais acessá-los nem recuperá-los.

Já o software médico pago investe em tecnologias de segurança iguais às utilizadas por bancos, além de um software completo funcionar instalado no seu computador, fazendo com que você tenha a posse dos dados, sem risco de perdê-los. Também o risco do sistema ou a empresa desaparecerem é infinitamente menor.

Confiança na empresa e no sistema

Pegando o gancho do risco da empresa sumir e o sistema parar de funcionar, uma grande diferença entre um software pago e um gratuito é a confiança que você pode ter na empresa responsável. Logo de início, na maioria dos sistemas gratuitos nem mesmo há informação concreta sobre qual é a empresa desenvolvedora, qual a história dela, sua área específica de atuação, etc. Sem saber na mão de quem você está colocando os dados de seus pacientes, é impossível ter tranquilidade e confiança para utilizar o sistema.

Já os softwares pagos, em sua grande maioria são desenvolvidos por empresas que se dedicam especificamente à área médica. É importante notar no momento da escolha de um software quantos anos a empresa está em atuação, se é tradicional e reconhecida por outros profissionais. Se a empresa não tem uma história sólida e/ou se você não tiver indicações de outras pessoas a respeito tanto da empresa quanto do sistema, é motivo para desconfiar.

Funcionalidades

Um sistema com pouco ou nenhum investimento em infraestrutura e tecnologia, como dito no primeiro tópico, resulta em um sistema que oferece apenas funcionalidades simples e básicas, que não atendem a tudo que um médico precisa para realizar seus atendimentos e gerenciar seu consultório. O sistema gratuito costuma oferecer apenas uma ficha simples com campos de texto para registro dos dados pessoais e médicos de cada paciente, sem opções integradas, fichas especializadas, cadastros auxiliares, nada disso. No máximo, algumas vezes contam com agenda de atendimentos, mas que também só fazem a marcação simples de horários no calendário.

Funcionalidades como essas podem ser obtidas até mesmo em sistemas não especializados, utilizando o Word ou Excel, por exemplo, de modo que não irão agregar valor ao médico.

Um software médico de verdade, pelo contrário, oferece um sistema robusto, com funcionalidades completas e que funcionam integradas, especializadas para o atendimento médico, com fichas específicas, cadastros, biblioteca de textos, uso de macros, anexo de imagens, confirmação de consultas, controle financeiro e muito mais.

Suporte e garantia

Se em um software médico gratuito a empresa não consegue investir nem mesmo em tecnologia, infraestrutura e na manutenção do sistema, com certeza não terá condições de oferecer um serviço de suporte para os usuários, o que os deixa sem nenhum auxílio quando o sistema apresentar algum problema e, portanto, não oferece nenhuma garantia quanto ao funcionamento correto e contínuo.

Isso significa que a qualquer momento o médico pode ficar impossibilitado de acessar seus dados e utilizar o software para realizar os atendimentos, comprometendo toda sua rotina e seu fluxo de trabalho.

Um software pago garante ao usuário serviço de suporte não apenas para auxiliá-lo quando tiver algum problema, mas também para dar treinamento que permita conhecer e usufruir de todas as funcionalidades oferecidas. Investir em um software médico pago dá ao médico a garantia de ter um serviço que estará sempre acessível e não irá causar transtornos em sua prática médica.

...

O software médico gratuito cai perfeitamente no dito popular “bom demais para ser verdade”. Se em um primeiro momento pode parecer uma ideia interessante para economizar, basta uma rápida análise para perceber que na verdade o sistema é gratuito justamente porque não entrega praticamente nada daquilo que um software médico deveria entregar.

O software médico do seu consultório é uma das suas principais ferramentas de trabalho, e não vale a pena fazer conta de centavos e ter que arcar com as consequências da armadilha do gratuito depois. Importante lembrar sempre de pensar em termos de custo-benefício, e não de valor puro, e então será fácil perceber que um software médico pago é a única opção confiável e segura para a prática médica.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório, com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!