Gostou do artigo? Compartilhe!

As vantagens de utilizar um software médico próprio para oftalmologia

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A oftalmologia é uma especialidade que engloba, além da consulta médica, a realização de exames diversos e também de procedimentos. Sendo os exames oftalmológicos a parte principal da prática médica desta especialidade, um software médico para atender perfeitamente ao oftalmologista deve apresentar funcionalidades especiais.

Com um sistema que seja desenvolvido pensando na especialidade, o médico oftalmo irá alcançar muito mais eficiência e produtividade em sua rotina, o que se traduz em um atendimento de excelência aos pacientes.

A seguir abordamos as principais funcionalidades que o oftalmologista não pode abrir mão em um software médico.

Fichas específicas para oftalmologia

Exames como Fundoscopia, Motilidade, Refração, Biomicroscopia, Mapeamento de Retina e outros devem ter seus resultados registrados em fichas específicas, que atendam às necessidades de cada exame. Alguns precisam de espaço para anexar imagem juntamente com um laudo, outros precisam de campos de texto diversos e organizados para anotação de cada observação realizada no exame, além de vários outros casos específicos.

Dessa forma, um sistema que conte apenas com formulário para anamnese convencional não irá oferecer praticidade para registrar todos os dados da consulta. Ao adotar um software médico que ofereça fichas e formulários dedicados para oftalmologia, o médico tem a vantagem da eficiência no registro de dados bem como a garantia de manter um histórico completo e organizado de todos os pacientes.

Atlas de anatomia integrado

Para os pacientes, o olho humano é uma estrutura extremamente complicada de compreender. Um software que disponibilize, integrado ao prontuário, um atlas completo de anatomia, permite ao médico utilizar ilustrações do olho humano e seus componentes tanto para fazer anotações, bem como para explicar visualmente aos pacientes sobre as condições apresentadas.

O entendimento claro do diagnóstico melhora a relação médico-paciente, gerando confiança e garantindo um atendimento de excelência.

Anexo de documentos ao prontuário

Além da possibilidade de registrar os dados de exames em fichas próprias, também é essencial para o oftalmologista que possa anexar com facilidade documentos ao prontuário, já que vários exames podem possuir laudo emitido em papel, incluindo exames de imagens, que devem então ser anexados ao prontuário para fazer parte do histórico do paciente.

A captura destes documentos e sua transferência para o software deve ser ágil e prática, para não tomar muito tempo da consulta. Por isso a importância de um software com esta ferramenta incorporada.

Total disponibilidade dos dados

Seja para se preparar para um procedimento no dia seguinte, seja para consultar a ficha de um paciente que entra em contato de repente com uma dúvida, ter acesso aos dados dos prontuários a qualquer momento e em qualquer lugar que esteja é essencial para o médico.

Por isso, é indispensável que o software escolhido pelo oftalmologista garanta total disponibilidade dos dados, seja em qualquer equipamento, como notebook, celular ou tablet, e independente de possuir ou não uma conexão com a internet. Isso inclusive no consultório, de modo que o médico não fique sem acesso ao prontuário caso ocorra interrupção temporária do serviço de internet utilizado.

Controle financeiro

O sucesso do consultório vai além do atendimento de excelência prestado aos pacientes. Em qualquer negócio, a devida gestão financeira é fator-chave para ser bem-sucedido. Como o controle financeiro do consultório está diretamente atrelado aos dados dos agendamentos, guias emitidas, etc., o ideal é que ele seja realizado no próprio software onde estão registrados todos estes dados, automatizando grande parte do processo.

Assim, com um software que possua módulo financeiro integrado, você garante que todos os valores recebidos e gastos no dia a dia do consultório são registrados com facilidade, gerando o fluxo de caixa que permite controlar as finanças e se planejar para alcançar os resultados financeiros desejados.

...

Para que você tenha o máximo de eficiência e praticidade nos atendimentos, um software médico completo e dedicado para sua especialidade é indispensável. O HiDoctor® é o único software que vai além, sendo parte de uma plataforma médica que oferece todas as possibilidades.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!