Gostou do artigo? Compartilhe!

Prontuário eletrônico para Ginecologia e Obstetrícia: o que não pode faltar

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A Ginecologia & Obstetrícia tem uma particularidade especial de englobar duas especialidades ao mesmo tempo. Elas são próximas no quesito de lidarem com a saúde da mulher, mas também apresentam muitas diferenças no que se trata de patologias, acompanhamento e dia a dia.

Assim, um prontuário eletrônico a ser utilizado na prática médica de G&O deve oferecer diversas funcionalidades específicas que permitam um excelente atendimento em todo o escopo da especialidade, seja ambulatorial, hospitalar, clínico, cirúrgico ou laboratorial.

Abaixo abordamos algumas funcionalidades essenciais para um sistema de prontuário eletrônico para G&O.

Gráficos e cálculos específicos

A ficha obstétrica é um dos exemplos de registro médico que precisa de formulário específico para registro dos dados e que realize os cálculos necessários a partir destes dados informados, como a curva de Belizán. O software deve oferecer, portanto, um prontuário completo, que possua fichas específicas para obstetrícia, além de formulários personalizados para a especialidade.

Com estas funcionalidades, os dados médicos ginecológicos e obstétricos podem ser devidamente anotados, com praticidade, e gerando os cálculos e gráficos necessários automaticamente.

Exames de imagens e outros

Além das fichas próprias da especialidade que são utilizadas no atendimento, também diversos exames e imagens são solicitados às pacientes e devem ser devidamente anexados no histórico. Assim, uma funcionalidade importante é que o prontuário permita o armazenamento organizado destas imagens, bem como dos demais resultados de exames, em fichas e formulários apropriados.

Também a captura de imagens para o prontuário deve ser prática e rápida, sem tomar muito tempo da consulta, com envio diretamente do celular, por exemplo.

Ilustrações educativas

Ter à disposição no prontuário um atlas completo de ilustrações do corpo humano é de grande utilidade para ginecologistas e obstetras, auxiliando para explicar sobre a anatomia do sistema reprodutor e sobre as condições que podem estar acometendo a paciente. As ilustrações melhoram a comunicação e a compreensão entre médico e paciente, criando um diferencial no atendimento.

Total disponibilidade dos dados

Principalmente em relação a atendimentos de obstetrícia, é muito comum que ocorram emergências, de modo que o médico precisa ter os dados de suas pacientes sempre disponíveis para acesso, em qualquer circunstância e a qualquer momento. Portanto, uma das características mais importantes de um software para ginecologia e obstetrícia é garantir a mobilidade dos dados médicos, permitindo acesso fora do consultório, seja pela internet ou mesmo offline, em qualquer equipamento, seja no notebook, celular ou tablet.

Agenda eficiente

Com todos os acompanhamentos e consultas frequentes das pacientes atuais, bem como atendendo sempre a novas pacientes, a agenda médica de um especialista em G&O deve garantir eficiência e praticidade no agendamento, estando integrada ao software médico para centralizar todas as informações.

Isso inclui oferecer opções de confirmação automática de consultas, para diminuir o número de faltas e evitar espaços vazios na agenda, bem como possibilidade de agendamento online, facilitando para as pacientes marcarem consulta a qualquer momento e escolhendo os horários que melhor lhes servem.

...

Toda especialidade médica é única e possui diversas particularidades em sua prática médica. Para que você possa ter o máximo de eficiência e praticidade nos atendimentos, um software médico completo e dedicado para sua especialidade é indispensável. O HiDoctor® é o único software que vai além, sendo parte de uma plataforma médica que oferece todas as possibilidades.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!