Gostou do artigo? Compartilhe!

As 10 principais dúvidas sobre software médico

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Quando um médico opta por adquirir um software para seu consultório, surgem diversas dúvidas sobre uso e contratação do software que não são facilmente respondidas com uma simples pesquisa pela internet.

Veja as 10 principais dúvidas sobre software médico e conheça as informações essenciais para adquirir um software para seu consultório:

1. O que é um software médico?

É um programa com diversas funcionalidades desenvolvidas para facilitar o gerenciamento de clínicas e consultórios. Além do registro dos dados clínicos, o software médico oferece uma agenda para marcação de compromissos e pode disponibilizar ferramentas diversas para comunicação com paciente, controle financeiro, chat entre médico e secretária, enfim, um conjunto de soluções para todas as necessidades do ambiente médico.

2. Por que eu deveria utilizar um software médico?

Por 3 motivos principais: segurança – seus dados estão mais seguros digitalizados no computador porque você pode gerar cópias de segurança; organização – as informações inseridas seguirão sempre o mesmo padrão, tornando mais fácil localizar conteúdos específicos; e economia de tempo – as automatizações do software médico reduzem as tarefas repetitivas no consultório.

3. O que eu preciso para usar um software médico?

De forma resumida, você só precisa de um bom computador e, em alguns casos, de internet. Alguns softwares também podem ser utilizados pelo celular ou tablet, mas a verdadeira performance de um software está em seu uso via desktop ou notebook.

4. Preciso de treinamento para usar um software médico?

Ao adquirir um bom software médico, geralmente você recebe um treinamento por parte da empresa para saber operar o programa recém obtido. Em geral, os softwares são fáceis de operar, cabendo ao treinamento apenas a instrução das tarefas básicas para o médico conseguir usar o programa de imediato.

5. Quanto custa um software médico?

O valor do software médico costuma variar de acordo com o tamanho do consultório e número de usuários, as funcionalidades do programa, sua disponibilidade web/online/offline/via dispositivos móveis, a disponibilidade de suporte e, claro, a qualidade do software. A maioria absoluta dos softwares médicos hoje oferece um sistema de assinatura, no qual você paga enquanto utiliza o programa ou funcionalidades específicas dele. É importante fazer uma pesquisa de mercado, fugir dos softwares gratuitos e sempre testar o programa antes de adquiri-lo, quando houver esta opção.

6. O software médico é mais seguro do que o prontuário em papel?

Muito mais seguro porque oferece para você mais opções de segurança do que o prontuário em papel. Os programas podem oferecer backup automático da base de dados ou cópia na nuvem, mas a forma mais segura de manter seus dados protegidos é assegurar, você mesmo, a integridade de seus dados em backups físicos.

7. O que o software médico oferece exclusivamente?

Há certos benefícios que apenas um software médico pode oferecer para seu consultório: agendamento online, construção de formulários personalizados para sua especialidade, consulta a um atlas de anatomia do corpo humano, confirmação de consulta automatizada via SMS, geração de relatórios de atendimento e estatísticas de saúde, dentre muitos outros benefícios dependendo do software escolhido.

8. Quais são os riscos de utilizar um software médico?

É certo de que existem riscos ao utilizar um software médico. Em primeiro lugar, existem softwares incautos que não fornecem opções de backup. Há também o risco de a empresa responsável pelo software (principalmente startups com softwares online) fecharem as portas e você ficar na mão, sem ter como acessar seus dados. O melhor que você consegue fazer nesses casos é obter uma cópia dos seus dados e tentar encontrar um programa que faça a migração da base. Por isso é importante ter atenção à estrutura da empresa ao adquirir um software, já que uma ferramenta de trabalho como esta é um investimento de longo prazo.

9. E se eu não quiser mais pagar pelo software médico?

Em alguns casos, há o risco de você ficar sem acesso aos seus dados, isto porque a maioria dos softwares médicos disponíveis hoje funcionam no sistema de assinatura, no qual você paga para utilizar o programa. Poucos sistemas oferecem o acesso vitalício ao sistema: com o HiDoctor®, a cópia que você adquiriu é sua, você pode continuar a utilizar a versão básica mesmo se encerrar a assinatura.

10. Quem precisa de um software médico?

Em síntese, todos os médicos que têm a liberdade de escolher suas ferramentas de trabalho. Quer você trabalhe por conta própria, em sociedade ou com contrato, um software médico é capaz de automatizar e simplificar processos, trazendo benefícios múltiplos para seu consultório e seus pacientes.

...

Softwares médicos são ferramentas excepcionais para gerenciar seu consultório. Um software médico completo é aquele que oferece ferramentas de organização, segurança e praticidade que irão aprimorar a performance do seu consultório. Teste agora o HiDoctor® e conheça todos os benefícios que o software médico líder no país pode trazer para seu consultório.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!