Gostou do artigo? Compartilhe!

A armadilha do software médico gratuito

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Na área de saúde é fácil encontrar ofertas de "programas gratuitos para consultórios" que prometem fácil gerenciamento com zero investimento. Para médicos em início de carreira, independentes ou com pequenos consultórios, o software médico gratuito parece ser uma opção viável.

Muitos médicos céticos e prevenidos já caíram nesta armadilha do software médico gratuito. A maioria se frusta com a solução e precisa recorrer a um software de verdade para remediar os problemas que a opção grátis não foi capaz de resolver.

A Medicina é uma área muito específica, repleta de regulações e pormenores, por isso é necessária uma grande dose de planejamento e investimento para desenvolver um bom programa para médicos. Conheça os motivos pelos quais você NUNCA deverá utilizar um software médico gratuito.

1. Recursos limitados

Em geral, os softwares gratuitos são ferramentas simples, criados por equipes pequenas – às vezes desenvolvidos por uma única pessoa. Quanto maior o número de funções, mais pessoas devem estar envolvidas no processo. Por isso, é difícil acreditar que um software gratuito tenha todas as ferramentas de que seu consultório precisa, devidamente testadas e certificadas para uso.

2. Sem atualizações, sem melhorias

A manutenção de um software ao longo dos anos é um processo bastante custoso. É por isso que os sistemas gratuitos geralmente são bastante desatualizados em comparação com as opções pagas. Os softwares grátis geralmente são criados e "abandonados", sem posteriores correções ou melhorias.

Os usuários destes softwares não acompanham as evoluções tecnológicas nem as necessidades da Medicina e, assim, impedem a mudança e crescimento de seus consultórios, abrindo espaço para uma concorrência mais bem preparada.

3. Ausência de Suporte

No caso de falhas no software, o médico não tem a quem recorrer. Qualquer problema deverá ser solucionado pelo próprio usuário. Uma simples dúvida de utilização pode se tornar um grande obstáculo se não houver documentação organizada e atualizada nem um suporte técnico exclusivo.

4. Não oferecem garantias

Quais garantias você tem de que seus dados estarão seguros? Se o software deixar de existir amanhã, como você irá acessar seus dados? A empresa tem acesso às suas informações? Como você sabe se o software não está utilizando seus dados com finalidade comercial e de marketing, ou pior, vazando os dados de seus pacientes?

5. Como a empresa se mantém?

É importante questionar: se a empresa não cobra taxa fixa ou mensalidade pelo software, como ela se mantém? Há duas possibilidades: ou ela não monetiza – e por isso não se atualiza nem oferece nenhum serviço de suporte – ou a empresa está gerando renda com as suas informações.

Há relatos de softwares gratuitos[1] que leem o diagnóstico do paciente e imediatamente apresentam uma publicidade de medicamentos para a doença relatada. Além de ferir o princípio de privacidade médico-paciente, estes casos geram outros questionamentos, como o vazamento de informações pessoais, de contato e até mesmo bancárias.

...

Há uma razão para estes sistemas serem gratuitos. Esta razão pode ser a falta de atualização, de recursos, ausência de suporte, a isenção de garantias ou mesmo a coleta de suas informações para fins comerciais e de marketing. Um software médico gratuito nunca sai realmente de graça, por isso é importante procurar um software que lhe ofereça transparência nos benefícios e na cobrança.

[1] Artigo The hidden cost of free EMR systems, publicado por KevinMD: https://www.kevinmd.com/blog/2013/09/hidden-cost-free-emr-systems.html

 

Gostou do artigo? Compartilhe!