Gostou do artigo? Compartilhe!

Você sabe tudo que um software médico pode fazer?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Ao pensar na ideia de um software para o consultório médico ou clínica, o que se tem em mente é principalmente um prontuário eletrônico, e talvez uma agenda. Mas com todas as possibilidades da tecnologia atualmente, o conceito de software médico se expandiu muito, podendo ir muito além do básico 'prontuário + agenda'.

Um bom software pode - e deve - ser capaz de centralizar toda a gestão de seu consultório em um só lugar, facilitando as mais diversas rotinas envolvidas no dia a dia de um médico empreendedor, desde os atendimentos, à organização financeira, o marketing e o relacionamento com os pacientes.

Você sabe tudo que um software médico pode fazer?

Atendimento médico

As funcionalidades do software médico podem ir muito além, mas o foco principal continua sendo garantir que os médicos façam um atendimento de excelência, com eficiência, agilidade e praticidade, podendo registrar todos os dados necessários e com facilidades para realizar os diversos processos envolvidos no atendimento.

O atendimento médico feito com o uso de agenda e prontuário eletrônico se torna mais eficiente, sendo possível dar maior atenção ao paciente e assim garantir maior qualidade. Além disso, ocorre a centralização das informações do paciente, com enorme facilidade de acesso, sendo possível registrar e acessar anamneses, imagens, resultados de exames, prescrições, formulários, etc, todos em um só local, com uma visualização prática de toda a história médica do paciente que já foi registrada.

Não só quanto a registro de dados, mas também para formulação e emissão de prescrições, guias, atestados e etc, o software médico consegue automatizar grande parte do processo, diminuindo o risco de erros, padronizando os documentos e agilizando esta parte do atendimento.

Gestão do consultório

Na área de gestão, destaca-se a possibilidade de cuidar das finanças do consultório de modo integrado e automatizado, organizando entrada e saída de materiais, fluxo de caixa e ter acesso a estatísticas que permitam acompanhamento e planejamento dos processos do consultório.

Marketing

O marketing se torna cada vez mais essencial em um mercado progressivamente mais competitivo. Mas muitos médicos podem ficar perdidos inicialmente quanto às melhores estratégias de marketing, como montar um site na internet, etc. Um bom software médico traz integrado ferramentas para divulgação, como site médico já pronto e fácil de customizar e colocar seus conteúdos, integração com catálogos de divulgação online de alto alcance, blog para pulicação de artigos para os pacientes, ferramentas diferenciadas como agendamento online, entre outras possibilidades.

Acesso aos dados

A acessibilidade é uma das possibilidades que o software médico traz que agregam grande valor à prática médica. O uso de um software permite que o médico possa acessar os dados dos pacientes e do consultório em diferentes locais, seja em casa, no hospital ou mesmo durante uma viagem, através do tablet ou celular, em alguns casos garantindo esse acesso não só mediante a internet, mas até mesmo quando não houver conexão disponível.

Tamanha mobilidade e facilidade de acesso expande as possibilidades da medicina, bem como proporciona melhores condições de prestar atendimento aos pacientes em circunstâncias inesperadas.

Relacionamento com os pacientes

Todas estas possibilidades combinadas resultam em um consultório mais organizado, produtivo e eficiente, capaz de modificar o relacionamento médico-paciente, que se torna mais humanizado pela maior atenção que pode ser dada e mais integrado graças às tecnologias.

O HiDoctor® é um software médico completo para o seu consultório, que traz estas e muitas outras possibilidades. Conheça:

 

Gostou do artigo? Compartilhe!