Gostou do artigo? Compartilhe!

Como um software médico pode aumentar o lucro do consultório

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Dizer que a adoção de um software médico aumenta o lucro do consultório pode parecer contraditório. O primeiro pensamento que o médico tem são os gastos que o sistema irá demandar na licença e o investimento em computadores e na manutenção dos equipamentos.

Porém, não basta observar apenas os gastos que serão gerados: é necessário analisar também os benefícios que o software pode trazer para o consultório, pesando o quanto sua gestão será otimizada. Na comparação de custos versus benefícios, o que você irá perceber é que o software médico, além de trazer rapidamente o retorno de seu investimento, também pode aumentar significativamente os ganhos do consultório através das vantagens produtivas que proporciona.

Como um software médico pode aumentar o lucro do consultório

Veja as formas como o software médico pode beneficiar seu consultório:

Agilidade

A entrada de dados em um computador naturalmente é bem mais rápida do que a escrita em papel. Seja no momento de check-in do paciente, criando novos prontuários, ou no momento da consulta – anotando dados na anamnese, gerando prescrições, etc – o software agiliza as anotações. Isto otimiza o tempo tanto da consulta quanto do check-in, tornando a recepção mais eficiente e possibilitando que o tempo seja melhor dedicado ao paciente no atendimento.

Precisão e padronização

Softwares que oferecem recursos como bulário de medicamentos e CID 10 garantem mais precisão na inserção das informações no prontuário. Isto evita erros na anotação de diagnósticos e na prescrição de medicamentos. Além disso, o uso de softwares leva a uma padronização das informações: sempre que você consultar seus prontuários, saberá exatamente onde as informações estão localizadas.

Otimização da agenda

A agenda é a base da organização do consultório. Uma agenda bem organizada garante mais pacientes e um fluxo eficiente de atendimento. Isto inclui: (1) melhor gerenciamento de desistências e adiantamentos; (2) controle de tempo de espera de cada paciente; (3) melhor programação de horários para diferentes tipos de consulta, entre outras facilidades.

Diminuição das faltas

Realizar confirmação das consultas agendadas faz uma grande diferença na taxa de comparecimento dos pacientes, podendo diminuir em até 60% o número de faltas. Um software médico facilita o processo de confirmação, seja com maior controle dos pacientes contatados e visualização das consultas já confirmadas, seja através de ferramentas eficientes de confirmação, como envio de lembretes automáticos por email e envio de SMS.

Ferramentas de apoio

Alguns softwares vão além do básico e oferecem outros benefícios que valorizam ainda mais o consultório. Um site médico integrado ao software é algo essencial, garantindo sua presença na internet. Consultórios médicos que deixam o marketing digital de lado perdem grandes oportunidades. Pesquisas já mostram que a maioria dos pacientes fazem pesquisa online antes de uma consulta, buscando por informações e por profissionais com o melhor perfil para lhe atenderem.

Neste contexto, outra ferramenta que ganha cada vez mais espaço e pode potencializar os agendamentos do consultório é a possibilidade de marcação online de consultas. O agendamento online permite que o paciente possa marcar uma consulta a qualquer momento, qualquer dia da semana, sem depender do horário de funcionamento do consultório ou da secretária para informar os horários disponíveis.

Controle financeiro

Em qualquer tipo de negócio, o controle financeiro é uma premissa básica para otimização dos lucros. Manter as contas do consultório bem organizadas, com bom planejamento de gastos e previsão de ganhos é essencial para que se possa analisar onde existe margem para melhorias e assim aumentar a rentabilidade. Um controle financeiro integrado ao software médico torna esta tarefa mais simples e prática, automatizando parte do processo ao reunir informações de valores recebidos das consultas, por exemplo.

Juntos, estes e outros benefícios permitem que você ofereça aos seus pacientes um atendimento de ainda maior qualidade e eficiência. A otimização de tempo pode significar mais pacientes atendidos em um dia, ou se você tem problemas com atrasos, pode garantir uma rotina mais fluida e com atendimentos pontuais. Uma agenda bem organizada aumenta os comparecimentos e evitas janelas nos atendimentos. Novas tecnologias são essenciais para atrair novos pacientes.

O uso da tecnologia é um grande aliado para a organização e produtividade do consultório. Com os benefícios de um software médico, você irá diminuir gastos, otimizar processos e oferecer um atendimento ainda melhor. O HiDoctor® é um software médico completo para ajudá-lo nisto e assim aumentar sua rentabilidade! Conheça agora:

 

Gostou do artigo? Compartilhe!