Gostou do artigo? Compartilhe!

O uso das cores no ambiente médico

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Na hora de decorar o seu consultório médico, as possibilidades são infinitas, seja quanto a estilo, a materiais, cores, objetos, etc, como discutimos em nosso artigo com dicas de decoração para o consultório.

As cores merecem atenção especial, pois são capazes de influenciar o corpo a produzir hormônios e de provocar sensações diferentes. Devem então ser pensadas para além do gosto pessoal, considerando as necessidades do ambiente médico e optando por aquelas que ajudarão a criar determinadas sensações nos pacientes, como calma, tranquilidade, conforto, etc.

O uso das cores no ambiente médico

Quando os pacientes procuram assistência médica, normalmente se encontram debilitados e ansiosos com a situação, e as cores podem ser uma boa maneira de tentar fazer com que eles entrem para a consulta já mais relaxados.

Neste sentido, entendemos porque é tão comum a adoção de tons mais claros e cores neutras em ambientes médicos, como o branco, gelo e bege, neste caso principalmente por remeterem a limpeza e higiene.

O azul e o verde também são cores escolhidas com frequência para serem utilizadas em consultórios, pois transmitem calma, principalmente quando em tonalidades mais claras.

O branco é a 'escolha segura' para o consultório ou clínica, pois além do aspecto de limpeza condizente com ambiente da área de saúde, pode ser combinado com quaisquer outras cores nos detalhes do consultório.

Esta é também uma questão importante, a respeito de combinar e harmonizar cores diferentes, equilibrando cores quentes e frias. As tonalidades quentes, utilizadas como cor secundária, são importantes para manter os pacientes despertos e os funcionários em boa produção, tornando o local mais vivo e animado. Um espaço todo branco, por exemplo, se torna monótono, mas utilizando cores quentes em objetos de decoração ou em parte do mobiliário, já se consegue um outro efeito.

Mas o importante é não se prender apenas nas cores comuns para ser a tonalidade principal do consultório. Tons de pêssego, por exemplo, ou lilás, apesar de serem menos comuns, também encaixam bem no ambiente. O pêssego cria um estilo sofisticado combinado com a madeira, enquanto o lilás harmoniza muito bem com vasos de planta para decorar, e ainda assim mantendo boas sensações no ambiente. Mantendo a cor principal em tons mais claros, e utilizando as cores fortes e vibrantes apenas para detalhes, são infinitas as combinações que podem ser feitas sem pesar o ambiente.

A escolha das cores pode ainda se relacionar com sua especialidade, bem como os objetos, trazendo um diferencial para o consultório. Esta é uma tendência que tem sido observada com cada vez mais frequência, com consultórios e clínicas adotando estilos mais diferenciados que remetam a conceitos, seja da própria especialidade, ou mesmo da imagem que se pretenda passar, trabalhando a decoração e o design do ambiente como parte da identidade visual do consultório.

Um ambiente bem decorado, com cores bem escolhidas e detalhes bem planejados fazem uma grande diferença na experiência do paciente. O cuidado com o espaço físico é parte importante da imagem do consultório e deve assim receber a devida atenção e planejamento.

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades

 

Gostou do artigo? Compartilhe!