Gostou do artigo? Compartilhe!

Dicas de decoração para o consultório médico

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O design e a decoração de um consultório médico tem grande influência na imagem e sensação que será passada aos pacientes. As cores, móveis, materiais, iluminação e disposição dos objetos devem seguir um estilo que esteja em harmonia com sua especialidade e com o tipo de paciente que atende, levando também em consideração a sua personalidade e gosto pessoal.

Se você está montando seu consultório agora ou pretende reformá-lo, veja abaixo algumas dicas para ajudá-lo a fazer uma excelente decoração que conquiste seus pacientes. Primeiro daremos uma ideia geral do que é importante atentar nas diferentes áreas do consultório, depois discutiremos elementos específicos de decoração e como aplicá-los em cada área.

Dicas de decoração para o consultório médico

Recepção | Sala de espera

A recepção é um ambiente importante de observar, pois o espaço deve ao mesmo tempo ser atrativo e convidativo, sendo o primeiro contato do paciente com o consultório. Também deve ser funcional, permitindo que os processos de check-in e agendamentos ocorram de modo fluido, facilitando a rotina dos funcionários. É essencial focar no layout e na mobília de modo que otimizem o trabalho de sua equipe, garantindo uma maior produtividade.

Já na sala de espera o foco deve ser no conforto e nas distrações, tentando tornar a espera mais prazerosa possível e evitando ao máximo alguma insatisfação decorrente de possíveis atrasos no atendimento. Aqui, ter um bom espaço disponível é importante para evitar desconforto de pacientes muito próximos uns dos outros (situação que incomoda a todos) e mesmo evitar que falte lugar para que todos estejam acomodados. Não esqueça que além dos próprios pacientes, pode haver acompanhantes.

Consultório | Sala de exame

O ambiente do consultório deve passar seriedade e profissionalismo, sendo aconchegante para que o paciente se sinta mais à vontade. Este é o local onde seus gostos pessoais podem ter mais espaço, seja através de uma estante com livros favoritos, fotos de família ou objetos decorativos escolhidos por você. Quando o paciente percebe seu toque pessoal na decoração, isto gera uma maior aproximação, passando maior confiabilidade.

Já a sala de exame deve prezar pela ideia de limpeza e organização. Deve haver espaços específicos para armazenar quaisquer materiais e instrumentos que utilize e é essencial uma iluminação adequada.

Materiais

Decoração de consultório médico

No momento de decorar um ambiente, são muitas as opções de materiais, seja quanto a piso, mobília, cortinas ou paredes, e cada material escolhido terá diferentes efeitos na estética do consultório.

O uso de madeira é uma boa opção para conseguir um ambiente mais aconchegante e elegante, deixando os pacientes mais confortáveis e à vontade. Pode ser utilizada no balcão da recepção, em poltronas ou mesmo nas paredes, com um painel por exemplo, no qual é possível colocar a TV da sala de espera ou ter prateleiras para livros e objetos decorativos. A madeira traz um estilo mais clássico ao consultório, e é importante combinar o restante do ambiente de acordo, caso opte por utilizá-la.

Para as paredes, o papel de parede pode ser uma escolha interessante, dando um toque mais refinado e diferenciado aos ambientes, além de criar uma atmosfera mais residencial, consequentemente trazendo também a ideia de conforto. Pode ser ainda utilizado em apenas uma parede, combinado com pintura em cores mais neutras. Esta ideia vai muito bem para a sala de atendimento do consultório.

Para o piso são infinitas as opções, mas neste quesito é interessante pensar em um material que ofereça facilidade na limpeza, para que mesmo com o entrar e sair de pessoas o tempo todo, o consultório esteja sempre bem limpo. O porcelanato é um material que tem sido muito utilizado, combinando beleza e praticidade para a limpeza. Por ter acabamento mais brilhante, ajuda na iluminação do ambiente e pode dar a impressão de ampliar o espaço.

Na mobília, móveis em plástico ou acrílico são indicados para estilos mais modernos, enquanto consultórios mais clássicos ou refinados podem apostar na madeira e em assentos mais acolchoados, no couro ou mesmo em tecidos com estampas simples.

Cores

Decoração de consultório médico

De modo geral, para consultórios médicos é mais indicado o uso de cores mais sóbrias. Mas apostar em pequenos toques coloridos para acentuar o ambiente é uma boa ideia. O azul e verde claros são boas opções. Um consultório todo branco pode ficar monótono e parecer mais 'distante', sem criar uma sensação de conforto muito grande. Preferindo o uso de cores neutras, uma boa ideia é apostar nos tons de bege claro, que deixam o ambiente mais aconchegante e convidativo.

Cores muito fortes podem deixar os pacientes ansiosos e inquietos se utilizadas no ambiente todo, mas quando utilizadas em detalhes, como em objetos decorativos, quadros ou alguma mobília, trazem mais alegria ao ambiente.

É importante também estar atento à relação das cores com os materiais, escolhendo tons que harmonizem com a textura e estilo.

Objetos

Decoração de consultório médico

Sejam objetos decorativos ou funcionais, eles fazem também parte da decoração e devem estar em harmonia com os demais elementos. A mobília deve sempre manter um mesmo estilo, não apenas em cada ambiente isolado, mas nas diferentes salas do consultório. Quadros e pequenos objetos como vasos decorativos ou estatuetas são agradáveis e ainda oferecem uma distração aos pacientes. O uso de plantas é sempre indicado, neste caso sendo importante que alguém fique responsável por elas e as mantenham sempre limpas e bem cuidadas. Além de trazerem um toque de cor ao ambiente, passam também uma ideia de vitalidade.

É também nos objetos que você pode caracterizar melhor sua especialidade. Um consultório de pediatria, por exemplo, pode ter brinquedos não apenas na sala de espera, para uso das crianças, mas também como parte da própria decoração do consultório.

Layout

A disposição espacial de todos os elementos no ambiente é muito importante não só para o aspecto de organização, mas também para a funcionalidade. O posicionamento do balcão da recepção, a disposição dos assentos, o fluxo de entrada e saída de pacientes, tudo deve ser considerado para uma rotina otimizada e o melhor aproveitamento possível do espaço disponível.

Decoração de ambientes remete primeiramente à ideia da estética. Mas uma boa decoração deve ir muito além de ser simplesmente bonita, ela deve estar sempre atenta à funcionalidade e ser mais uma ferramenta a favor do sucesso e produtividade do consultório.

Para alcançar bons resultados, a ajuda de um profissional é de grande valia. Apesar de termos nosso gosto pessoal, um trabalho de decoração envolve muitos outros aspectos. É muito fácil por exemplo, quando queremos decorar um ambiente sozinhos, acabar por escolher elementos muito bons isoladamente, mas que combinados acabam não tendo o resultado esperado. A definição de um estilo a ser seguido é um dos primeiros passos e a partir dali o profissional poderá orientá-lo em todas as suas escolhas, mantendo sempre em mente o resultado final que se deseja alcançar.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!