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6 coisas que podem estar faltando em seu site

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Os sites de médicos frequentemente podem ser atrativos e educativos. Mas isso é realmente tudo o que você precisa para o site de seu consultório ou clínica estar completo?

Claro, todos os sites médicos vão ser diferentes. Alguns podem pedir um maior uso de fotos, enquanto outros são focados principalmente em mostrar o cuidado e atenção dedicados ao paciente. Cada site terá recursos diferentes de acordo com o branding do consultório, com o que você mais investe e do que os pacientes precisam.

Mas há algumas coisas que todos os sites médicos devem ter. Se você está sentindo falta de alguma dessas seis coisas, seu site não está completo.

Depoimentos

Oitenta e quatro por cento das pessoas confiam tanto em avaliações online quanto em recomendações pessoais de amigos. Na maioria dos casos, os depoimentos recebidos são perfeitamente éticos e ajudam a orientar os pacientes em potencial a fazer a escolha certa. É necessário apenas estar atento se qualquer destes depoimentos de pacientes não vem a infringir nenhuma regra de publicidade médica do CFM.

Mas antes de mais nada, para poder publicar depoimentos em seu site, é preciso primeiro obtê-los. Adote uma estratégia para a coleta de feedback dos pacientes. Você sempre pode distribuir cartões pedindo avaliações em determinadas plataformas, dar a oportunidade do paciente avaliar no próprio consultório no momento da saída, enviar e-mail fazendo o pedido após a consulta, entre outras opções.

Conteúdo focado no benefício

O conteúdo em todo o site deve sempre responder à pergunta: "O que há de benefício para mim?" Em outras palavras, por que um paciente deve escolher seu consultório ou clínica ao invés de um concorrente local? Você pode responder a essa pergunta através de imagens (veja mais no próximo tópico) e depoimentos. Mas há muitos equívocos sobre como transmitir isso através da escrita.

Quando um paciente clica em seu site, normalmente ele não está buscando informações sobre seus sintomas ou condição médica. Embora muitos sites médicos estejam voltados para a educação, os profissionais de marketing sabem que os pacientes em potencial provavelmente já fizeram algumas pesquisas preliminares e responderão mais a um conteúdo orientado aos benefícios de agendar a consulta com o médico em questão.

O que você tem para oferecer ao paciente (além de seus conhecimentos específicos) que outros consultórios não têm? Mantenha o foco nos benefícios que você tem a oferecer e no paciente ao elaborar os textos de seu site, redigindo-os de modo a se dirigir diretamente a quem lê, com bom uso da palavra "você", por exemplo, buscando criar uma aproximação e construir confiança.

Imagens de alta qualidade

As imagens são uma parte frequentemente negligenciada em sites médicos, apesar de ser o que mais chama atenção, e portanto a primeira coisa que as pessoas notam! Às vezes, os médicos podem se tornar tão focados em fornecer conteúdo de qualidade em um site, que acabam ignorando as fotos.

Mas a fotografia é importante. É interessante disponibilizar fotos do consultório para que os pacientes conheçam o espaço, bem como ter uma boa foto sua. Estas fotos devem estar em áreas específicas do site que falem sobre o consultório e sobre você.

No restante do site, junto aos conteúdos educativos ou gerais sobre seus serviços, use fotos com as quais os pacientes em potencial possam se identificar, fotos que representem seu público-alvo em situações confortáveis e confiantes. É importante que estas imagens tenham boa resolução e qualidade geral. Fotos borradas e fotos excessivamente gráficas (especialmente sem qualquer aviso) não devem ser usadas.

Informações para atrair referências médicas

Outros médicos podem consultar seu site para se decidirem sobre referi-lo a pacientes que eles precisem encaminhar para um especialista de sua área. O conteúdo em seu site fornece as informações que estes médicos buscariam sobre seus serviços, qualidade de atendimento e nível de especialização? Pode ser uma boa ideia criar uma seção específica no site voltada para médicos. É um acréscimo simples que pode fazer muita diferença no volume de pacientes.

No entanto, a maioria dos médicos não tem uma boa estratégia para atrair referências médicas. É necessário construir relacionamentos com médicos de sua região, fazendo networking em eventos, indicando também pacientes a eles, entre outras atitudes que façam com que eles saibam que você existe e comecem a conhecer seu trabalho.

On-page SEO

"On-page" SEO (Search Engine Optimization = Otimização para mecanismos de busca) refere-se a todas as ações que você pode tomar em seu site para aumentar a visibilidade dele nos sites de busca. Muitas pessoas pensam em on-page SEO como otimização de palavras-chave, escolhendo as principais e utilizando-as em todo o seu conteúdo para que o Google reconheça sobre o que é seu site.

Mas é muito mais que isso. As palavras-chave são importantes em seu conteúdo, mas você também precisa atentar para os aspectos ocultos, usando tags de título e otimizando imagens, por exemplo. Na montagem e manutenção de seu site, você deve considerar contratar um especialista, que poderá ajudar também com essas etapas de otimização para os buscadores. Tenha em mente que este trabalho pode levar de 6 meses a um ano para apresentar resultados.

Alguma chamada para ação, ou call-to-action (CTA)

Um paciente em potencial está considerando seus serviços e chegou ao seu site. Que ação você gostaria que ele tomasse? Isso deve estar extremamente claro para um paciente que visita o site.

Você gostaria que eles ligassem para o seu número? Mantenha esse número no topo de cada página e torne-o fácil de encontrar. Você quer que os pacientes agendem uma consulta? Repita essa frase exata em botões de call-to-action em todo o site e facilite o processo oferecendo agendamento online ou levando para um formulário de contato. Estes são apenas alguns exemplos. Defina qual sua prioridade para quando os pacientes o encontrarem e dê destaque a isto no site.

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Seu site médico é seu cartão de visitas para quem procura por um especialista online. Ofereça uma boa apresentação visual, conteúdo interessante, otimize para que seja facilmente encontrado e incentive os pacientes a entrarem em contato com você. Com certeza com uma boa estratégia para seu site, você verá o crescimento no número de pacientes e assim alcançará maior sucesso.

 

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