Por que é necessário adotar o Marketing Médico?
No mercado competitivo de hoje em dia, os profissionais de saúde têm percebido cada vez mais que o sucesso de seus consultórios não está diretamente vinculado a um bom desempenho clínico. Sem dúvida, o bom conhecimento técnico é necessário para a manutenção de pacientes, mas ele é claramente insuficiente para atingir este fim. O tratamento médico em si é apenas uma parte do processo de conquista e fidelização de pacientes.
Não se pode ignorar aspectos como um dedicado atendimento do profissional e da sua secretária, um bom atendimento telefônico, uma sala de recepção agradável e relaxante, a preocupação e empatia com o medo e ansiedade do paciente, etc. Tudo isso faz parte do Marketing Médico e tem um papel mais importante do que muitas vezes nos damos conta no dia a dia.
O paciente pode não saber observar se o desempenho clínico de seu médico é satisfatório, mas consegue avaliar se está sendo bem atendido ou não. Estes mecanismos passam por aspectos subjetivos, voltados à imagem que o consultório passa ao paciente.
Assim, uma estratégia de marketing, quando bem elaborada e implementada, traz inúmeras vantagens ao profissional, desde o aumento da base de pacientes até, é claro, o retorno financeiro.
E como então adotar o Marketing Médico?
Quando se fala em Marketing Médico, a tendência é pensar primeiro na divulgação do consultório, com a criação de website, redes sociais, anúncios, etc. O Marketing também engloba a parte da divulgação, mas vai além. Até por que, como já abordamos em outros artigos, a recomendação feita por pacientes ainda é uma das mais eficientes formas de conquistar novos clientes.
Assim, o Marketing Médico está principalmente ligado à imagem do consultório, para que essa imagem então sirva como principal atrativo na hora de fazer qualquer tipo de divulgação, em quaisquer canais que seja.
A imagem do consultório, por conseguinte, é construída com base nas atitudes tomadas, ou seja, o serviço prestado de forma geral, incluindo diversos aspectos que vão da decoração à gentileza no contato com o paciente.
O paciente preocupado com qualidade paga por um serviço baseado na confiabilidade, de modo que o médico deve se preocupar em proporcionar as condições para obter essa confiança, mostrando-lhe interesse e atenção e sempre buscando facilitar sua vida.
Neste sentido, é importante atentar para algumas questões que incorporam enorme valor para a imagem do consultório e a satisfação do paciente:
- Baixo tempo de espera.
- Ouvir o paciente e buscar sanar todas as dúvidas, demonstrando empatia.
- Clareza e educação na comunicação por parte de toda a equipe.
- Conforto e tranquilidade no ambiente do consultório.
- Facilidade em contactar o consultório, seja atendendo prontamente o telefone ou oferecendo diferentes meios de contato, como email, agenda online, contato no site, etc.
- Construção de uma relação, possibilitando ao paciente manter contato com o consultório, seja acompanhando notícias no site ou blog do médico, seguindo nas redes sociais ou recebendo informações úteis por email.
A adoção de estratégias voltadas ao Marketing Médico possibilita que o atendimento prestado aos pacientes seja cada vez melhor, conseguindo não apenas fidelizá-los, mas tornando-os divulgadores do seu consultório. Esteja atento às possibilidades e faça um planejamento do que pode ser feito em seu consultório para alcançar cada vez mais crescimento.