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Como os pacientes escolhem seus médicos?

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Encontrar um médico online nunca foi tão fácil. Sites e aplicativos mobile oferecem aos pacientes a capacidade de descobrir os convênios atendidos pelos médicos, qual sua formação acadêmica, quais os locais de atendimento, entre outras informações.

Mas quais são os principais fatores que os pacientes consideram para escolher um médico? E quais meios eles utilizam para fazer esta busca?

Como os pacientes escolhem seus médicos?

Em uma pesquisa realizada pelo site U.S. News¹, perguntados sobre qual recurso eles mais usavam para buscar por um médico, 30% dos pacientes afirmou fazer uma busca online. Aqueles que pedem indicação a amigos ainda são a maioria, contabilizando 36%. Em terceiro lugar os pacientes recorrem às listagens de seus convênios médicos (24%). Outras opções de resposta eram: perguntar a um colega de trabalho (5%), procurar nas páginas amarelas (2%) e usar as redes sociais (4%).

O fator indicado como mais importante ao considerar um médico foi se ele atende ao convênio do paciente (20%), seguido por recomendações boca-a-boca (16%), mas a maioria das opções apresentadas ficaram bem equilibradas:

Fatores mais importantes na escolha de um médico

Em outro estudo, publicado online no periódico JAMA², o foco era descobrir como os pacientes escolhem especificamente por cirurgiões. Neste caso, os resultados foram um pouco diferentes.

Embora 50% dos entrevistados tenham pesquisado online por um restaurante, apenas 7% tinham procurado por um cirurgião. Isto pode tanto ser pelo fato da idade média dos entrevistados ser de 50 anos (um público que ainda recorre menos à internet do que a faixa dos 20-40 anos), como também por uma cirurgia ser uma situação que demanda maior confiança no médico do que simplesmente uma consulta, de modo que indicações diretas trariam maior segurança para o paciente do que uma busca online.

Os fatores identificados como mais importantes ao selecionar um cirurgião foram:

  • Aceita meu convênio (51% declarou isso como preferência)
  • Referência do meu médico atual (44% afirmaram isso como preferência)
  • Reputação do médico (38%)
  • Reputação do hospital (28%)
  • Localização do consultório (17%)
  • Recomendação da família ou amigo (10%)
  • Avaliações em websites (7%)

No geral, pode-se perceber que o uso da internet como fonte de busca por médicos tem ganhado espaço cada vez maior, principalmente para consultas de rotina e em grupos mais jovens. A tendência é que este número continue crescendo.

Por outro lado, fatores tradicionais como o convênio atendido, referência de outro médico, recomendação da família ou amigos, entre outros, permanecem mais importantes no momento da escolha. Em ambas as pesquisas apenas 7% indicou as avaliações online como fator importante.

O estudo do JAMA indica que uma possível causa para isso pode ser que ainda existam poucas referências e avaliações completas de médicos online, de modo que quanto mais informação esteja disponível com o tempo, este fator passaria a ter mais peso na decisão dos pacientes.

Em conclusão, observamos que a presença digital dos médicos é de fato algo que pode influenciar na escolha dos pacientes, ganhando a cada dia um peso maior. Não sabe como estabelecer sua presença online? Confira a série de posts que fizemos:

 

  1. U.S. News. Poll: How Do You Choose a Doctor?, 2014.
  2. Medscape. How Do Patients Choose a Surgeon?, 2017.

 

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