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[Série] Presença digital: como começar a cuidar da sua imagem online

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No post anterior desta série especial, nós discutimos a importância de você possuir e fazer manutenção da sua imagem online. Também já mencionamos os principais canais que você deverá atentar.

Neste capítulo, vamos dar um passo à frente e definir qual será sua estratégia para divulgar seu consultório online.

Ao contrário do que possa parecer, construir sua imagem online não é dispendioso nem irá exigir muito conhecimento técnico, mas você deverá investir tempo de qualidade para tomar as decisões iniciais.

Como criar sua presença digital

Após consolidar sua presença online, você poderá fazer pequenos investimentos diários ou semanais para a manutenção.

Importante lembrar que as determinações do CFM para publicidade médica restringem os recursos de divulgação de seu consultório, portanto sua atuação em sites e redes sociais deverá ser, primariamente, informativa e educativa.

Para o médico que ainda não pensou em sua imagem online, esse é o principal ponto a cobrir: informar e educar o paciente; portanto, a primeira dica que daremos a você é:

Procure pensar como seu público-alvo.

Ao pensar como seu público-alvo, você será capaz de responder à pergunta: o que meus pacientes estão procurando?

Quem é meu público-alvo?

Para saber em quem focar as estratégias do seu negócio, você deve saber quem é seu público-alvo. Isso tornará sua divulgação mais adequada e garantirá que seus esforços chegarão às pessoas certas.

Dependendo do seu público-alvo, você deverá atentar para canais específicos, para uma linguagem determinada, para um gênero ou idade específica.

Neste caso, quanto mais detalhes melhor. Comece pensando na média dos pacientes que você atende: qual a faixa etária predominante? Você atende mais a mulheres ou homens? De qual faixa de renda? Quais são os hábitos dessas pessoas?

Partindo desses dados básicos, você tem informações para montar uma estratégia relacionada à sua especialidade e base de clientes.

Por exemplo:

  • Pacientes jovens têm grande possibilidade de fazerem uma busca por médico em redes sociais. Eles também irão procurar por facilidade na marcação de compromisso (irão optar por agendamento online em vez da ligação tradicional).
  • Pacientes mais maduros vão precisar confiar em você antes de marcar uma consulta. Informações como experiência e atuação são importantes, disponibilizar textos próprios sobre doenças e tratamentos é uma maneira de conquistá-los.
Público alvo
  • Pacientes que procuram um atendimento acessível provavelmente irão procurar pela informação do valor da consulta. Se você não quiser apresentar essa informação, deixe o número do telefone em evidência.
  • Pacientes com maior poder aquisitivo provavelmente gostarão de conhecer as instalações do consultório antes de marcar a consulta. Divulgue fotos do seu consultório.
  • Consultórios em regiões afastadas podem informar se possuem vaga para carros ou então o estacionamento mais próximo.
  • Consultórios em regiões centrais podem informar os pontos de transporte público e táxi mais próximos.

Outra importante informação do público-alvo está relacionada à sua especialidade:

  • Um médico pediatra deve direcionar suas mensagens às mães, principalmente.
  • Um especialista em Medicina Esportiva pode fazer campanhas relacionadas a práticas desportivas e compartilhar informações dessa área.
  • Já um médico geriatra deve prezar por informações e cuidados dos idosos.
  • Médicos de especialidades que têm grande fluxo de atendimento diário devem estar presente em diversos canais, facilitando a localização por diferentes pacientes.

E assim por diante.

Agora que você já sabe quem é seu público-alvo e já tem material para pensar na sua estratégia, poderá ir pensando no que seus pacientes estão buscando quando procuram por um médico.

No próximo post da série, iremos apresentar as formas de ser encontrado online por potenciais pacientes, apresentando os principais canais online que você deverá atentar.

 

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