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Descubra os indicadores de desempenho importantes que seu consultório deve monitorar

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Embora os dados possam ser úteis, às vezes é difícil saber exatamente quais dados seu consultório deve monitorar. Os pontos de dados específicos são frequentemente chamados de indicadores-chave de desempenho (KPIs, do inglês Key Performance Indicators).

Mas o que são KPIs? Por definição, KPIs são métricas que estão diretamente alinhadas com seus objetivos de negócios e rastreá-los permite medir o sucesso de seus esforços atuais para atingir seus objetivos.

Analisar os dados de KPI irá ajudá-lo a obter uma melhor compreensão do estado atual de seu consultório, identificar eventuais problemas e oportunidades, e orientar decisões futuras. Os KPIs podem ajudá-lo a se concentrar na melhoria contínua, garantindo que as atividades de seu consultório estejam vinculadas às suas estratégias gerais. Eles também podem ajudar a garantir que a equipe tenha um objetivo comum e compartilhe de sua realização.

Quais indicadores de desempenho seu consultório deve monitorar?

Você deve começar observando seus objetivos em quatro áreas principais – KPIs financeiros, KPIs de pacientes, KPIs de serviços e KPIs de funcionários. Depois de identificar seus objetivos nessas áreas, você precisará determinar como medir seu sucesso em alcançá-los.

O software médico certo pode fazer grande parte do trabalho por você, com ferramentas de relatórios e análises. O HiDoctor®, por exemplo, é uma plataforma completa, e oferece funcionalidades para que você acompanhe o desempenho de seu consultório!

Abaixo estão alguns exemplos de KPIs específicos a serem considerados para as áreas-chave mencionadas acima:

KPIs financeiros

  • Receita por categoria de cobrança
  • Receita média por consulta
  • Receita por tipo de consulta / procedimento
  • Receita por convênio

KPIs de pacientes

  • Número de compromissos
  • Número de pacientes novos vs. pacientes estabelecidos
  • Número de pacientes que realizam procedimentos
  • Tempo médio de espera
  • Taxa de retenção de pacientes

KPIs de serviços

  • Número de novos pacientes encaminhados por outros médicos
  • Número de novos pacientes encaminhados por serviços de internet
  • Número de novos pacientes encaminhados por pacientes existentes
  • Número de cancelamentos dentro de 24 horas da consulta agendada
  • Número mensal de faltas (horários ociosos)

KPIs de funcionários

  • Satisfação do paciente
  • Tempo para atendimento do paciente
  • Total de pacientes atendidos por hora
  • Conversão de consultas em procedimento

Crie uma programação de indicadores de desempenho

Agora que você sabe quais são seus objetivos, você deve criar um cronograma para executar e revisar relatórios de KPIs.

Como você deseja revisar o progresso ao longo do tempo, não quer que seus períodos de revisão sejam muito próximos. Por exemplo, isso não é algo que você precisa fazer todos os dias.

A frequência de suas revisões de KPIs dependerá muito do tamanho de seu consultório e do volume de pacientes. Se você tem um consultório maior com grande volume de pacientes, por exemplo, pode querer fazer isso semanalmente. No entanto, se você tiver um consultório menor, com um baixo volume de pacientes, talvez seja necessário fazer isso apenas uma vez por mês.

Quanto mais tempo você rastreia os KPIs, melhor equipado você estará para rastrear o progresso, as falhas, as tendências e muito mais.

Em situações em que você está obtendo sucesso, você saberá que deve continuar fazendo o que já faz. Quando você encontrar falhas ou problemas contínuos, isso mostrará que mais mudanças ou modificações no processo são necessárias para evoluir nessas áreas.

Assim, com o acompanhamento contínuo de dados e o foco nos objetivos, você poderá se planejar para manter o consultório em crescimento e em busca de objetivos cada vez maiores.


Conte com o software médico para ajudá-lo a conhecer seu consultório, acompanhando relatórios e estatísticas de modo prático, além de ter as melhores ferramentas para que todos os processos sejam otimizados.

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