Gostou do artigo? Compartilhe!

4 recursos que um software para a gestão do seu consultório precisa ter

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O sistema para gestão que seu consultório ou clínica usa é um dos programas de software mais importantes e influentes que você usará, juntamente com seu sistema de prontuário eletrônico. Escolher o sistema de gestão correto pode agilizar e facilitar seu controle financeiro, o agendamento de pacientes e os fluxos de trabalho, de modo a otimizar a gestão, obter melhores resultados e inclusive aumentar a receita.

Existem centenas (talvez até milhares) de sistemas para gestão de consultório e clínicas para escolher hoje, projetados para tudo, desde para vastos sistemas hospitalares com milhares de provedores de saúde, quanto para pequenos consultórios individuais. Saber quais recursos você precisa pode ajudá-lo a refinar sua pesquisa para encontrar o software certo.

Veja 4 recursos que são indispensáveis para um consultório médico:

Agendamento completo e prático

O agendamento dos pacientes é a etapa mais crítica em seus processos de gerenciamento do consultório. Criar uma programação eficiente e organizada que permita atender mais pacientes em um dia, sem comprometer a qualidade do atendimento, traz uma receita adicional para o consultório. Isso se torna possível quando os fluxos de trabalho, desde a recepção até à consulta, são ágeis e eficientes; com as ferramentas certas reduz-se o tempo que seria gasto com tarefas repetitivas de inserção de dados, geração de documentos, etc.

A parte financeira também tem ganhos quando você utiliza ferramentas para envio automático de lembretes e para confirmação fácil das consultas do dia, reduzindo o número de faltas no consultório e eliminando os espaços ociosos na agenda.

O software de gestão para consultórios que oferece agendamento online integrado pode fornecer mais conveniência para sua equipe e seus pacientes, reduzindo o tempo gasto no agendamento de consultas por telefone e atraindo novos pacientes para agendarem suas primeiras consultas quando encontrarem seu site na internet.

Integração com o software médico

Outro recurso extremamente importante é a total e perfeita integração do sistema de gestão para consultórios com seu sistema de prontuário eletrônico. Na verdade, para maximizar a eficiência, o ideal é a centralização de todas as ferramentas, clínicas e de gestão, em um único software. Um software médico completo com todas essas ferramentas funcionando integradas facilita a rotina do médico e da equipe, que não precisam mudar de um sistema para outro diversas vezes ao longo do dia para usar as diferentes ferramentas, diminuindo muito também o risco de erros no registro de dados e eliminando a necessidade de registro duplicado de certas informações.

Controle financeiro fácil e com estatísticas

Um bom controle financeiro é a base para manter seu consultório viável e lucrativo. Além disso, as estatísticas provenientes dos dados financeiros do consultório são a melhor maneira de analisar o desempenho e avaliar aquilo que vai bem e o que pode melhorar. Quando a ferramenta de controle financeiro é integrada ao software médico, o lançamento de dados se torna muito prático, registrando as receitas diretamente a partir dos compromissos da agenda, por exemplo, ou das guias cadastradas no prontuário do paciente.

A geração automática de gráficos e estatísticas com base nos lançamentos de receitas e despesas é indispensável, e irá informar, por exemplo, sobre procedimentos e convênios mais lucrativos, aumento ou queda no número de atendimentos mensais, entre muitos outros dados.

Disponibilidade dos dados para acesso online e offline

Um recurso que você pode não estar realmente prestando atenção durante sua avaliação de sistemas de gestão para consultórios é como você acessa o sistema, mas isso é algo muito crítico e precisa ser considerado. Para o médico que quer total independência para sua prática médica e também valoriza a mobilidade, a escolha certa é a de um software híbrido, que garanta todas as possibilidades de acesso e a total disponibilidade dos dados.

Com um sistema que funciona tanto online quanto offline, você tem a melhor performance para o uso diário no consultório, acessando o sistema offline instalado em seu computador, sem depender da disponibilidade ou velocidade da internet. E você também tem a facilidade e mobilidade de acessar os dados online quando não estiver no consultório, inclusive acessando através do celular ou tablet. Isso, claro, mantendo sempre as informações sincronizadas entre seus equipamentos, tanto naqueles em que o software está instalado, quanto naqueles em que o acesso é feito na nuvem.

Um software híbrido é a única forma de ter total garantia de nunca ficar sem acesso aos seus dados, independente da circunstância, do local em que está ou do equipamento que tem em mãos.

...

Esses quatro recursos podem melhorar significativamente a eficiência e a agilidade dos fluxos de trabalho do consultório e do atendimento aos pacientes, garantindo produtividade e resultados, e uma excelente gestão do consultório médico.

Invista em um software médico completo, que centralize e integre todas as ferramentas necessárias para sua prática médica e para a gestão, e obtenha todos os benefícios que a tecnologia pode oferecer para descomplicar sua rotina.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!