O que fazer quando sua agenda ficar vazia
Não é incomum consultórios médicos com muitos horários livres. Na verdade, até que sua clientela seja formada, é provável que você tenha muita disponibilidade na agenda após abrir seu consultório.
Muitos médicos relatam um alto índice de ociosidade em seus consultórios nos primeiros anos de prática. Com as atuais restrições feitas à publicidade médica, outras estratégias se tornam necessárias para fidelizar e ampliar sua base de pacientes, especialmente em momentos de crise.
Adapte sua agenda
Se os horários que você está oferecendo não estão sendo preenchidos, é possível que uma mudança no período de atendimento possa trazer melhores resultados. Muitos pacientes procuram agendar uma consulta no horário de almoço ou então logo antes/depois do expediente. Quando ligarem para agendar um horário, instrua a secretária a perguntar "Qual seria o melhor horário?" ou "Qual parte do dia é melhor para você?" e em pouco tempo você terá uma perspectiva de quais horários estendidos estão sendo mais procurados.
Faça acompanhamento
O acompanhamento não precisa necessariamente ser um convite de retorno ao consultório. Uma forma ativa de acompanhar o paciente é entrar em contato um período após a consulta (por exemplo, um mês) e procurar saber como ele/ela está respondendo ao tratamento e como foi a experiência geral de atendimento e recepção. Se o paciente possuir dúvidas ou estiver respondendo mal ao tratamento, você pode sugerir um breve retorno ao consultório. Além disso, você ganhará muito com o feedback de seu paciente, podendo elaborar mudanças pontuais para melhorar a impressão que os pacientes têm de seu consultório.
Se credencie a um novo plano de saúde
Apesar das frequentes queixas sobre glosas, burocracia e lentidão nos repasses, para muitos médicos, os planos de saúde são as principais fontes de renda do consultório, afinal, atender a diferentes planos de saúde é uma maneira bastante eficiente de ampliar sua clientela e obter mais visibilidade.
O primeiro passo para se credenciar é entrar em contato com o plano ao qual você deseja se vincular para obter detalhes. É muito provável que você tenha que fornecer uma série de documentos para realizar o credenciamento, mas não se preocupe, pois geralmente são solicitados documentos básicos e aqueles que você precisou para abrir o consultório.
Crie seu perfil em catálogos online
Outra opção importante para ampliar sua visibilidade é cadastrar-se em catálogos médicos online. Nestas plataformas você pode informar diversos detalhes da sua formação e especialidade e oferecer formas de contato, seja por telefone, email ou agendamento online. Quanto mais facilitada for a forma de marcar uma consulta, maior a probabilidade de seu consultório ser escolhido pelos pacientes.
Tenha sempre um cartão de visita em mãos
Por mais que o considerem antiquado, o cartão de visitas é a forma mais simples de resumir suas atribuições para disponibilizar a alguém. A importância está principalmente no ato de entregá-lo às pessoas que você conhecer. Estamos tratando aqui daquelas relações espontâneas que surgem entre o médico e o potencial paciente. Ao travar uma conversa com alguém no elevador do prédio, na academia, salão, loja, etc, tenha sempre em mãos seu cartão de visita para oferecer. Um detalhe interessante é disponibilizar também o link do agendamento online, para facilitar a marcação de consulta.
Faça networking
Uma rede de contatos vai além da troca de informações e experiências, pois forma relacionamentos que podem se transformar em indicações, contratações e mesmo parcerias profisssionais. Importante salientar que o networking pode não trazer resultados a tão curto prazo, mas é essencial que estas relações sejam cultivadas para render bons frutos no futuro. Participar de eventos, realizar parcerias e se manter conectado é uma boa forma de alimentar seu networking.
Sempre confirme as consultas
Confirmar a consulta é uma forma de reforçar a importância do cumprimento do horário marcado, além de passar uma ideia de profissionalismo e seriedade, componentes importantes para que seu consultório seja recomendado pelos pacientes. Existem várias formas de confirmar compromissos da agenda: você pode ligar, enviar emails ou então SMS para lembrar o paciente da consulta. O ideal é fazer a confirmação um dia antes ou então no dia da consulta.
A agenda vazia é uma preocupação de muitos médicos, porém, há diversos artifícios aos quais você pode recorrer para evitar a ociosidade da agenda.