Gostou do artigo? Compartilhe!

Vale a pena atender convênios?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Não é novidade que a busca por médicos que atendam convênios é grande. Muitos pacientes possuem planos de saúde e costumam fugir das consultas particulares, que na grande maioria dos casos saem bem mais caras do que as consultas através de convênios. Mas se por um lado há grande volume de pacientes buscando consultas por convênio, o retorno financeiro destas consultas é bem baixo.

Vale a pena atender convênios?

A pergunta se vale a pena ou não trabalhar com convênios médicos não tem resposta certa. Existem prós e contras, e para alguns médicos as vantagens podem compensar, enquanto para outros não.

Prós

Uma das vantagens de trabalhar com convênio é que o próprio catálogo do convênio funciona como publicidade para o consultório. Se você está começando seu consultório agora e ainda não tem uma base de pacientes, esta pode ser uma boa forma de conseguir novos pacientes e começar a criar sua reputação. Além de que as pessoas que vierem por lhe acharem na lista do convênio, gostando de seu atendimento, poderão lhe indicar a conhecidos para que também se consultem com você. Certamente o trabalho com convênios traz um volume bem maior de pacientes para um consultório ainda pouco conhecido do que se oferecesse apenas atendimento particular.

Inicialmente, é sempre importante tentar conseguir um número alto de novos pacientes para que possa começar a fidelizar a maior parte possível deles. Uma vez que seus pacientes estejam fidelizados, ainda que talvez você decida parar com o atendimento a convênios, é provável que eles continuarão se consultando com você.

Contras

Por um outro lado, se o atendimento a convênios traz um grande número de pacientes, ao mesmo tempo isso significa que não é possível dedicar tanto tempo e atenção quanto seria ideal a cada um deles.

Como os valores pagos por consulta pelos convênios são muito baixos, para que o médico consiga alcançar o mínimo de rendimentos para manter o consultório funcionando e ter uma renda própria, ele tem que atender um número grande de pacientes, o que implica consultas rápidas, de 15 minutos ou menos.

Além dos valores baixos repassados aos médicos, não é incomum atrasos no repasse de pagamentos. Também a burocracia exigida pelos convênios é enorme, no envio de documentos sobre pedidos de exames, procedimentos, etc.

Não há dúvidas de que um cenário ideal seria um consultório cheio, dedicando um tempo bom a cada consulta e todos os pacientes pagando particular. Este cenário não é impossível, mas para que se chegue a ele, pode ser necessário o trabalho com convênios para criar uma base de pacientes fidelizados.

Com estas vantagens e desvantagens apresentadas em mente, analise sua situação atual e os objetivos que deseja alcançar para avaliar o quanto valeria a pena ou não para você atender convênios em seu consultório.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!