Gostou do artigo? Compartilhe!

Começo de ano: hora de organizar suas contas

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Mais um ano começando e este é o momento ideal para dar uma pausa, refletir sobre o último ano e traçar novas metas. Vivemos tempos difíceis economicamente, e é necessário um bom planejamento e controle financeiro para o ano para garantir bons rendimentos.

Veja abaixo no que é importante estar atento para manter a saúde financeira do consultório:

Começo de ano: hora de organizar suas contas

Planejamento

Quais os gastos que você antecipa que terá esse ano? Existe alguma reforma pendente? Equipamentos que precisem ser renovados ou adquiridos? Quais cursos ou conferências pretende atender para aumentar sua qualificação? Todos estes são exemplos de gastos que podem ser antecipados e devem ser planejados para que a realização não prejudique os ganhos que tem. Comece uma reserva para estes investimentos que deseja realizar durante o ano, assim não será necessário tirar dinheiro que deveria ser para outras despesas de última hora.

Pendências financeiras

Financiamentos, cartões parcelados, empréstimos, muitas vezes são coisas inevitáveis. Mas na medida do possível, o ideal é quitar quaisquer pendências financeiras. Aos poucos estas pendências vão se acumulando e podem chegar no ponto onde o ganho mensal vai em grande parte apenas para cobrir gastos de coisas que foram adquiridas meses atrás. Se todas as pendências forem quitadas, boa parte do dinheiro que era destinado a elas pode passar a ser guardado e aplicado, garantindo que da próxima vez que um investimento maior seja necessário, haverá uma reserva que cubra o investimento sem necessidade de parcelamentos.

Atenção com o imposto

Imposto pode ser algo complicado e chato de fazer, sem saber o que e como declarar. O ideal é ter um contabilista que faça todos os cálculos para você, evitando assim que haja problemas e até mesmo que acabe pagando mais do que deveria. Às vezes você pode ter direito à restituição e não sabia, perdendo este dinheiro. Você sabia, por exemplo, que médicos se enquadram no Simples Nacional, se beneficiando de redução e simplificação dos tributos? Procure entender um pouco mais sobre tributação, contrate um bom profissional para lhe ajudar e esteja atento aos prazos. Isto poderá lhe salvar um bom dinheiro.

Fluxo de caixa

O controle de entradas e saídas de caixa da empresa é essencial para que se tenha controle de para onde o dinheiro está indo. Sabendo a quantia e a origem de cada despesa ou receita permite que um balanço seja feito a cada mês para que se busque otimizar o fluxo de caixa, vendo as despesas que podem diminuir e buscando margem para que se aumente a receita. Faça sempre pesquisas antes de realizar qualquer compra, busque os melhores custo-benefício. Pequenas economias somadas podem fazer uma grande diferença.

Controle das finanças pessoais

Tome muito cuidado para não misturar as finanças pessoais com as do consultório. Ao fim de cada mês você deve separar do lucro alcançado aquilo que é sua renda destinada aos gastos pessoais e o que é renda destinada ao consultório, para manter em caixa e investir para necessidades futuras. Tenha contas separadas a atente aos seus gastos pessoais para que não excedam aquilo que ganhou. Gastos excessivos podem levar ao uso da reserva do consultório para cobrir despesas pessoais, desorganizando as contas e prejudicando o crescimento de seu consultório.

Busca por rentabilidade

Forma ideal de organizar as contas e ter dinheiro para investir no consultório? Aumentando sua rentabilidade! Com mais dinheiro em caixa você fica mais tranquilo para realizar seus planejamentos e para tomar decisões. Mas como aumentar os rendimentos? É necessário investir em marketing e divulgação, buscando sempre conquistar novos pacientes. Otimizar os processos do consultório é outro fator importante para que os novos pacientes sejam fidelizados e recomendem o consultório, além de aumentar a produtividade.

Também é indispensável manter os valores de consulta e procedimentos atualizados. Os gastos do consultório aumentam periodicamente, conforme sobem os preços dos mais diversos serviços e materiais no mercado, e o valor da sua consulta deve acompanhar para que não tenha sua renda diminuída. Refaça periodicamente o cálculo de quanto custa sua consulta e atualize os valores de acordo com a necessidade.

Organização é o ponto-chave para a saúde financeira do consultório. Dedique um tempo para analisar como está a situação, considere nossas dicas e se planeje para obter o máximo de sucesso neste ano que começa.

Se ainda não utiliza um software médico em seu consultório, ou não obtem os resultados esperados com seu software atual, conheça o HiDoctor. O software médico que garante agilidade e praticidade para que seu dia a dia seja ainda mais produtivo!

 

Gostou do artigo? Compartilhe!