Gostou do artigo? Compartilhe!

Como aproveitar ao máximo as conferências médicas

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Simpósios médicos, conferências de especialidades e workshops de desenvolvimento profissional são ótimas oportunidades para interagir com colegas, ouvir ideias inovadoras e recarregar as paixões profissionais. Esses eventos também podem ser cognitivamente avassaladores. Claro, você vai se inspirar para fazer melhorias em seu consultório, mas pode ser difícil manter essas aspirações quando você voltar à rotina diária.

O site Physicians Practice perguntou a médicos “viciados em conferências” como eles aproveitam ao máximo o tempo nesses eventos, incluindo dicas sobre como manter essas melhores práticas em mente e até colocá-las em ação.

Antes da conferência

Muito antes de embarcar no avião, decida o que você e sua equipe da clínica ou consultório esperam aprender com o evento específico, sugere Owen Dahl, consultor de gerenciamento de consultórios em The Woodlands, Texas, e um palestrante frequente em conferências sobre gerenciamento de consultórios médicos. “O planejamento precisa começar antes da conferência, tanto sobre quais são as grandes necessidades organizacionais e também os objetivos do indivíduo”, diz ele. “Vá com a expectativa de identificar duas ou três coisas importantes que podem ser trazidas de volta.”

Para os que estão participando de uma conferência pela primeira vez, a experiência da conferência pode induzir uma sobrecarga de informações, diz KrisEmily McCrory, especialista em medicina da família em Schenectady, Nova York. “Veja a programação e planeje seus dias com antecedência”, ela recomenda. “Você não pode participar de tudo, portanto, identifique as sessões que se relacionam especificamente aos seus interesses no consultório ou ofereçam ideias sobre como melhorar seus processos.”

Estude a programação da conferência e identifique uma sessão para ser seu “Plano B”, caso a sessão principal pretendida já esteja lotada, seja cancelada ou não ofereça as informações que você esperava. Mas não se sinta pressionado a maratonar de uma sessão para a outra. Na maioria dos casos, é contraproducente participar de muitas sessões por dia. “Você pode acabar com um alto grau de sobrecarga cognitiva e, paradoxalmente, reter muito pouco”, aconselha Saroj Misra, chefe de medicina de família do Hospital St. John Macomb-Oakland, em Warren, Michigan, e um veterano do circuito de conferências.

Durante a conferência

É o seu dinheiro sendo gasto na conferência, então maximize sua participação concentrando-se em seus objetivos educacionais e aproveitando a oportunidade para fazer perguntas aos palestrantes, diz McCrory. “Para cada sessão da qual participe, anote um ou dois itens de ação que você pode levar para casa. Tente não mudar todo o seu consultório com base em uma única sessão, mas use as principais ideias para fazer alterações menores e mais fáceis de gerenciar. Veja se os apresentadores estão dispostos a compartilhar informações de contato – geralmente eles estarão disponíveis para responder a perguntas por e-mail depois que você tiver tempo para digerir o material.”

O conteúdo de uma sessão não é o que você esperava? Não é pecado se levantar e mudar para outra sessão, para maximizar seu tempo passando para a sessão do “Plano B”.

Você estará cansado no final de cada dia, mas não fique tentado a ignorar as oportunidades de networking oferecidas à noite. É uma ótima maneira de trocar ideias com outros participantes em um ambiente informal (lembre-se de manter seu crachá), e geralmente há aperitivos para comer enquanto você se mistura.

Quase todas as conferências têm presença nas mídias sociais, então colha essas ferramentas de mídia social, acrescenta McCrory. “Não subestime o poder de conexão das mídias sociais. Se você não possui uma conta no Twitter, considere criar uma e usá-la para a conferência. Você encontrará outros participantes com quem você pode se conectar virtualmente e na vida real e será informado de reuniões improvisadas ou informais que podem não estar dentro do cronograma”. Não é ruim garantir que seu perfil do LinkedIn esteja atualizado, pois algumas pessoas gostam de enviar convites enquanto conversam com você no telefone. E mesmo nos dias atuais, a distribuição de cartões de visita à moda antiga continua sendo uma ótima maneira de conectar-se mais tarde.

Após a conferência

Depois de desfazer a mala, é fácil que as inspirações da conferência desapareçam. Lembre-se de revisar as anotações que realizou e as ideias trocadas e compartilhe-as com outras pessoas em sua clínica ou consultório. A maioria dos palestrantes oferece materiais para download sobre suas apresentações, mas nem todas as conferências mantêm esses recursos disponíveis para sempre – faça o download do que você deseja manter dentro de aproximadamente uma semana após a conferência.

“Traduzir o que você aprendeu no que você faz exige prática”, observa Misra. “Mudanças pequenas e focadas são mais fáceis. Tente escolher uma ou duas coisas que deseja mudar sobre a maneira como você atua no seu consultório e na sua prática médica. Em seguida, tente envolver outras pessoas de sua equipe. Pode ser uma alteração no atendimento médico ou no fluxo de trabalho. Lembre-se, você deve ser capaz de explicar sucintamente o que acha que deve ser mudado e por quê. Se você tem uma reunião semanal da equipe, este pode ser um excelente lugar para introduzir essas ideias.”

Instituir mudanças em seu consultório significa estabelecer um plano de metas e considerar todas as áreas que podem ser afetadas. “Defina uma meta de conquista, como de três a seis meses para obter os benefícios de uma mudança”, sugere Dahl. “Etapas pequenas e incrementais, em vez de uma abordagem complexa, podem ser o melhor caminho a percorrer. O fator chave é o que faz sentido e, em seguida, o que é possível alcançar.”

 

...

 

Gostou do artigo? Compartilhe!