Gostou do artigo? Compartilhe!

Podcast de medicina - descubra opções interessantes para escutar agora

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Os podcasts surgiram já faz bastante tempo, e sempre tiveram muito sucesso nos Estados Unidos e em outros países. No Brasil, eles passaram bons anos sem receber muita atenção, mas atualmente cada vez mais pessoas tem aderido a este modelo de consumo de conteúdo e incorporado os podcasts à sua rotina. Segundo pesquisa feita pela plataforma Deezer, o consumo de podcasts no Brasil cresceu 67% em 2019[1].

Para os médicos em sua rotina corrida, os podcasts são uma ótima oportunidade para consumir conteúdo interessante sobre sua área e interesses específicos sem precisar dedicar um tempo exclusivo para isso. Por exemplo, para se inteirar das últimas pesquisas científicas lendo notícias, o médico precisa parar em algum momento do dia para se dedicar a essa leitura. Já se ele opta por ouvir um podcast, pode fazê-lo enquanto dirige para o trabalho e de volta para casa, na academia, enquanto prepara um lanche ou o jantar, ou até mesmo tomando banho. O tempo que já precisa ser gasto com alguma atividade pode ser aproveitado também para a informação e aprendizado, tornando-o muito mais produtivo.

E como fazer para ouvir podcasts?

Existem várias formas, e cada podcast pode estar disponível para acesso de diferentes maneiras. Muitos estão disponíveis no app de música Spotify, muitos também no Soundcloud e no Deezer. Também é possível utilizar aplicativos específicos de podcast para buscar por aqueles que deseja escutar, assiná-los e ouvi-los no app. Nos aparelhos iPhone, por exemplo, a própria Apple tem o app “Podcasts”, e para Android o app “Podcast Addict” é muito bem recomendado para essa finalidade. Procurando na loja de aplicativos de seu smartphone existem várias opções de apps para gerenciar e acompanhar os podcasts que desejar.

Os podcasts geralmente também ficam disponíveis nos próprios sites referentes a cada um, e através do site você também obtém informações sobre todos os locais onde o podcast está disponível para ser ouvido.

Quais podcasts ouvir?

Agora que já sabe como ouvir, você provavelmente gostaria de indicações de alguns bons podcasts voltados para médicos, então separamos uma lista com os mais populares atualmente para você conferir.

HiDoctor® Curtas

O HiDoctor® Curtas é um canal de comunicação da Centralx® com os usuários do software médico HiDoctor®, oferecendo dicas de uso do HiDoctor® em episódios curtos. Para aqueles que não são usuário dos software o podcast também pode ser interessante, oferecendo informações gerais sobre software médico e tecnologia na área de saúde.

» Ouça o HiDoctor® Curtas no Spotify ou Apple Podcasts ou ainda Google Podcasts.

News.med.br

O podcast do News.med.br é a melhor opção para se manter atualizado sobre as últimas notícias da área de saúde publicadas nos principais periódicos médicos do mundo. Semanalmente você acompanha em poucos minutos o resumo das notícias publicadas na semana anterior no site news.med.br.

» Ouça o podcast do News.med.br no Anchor, no Spotify ou no Google Podcasts.

MedCast

O MedCast é um dos podcasts mais antigos sobre medicina do Brasil e o mais acessado atualmente, sendo feito por dois médicos e professores universitários. O podcast aborda diversos temas relacionados à medicina e à carreira médica de modo geral, incluindo ética, temas clínicos, desenvolvimento da carreira, entrevistas com médicos de referência, inteligência financeira, etc.

» Ouça o MedCast no Spotify ou MedCast no Soundcloud

Medicina em debate

Esse podcast discute temas que relacionam medicina, saúde, política e opinião, explorando discussões a respeito da área médica e a saúde em nossa sociedade. Alguns episódios, a título de exemplo, discutem sobre a doação de órgãos no Brasil, a saúde das pessoas em situação de rua, saúde e mudanças climáticas, etc.

» Visite a página do podcast Medicina em Debate

Ausculta Cast

O Ausculta Cast é um podcast bem diversificado sobre medicina, discutindo sobre revisões clínicas, entrevistas, artigos científicos, relatos de casos, informações sobre eventos da área de saúde, etc.

» Ouça o Ausculta Cast no Spotify

TED Talks Saúde e TED Talks Ciência e Medicina

As palestras do TED Talks são famosas no mundo inteiro, e nos apps de podcasts é possível achar os podcasts TED Talks Saúde e o TED Talks Ciência e Medicina que compilam áudios de palestras, eventos e conferências do TED sobre os temas.

» Faça a busca no Apple Podcasts ou no seu app de podcasts no Android

Fronteiras da Ciência

Esse podcast trata sobre temas gerais da ciência, incluindo tanto medicina quanto assuntos mais diversos. É produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem vasto número de episódios, chegando quase a 400. Outras universidades também têm começado a produzir podcasts, então vale a pena pesquisar nos sites das universidades para descobri-los.

» Visite a página do podcast Fronteiras da Ciência

Jornal da USP no Ar: Medicina

O podcast da USP sobre medicina é outro exemplo de produção de podcasts pelas universidades. Aqui são abordadas novidades em pesquisas científicas e informações sobre condições médicas, contando com a participação de médicos e pesquisadores nos debates.

» Visite a página do podcast Jornal da USP no Ar: Medicina

Neurocast | Handcast | Podcast SBD

Algumas sociedades brasileiras, como a de neurocirurgia, a de cirurgia da mão e a de diabetes, têm lançado seus próprios podcasts também para discutir diversos temas relacionados a cada instituição. Essas três sociedades lançaram o Neurocast, o Handcast e o Podcast SBD, respectivamente, que são excelentes opções para especialistas de cada área. Procure o site da sociedade de sua especialidade para saber se eles também oferecem podcasts.

» Visite a página do Neurocast
» Visite a página do Handcast
» Ouça o Podcast SBD no Soundcloud

15 Minutos em Emergência | PQU Podcast

O 15 Minutos em Emergência e o PQU são exemplos de podcasts voltados para especialidades médicas específicas, o primeiro voltado para a medicina de emergência e o outro para psiquiatria. Com foco mais específico, podcasts como esses permitem ir mais a fundo nos assuntos dessas especialidades médicas.

» Visite a página do podcast 15 Minutos em Emergência
» Visite a página do PQU Podcast

...

Pronto para incluir os podcasts na sua rotina e se manter sempre informado sobre os últimos temas sendo discutidos na medicina? Escolha sua forma preferida para ouvir, assine os podcasts que achar interessantes e aproveite!

...

Referências

[1] Consumo de podcasts no Brasil cresce 67% em 2019, aponta pesquisa, disponível em https://www.tecmundo.com.br/internet/146951-consumo-podcasts-brasil-cresce-67-2019-aponta-pesquisa.htm.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!