Gostou do artigo? Compartilhe!

Como são armazenados os dados dos pacientes no software médico?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

É dever dos médicos registrar e armazenar devidamente os dados de saúde de todos os pacientes. Quando se utiliza um software médico no consultório, pode haver a dúvida por parte do médico de como esses dados são de fato armazenados e como a segurança deles é garantida, tanto para que terceiros não tenham acesso, quanto para que a integridade dos dados seja preservada.

Cada sistema médico pode ter especificidades sobre a maneira como os dados são armazenados, mas por padrão eles estarão salvos em seu computador, no qual possui o sistema instalado, e/ou salvos em um servidor online, que nada mais é que um grande computador que armazena os dados na nuvem, que pode pertencer à empresa desenvolvedora do software ou a uma empresa terceirizada para este serviço.

Para o médico, é importante atentar a esta questão no momento de escolher o software para o consultório, pois ela influencia diretamente em sua prática médica.

Qual a melhor forma de armazenar os dados médicos?

A melhor alternativa para o armazenamento de dados é tê-los salvos tanto localmente no computador quanto na nuvem, pois dessa forma você tem a posse real dos seus dados, estão sob seu controle, em seu equipamento, e também tem a segurança e os benefícios de possuir uma cópia deles online. Isso é possível utilizando um software médico híbrido, que funcione tanto offline, instalado no computador, quanto online, mantendo os dados sincronizados.

A posse dos dados é importante pois ela garante sua independência na prática médica. Quando os dados estão armazenados exclusivamente na nuvem, você depende de vários fatores para que possa acessá-los e seguir com sua rotina, como uma boa conexão com a internet e o devido funcionamento do sistema online e dos servidores que armazenam os dados. Se houver uma falha do seu provedor de internet, por exemplo, ou o servidor do sistema médico sair do ar, você fica impossibilitado de acessar seus dados.

Por outro lado, quando os dados estão sob seu controle, armazenados em seu computador, você não depende de terceiros para que possa acessá-los e realizar seus atendimentos, eles estão sempre disponíveis. Manter o computador funcionando depende muito mais de você mesmo, cuidando dele e fazendo manutenção e atualizações periódicas, e enquanto ele funcionar devidamente, você sempre terá seus dados disponíveis.

Já a questão de armazenar uma cópia dos dados em nuvem garante que você tenha total disponibilidade no acesso aos dados também fora do consultório, sempre que precisar e em qualquer circunstância. Assim, se você está em casa pode acessar seus dados pela interface web do software em seu notebook, bem como pode conferir a agenda e prontuários em seu tablet ou celular quando estiver na rua, por exemplo, basta estar conectado à internet.

A cópia dos dados é também uma importante forma de backup. Se ocorrer qualquer problema com seu computador do consultório, os dados armazenados nele não serão perdidos, uma vez que também estão salvos na nuvem.

Quem tem acesso aos dados médicos armazenados?

Os dados que ficam armazenados localmente em seu computador são acessíveis somente pelo software, mediante utilização de senha que o médico configura, de modo que só ele acessa as informações, ou apenas pessoas para as quais ele der permissão. Os arquivos que são salvos no computador referentes ao que é registrado no software contêm dados criptografados que não podem ser lidos diretamente.

Já os dados que ficam armazenados na nuvem, a empresa desenvolvedora do software também passa a tê-los, bem como a empresa que seja responsável pelo servidor onde os dados estão armazenados. Por isso, é importante escolher trabalhar com uma empresa que, além de ter tradição e ser confiável, tenha tecnologias e servidores próprios, de modo que os dados fiquem apenas com você e com a empresa desenvolvedora do software, sem nenhum terceiro envolvido.

Outras facilidades dos dados sincronizados

Quando o software médico possui a tecnologia de sincronia multiponto dos dados, isso significa que eles podem não apenas ser acessados em diversos equipamentos diferentes, mas também que o acesso pode ocorrer tanto online quanto offline.

O médico pode instalar o software para uso offline em quantos computadores desejar, no consultório, em casa, no hospital, etc. Com essa tecnologia, sempre que uma alteração nos dados é feita em qualquer computador, realiza-se a sincronia para enviar essa informação ao servidor online, e ao fazer a sincronia nos demais computadores eles recebem as alterações que foram realizadas.

Quando o sistema web é acessado, ele tem sempre os dados atualizados da última sincronia realizada, e os novos dados que forem alterados serão salvos diretamente no servidor. Depois, ao realizar a sincronia nos computadores com o software instalado eles irão receber também essas alterações feitas online.

Ainda uma outra facilidade que a sincronia multiponto pode oferecer é o acesso offline também por equipamentos móveis, através de aplicativo. O app pode ser instalado no celular ou tablet, ser sincronizado com o servidor online, e então salvar os dados médicos no próprio equipamento, permitindo que você tenha acesso aos dados na palma de sua mão mesmo se estiver sem conexão com a internet.

...

O armazenamento dos dados médicos localmente e online, simultaneamente, oferece ao médico as melhores vantagens, garantindo todas as possibilidades para o acesso e também a segurança e integridade dos dados. A melhor solução, assim, é o uso de um software que funciona offline e online, com tecnologia de sincronia multiponto de dados.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório, com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!