Gostou do artigo? Compartilhe!

Aplicativos médicos #02: recomendações de apps para impulsionar sua produtividade

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A Medicina é uma área ricamente beneficiada pelas tecnologias, tendo uma crescente oferta de aplicativos que procuram atender às necessidades médicas. Nesta série de posts, procuramos recomendar aplicativos práticos que podem simplificar seu dia a dia e aprimorar suas habilidades médicas:

Apps Médicos
Eye Care Plus

Eye Care Plus – testes e treinos para a visão

Categoria: Ferramenta

Plataforma: Android

Valor: Gratuito

Idioma: Inglês

O Eye Care Plus é um app para a área de Oftalmologia que oferece exames rápidos e exercícios de treino para a visão. Com uma interface limpa e intuitiva, ajuda a identificar disfunções visuais como miopia, astigmatismo, daltonismo, etc.

São diversos exames interativos e exercícios lúdicos para treinar a visão e educar sobre as condições da saúde dos olhos. O Eye Care Plus é um aplicativo voltado para os pacientes: os oftalmologistas podem indicar o app para seus pacientes fazerem o acompanhamento e monitoramento da própria visão.

Eye Care Plus

A empresa Health Care 4 Mobile disponibiliza gratuitamente 8 aplicativos para a plataforma Android: 7 organizados de acordo com a patologia específica e o aplicativo Eye Care Plus, que reúne todos os exames e exercícios de treino em um único aplicativo.

Este aplicativo está disponível apenas em inglês.

Disponível para Android
Guia de Exames

Guia de exames

Categoria: Consulta

Plataforma: Android e iOS

Valor: Gratuito

Idioma: Português

Aplicativo de referência básica sobre exames – destinado a médicos, estudantes de medicina, profissionais de saúde e ao público em geral.

Guia de Exames

O app oferece informações de mais de 300 exames organizado por categorias (Bioquímica, Hematologia, Microbiologia, Parasitologia e Imunologia). Além do material e método de coleta, o app informa também os valores padrões, a indicação para o exame e possíveis patologias referentes a resultados alterados.

O app possui versão gratuita com publicidade, mas é possível pagar para remover as propagandas. A atualização do conteúdo é feita gratuitamente.

Disponível para Android Disponível para iOS
Acidentes: animais peçonhentos

Acidentes: animais peçonhetos

Categoria: Consulta

Plataforma: Android

Valor: Gratuito

Idioma: Português

Um aplicativo que todos médicos que atendem em unidades de emergência deveriam possuir em seus celulares ou tablets – principalmente em regiões do Brasil onde o clima tropical favorece a proliferação de animais peçonhentos.

Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde do Pará (SESPA), este aplicativo oferece orientações para o atendimento adequado e imediato às vítimas de acidentes com animais peçonhentos, como cobras, escorpiões, aranhas e outras espécies.

Acidentes: animais peçonhentos

Este manual de rotinas completo pode ser utilizado mesmo offline, pois sua base de dados é baixada para o celular, ocupando menos de 4MB.

Disponível para Android
Gostou do artigo? Compartilhe!