Gostou do artigo? Compartilhe!

Telemedicina - tudo que você precisa saber

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A capa da edição de 1925 da revista Science and Technology apresentou uma ilustração de um médico diagnosticando um paciente remotamente "pelo rádio".

Isso certamente poderia ser descrito como um prenúncio da era que vivemos atualmente, onde novas tecnologias e opções de tratamento permitem que alguns pacientes tenham acesso a atendimento médico a partir de locais remotos ou mesmo no conforto de suas próprias casas.

A telemedicina é definida pela American Telemedicine Association como:

O uso de informações médicas trocadas de um lugar para outro por meio de comunicações eletrônicas para melhorar o estado de saúde do paciente.

Se nos Estados Unidos a telemedicina já é uma realidade há vários anos, no Brasil apenas agora ela tem começado a ganhar espaço e a fazer parte da prática médica em hospitais, clínicas e consultórios.

A pandemia de COVID-19 já reformulou o atendimento ambulatorial e continua a desafiar a experiência dos cuidados médicos. Ela tem sido um acelerador, bem como um catalisador, para mudanças positivas, forçando as organizações de saúde a acelerarem a adoção de tecnologias que promovam um melhor acesso aos cuidados e expandam as possibilidades para o atendimento médico.

Em nenhum lugar o impacto da COVID-19 é mais evidente do que na adoção da telemedicina e a realização de atendimentos virtuais. De muitas maneiras, a pandemia foi um evento revolucionário para a telemedicina. Com o acesso ao atendimento médico impedido por preocupações válidas de disseminação da infecção entre as equipes de cuidadores e pacientes em risco, o acesso virtual ao atendimento rapidamente se tornou amplamente adotado.

No Brasil, em março de 2020, o CFM liberou o uso da telemedicina em caráter excepcional, tendo em vista a segurança de médicos e pacientes e a manutenção dos atendimentos e acompanhamentos médicos que se fazem indispensáveis.

Embora a telemedicina seja uma ferramenta tecnológica poderosa que expande significativamente a definição de “ponto de atendimento”, muitas organizações de saúde estavam mal equipadas para acomodar a mudança dramática em seus ecossistemas clínicos tradicionais. Muitos médicos, apesar de meses de ‘prática’, continuam a lutar para integrar a tecnologia aos fluxos de trabalho pré-pandêmicos, e muitos ainda nem fizeram uso da nova possibilidade.

É nesse contexto, de ainda muitas dúvidas sobre essa tecnologia, mas também de necessidade de compreendê-la para oferecer aos pacientes o melhor atendimento, que oferecemos a você este eBook com tudo que precisa saber sobre a telemedicina, suas ramificações, sua regulamentação no Brasil, as vantagens que ela oferece, como realizar teleconsultas, as ferramentas que podem ajudá-lo, e mais.

Baixe o eBook gratuito clicando abaixo e confira!

...

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!