Gostou do artigo? Compartilhe!

Sistema médico em nuvem: como aproveitar os benefícios da nuvem na prática médica

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A computação em nuvem, ou simplesmente a “nuvem”, ganha cada vez mais espaço na prática médica. Ela consiste basicamente no fornecimento de serviços de computação, incluindo servidores, armazenamento, softwares, bancos de dados, entre outros, através da internet (a “nuvem”). Dessa forma, você tem acesso a programas, arquivos e serviços pela internet, sem precisar instalar programas ou armazenar dados em seu computador.

A nuvem tem muitas vantagens a oferecer, mas claro que também apresenta algumas desvantagens, de modo que é necessário analisar ambos os lados para saber como fazer o melhor uso da nuvem em seu consultório médico.

Devo usar um sistema médico em nuvem?

A resposta dessa pergunta é tanto sim, quanto não. Você deve sim optar por um sistema médico para seu consultório que ofereça a possibilidade da nuvem, para garantir que você tenha acesso aos seus dados com praticidade sempre que precisar, mesmo fora do consultório. Porém, você não deve escolher um sistema médico web only, ou seja, que funciona exclusivamente na nuvem.

Isso porque, como foi citado anteriormente, a cloud (como também é chamada a nuvem no termo em inglês) possui suas desvantagens e limitações que podem prejudicar seu uso do software médico.

A seguir você confere as vantagens da nuvem e também os riscos de um sistema médico online que funcione apenas na internet.

Vantagens da nuvem

Entre as vantagens dos sistemas que funcionam na nuvem, destaca-se a mobilidade, uma vez que esses sistemas podem ser acessados a partir de qualquer equipamento que possua uma conexão com a internet, não ficando atrelados a um equipamento e um local específicos. Isso garante praticidade para acessar os dados onde você estiver.

Outra vantagem é a segurança extra, por possuir uma cópia dos dados utilizados no sistema em um servidor online, de modo que caso ocorra uma perda de dados em seu computador, os dados não serão perdidos.

A nuvem ainda garante agilidade para quando precisar consultar dados rapidamente, acessando o sistema até mesmo através do celular.

Riscos da nuvem

O principal risco da nuvem é a perda de acesso, uma vez que o sistema é totalmente dependente de diversos fatores para que funcione perfeitamente:

  • A nuvem depende de uma conexão ativa e estável com a internet
  • A nuvem depende que o sistema a ser acessado esteja no ar e funcionando adequadamente
  • A nuvem depende que os servidores utilizados pelo sistema estejam online e funcionando adequadamente

Estruturas em cascata, como é o caso dos sistemas baseados exclusivamente na nuvem, oferecem riscos pois se qualquer uma das partes que compõem a estrutura parar de funcionar, o seu acesso ao sistema não é possível. Isso é preocupante pois a maioria, senão todas essas partes, dependem de terceiros para que funcionem corretamente e a todo momento.

Quando ocorre alguma falha, está totalmente fora de seu controle resolver a situação, e você fica então sem acesso ao sistema e a todos os seus dados que estão nele. Uma simples falha de seu provedor de internet, que o deixe offline, já impossibilita o uso do sistema na nuvem.

Como melhor aproveitar a nuvem na prática médica?

A nuvem pode ser excelente para a prática médica, mas quando utilizada em um sistema híbrido, com total disponibilidade dos dados. Um sistema híbrido é aquele que funciona instalado no computador, garantindo acesso offline ao software e a melhor performance para o uso diário, mas que também pode ser acessado pela internet em qualquer dispositivo. Isso é possível pois em um sistema híbrido você tem a posse dos dados, que estão salvos em seu computador para usar a qualquer momento, e esses dados também são sincronizados com a nuvem, permitindo acessá-los da mesma forma que você faria em um sistema web only.

A grande vantagem do software médico híbrido é que você nunca fica sem acesso ao sistema e aos seus dados, independente da circunstância. Você tem total independência, não estando sujeito a parar seu atendimento aos pacientes porque uma falha de terceiros interrompeu seu acesso ao sistema.

...

A nuvem pode ser uma grande aliada, mas desde que não seja sua única opção. Um sistema médico na nuvem e que também funcione offline, instalado no computador do consultório, garante a centralidade dos dados, dando ao médico plena posse deles e colocando-os como centro das tecnologias, todas elas focadas em permitir o acesso a eles de diferentes formas.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório, com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!