Gostou do artigo? Compartilhe!

Enviando arquivos para o software médico através do celular

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Nos últimos anos os celulares se tornaram ferramentas cada vez mais poderosas, auxiliando não apenas em diversas tarefas pessoais, mas também nas tarefas profissionais. Para os médicos, a evolução dos celulares facilitou muito para que pudessem estar sempre disponíveis para seus pacientes, podendo utilizar desta ferramenta para realizar atendimentos e consultar dados, por exemplo, sempre que necessário.

Uma utilização em especial do celular na rotina da prática médica traz grande praticidade para os atendimentos: a possibilidade de enviar arquivos capturados ou recebidos no celular diretamente para o software médico utilizado no computador. Isso permite que o médico receba resultados de exames enviados pelo paciente através do Whatsapp, por exemplo, ou fotografe os resultados apresentados impressos na consulta, e os envie de modo prático para o software, para serem devidamente anexados à ficha do paciente. Se os dados precisassem ser digitados manualmente no prontuário, a tarefa tomaria muito tempo da consulta e poderia ocasionar em vários resultados não sendo efetivamente registrados no histórico.

O HiDoctor® permite que você faça o envio de arquivos para o software através do app HiDoctor® Mobile e da funcionalidade MiniPACS. Veja como:

HiDoctor® Mobile + MiniPACS

Com o aplicativo HiDoctor® Mobile você acessa a ficha de seus pacientes no celular, independente de estar ou não conectado à internet. Já o MiniPACS é um serviço que pode ser adicionado à assinatura do HiDoctor® que permite anexar arquivos dos mais diversos formatos ao software, como PDFs, documentos do Word, planilhas, imagens, áudios, vídeos, etc.

Para garantir praticidade aos médicos, o MiniPACS foi recentemente incorporado ao HiDoctor® Mobile para que o envio de arquivos possa ser feito pelo celular. No app, a barra na parte inferior apresenta a opção do MiniPACS, através da qual pode-se acessar a câmera do celular para capturar imagens na hora, acessar a galeria de imagens para anexar fotos salvas e também acessar os arquivos salvos no celular, para envio de PDFs, áudios, etc.

Opções do envio

Após selecionar um arquivo para enviar através do MiniPACS, ele será carregado e você deverá definir uma descrição para ele, bem como selecionar se será enviado em seu tamanho original ou se prefere compactá-lo para algum dos tamanhos sugeridos pelo aplicativo. Após realizar estas escolhas, basta clicar em “Enviar”.

Online e offline

Após fazer o envio do arquivo, duas situações podem ocorrer. Se seu celular estiver conectado à internet, o arquivo é imediatamente enviado para o seu banco de dados online, podendo ser visualizado na hora no HiDoctor® NET e no HiDoctor® desktop após realizar a sincronia. Caso seu celular esteja offline, o arquivo enviado fica em uma fila de espera e o envio ocorrerá assim que o aplicativo for acessado havendo uma conexão com a internet.

Após o envio, os arquivos aparecem no software na ficha do MiniPACS no prontuário do paciente, onde ficam armazenados e podem ser abertos para visualização. Também é possível baixar os arquivos para o computador, bem como excluí-los.

BÔNUS: anamneses, prescrições e consultas

Além do envio de arquivos, o HiDoctor® Mobile também permite que você crie anamneses, prescrições e textos de consultas pelo celular, que podem então ser enviados para a ficha do paciente no HiDoctor® da mesma forma que os arquivos são enviados.

...

No HiDoctor® você tem flexibilidade para utilizar a plataforma da maneira que for mais conveniente para você, através de todos os seus aplicativos e sistemas integrados.

Quer acompanhar todas as dicas sobre a utilização do HiDoctor® no dia a dia do seu consultório? Curta nossa página "HiDoctor® na Prática" no Facebook:

 

Gostou do artigo? Compartilhe!