Gostou do artigo? Compartilhe!

4 tecnologias para levar seu consultório ao próximo nível

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A tecnologia se infiltrou em todas as áreas da vida e faz grande diferença, facilitando das mais simples às mais complexas tarefas. Na medicina não é diferente. Médicos têm cada vez mais abraçado as mudanças ocorrendo à sua volta, adotando novas tecnologias no consultório, e aqueles que não fizerem o mesmo têm grande chance de perceberem um impacto nos resultados alcançados.

Ainda há uma boa parte de consultórios médicos, principalmente no caso de consultórios próprios onde o médico atua sozinho, em que não há qualquer informatização dos processos.

4 tecnologias para levar seu consultório ao próximo nível

Veja abaixo 4 tecnologias que não podem faltar em seu consultório para que ele chegue ao próximo nível, facilitando sua rotina e garantindo um atendimento ainda melhor aos pacientes.

Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico é o primeiro e mais importante passo para otimizar os atendimentos. Prontuários em papel demandam tempo para preencher, espaço para armazenar, são mais suscetíveis a sofrerem dano ou perda das informações, a legibilidade pode ser prejudicada, o registro dos dados não é padronizado, entre outros inconvenientes.

Com o uso de um prontuário eletrônico o registro dos dados durante a consulta se torna muito mais simples, prático e eficiente. Isso significa que o tempo da consulta será otimizado, dedicando maior atenção ao paciente e talvez mesmo conseguindo reduzir o tempo total gasto no atendimento, de modo a atender mais pessoas no dia.

Um bom sistema de prontuário eletrônico irá apresentar bulário, CID-10 e tabela de exames e procedimentos integrados, de modo que estas informações são facilmente buscadas e inseridas automaticamente no prontuário. A prescrição se torna mais fácil e garante que a receita será legível para o paciente. É possível salvar imagens na ficha, o que facilita para que fiquem registrados os resultados de exames realizados. Estas são apenas algumas das diversas possibilidades que um prontuário eletrônico pode oferecer ao médico.

Agenda eletrônica

A agenda é a maior responsável por manter o fluxo do consultório organizado. Sem a devida programação e cumprimento dos horários, perde-se em produtividade e em qualidade do atendimento. As limitações de utilizar uma agenda comum de papel são várias, desde maior dificuldade para procurar os próximos horários livres, a dinâmica de marcar, desmarcar e trocar horários de compromissos é mais trabalhosa e pode gerar equívocos mais facilmente, são apresentadas poucas informações sobre os pacientes agendados (muitas vezes somente nome e telefone), entre outras.

Com o uso de uma agenda eletrônica há maior facilidade para consulta aos horários vagos e inserção dos dados do paciente, que são vinculados à ficha completa de cada um, sendo assim possível ter acesso prático aos dados. Uma das grandes vantagens da agenda eletrônica é que ela pode ir além, se integrando a outras ferramentas como confirmação de consultas, prioridade de adiantamentos, registro de tempo de espera, envio de lembrete por email, etc.

Com estas funcionalidades citadas, por exemplo, o agendamento de consultas se torna mais eficiente, há menor risco de erro no registro de dados e otimiza-se o comparecimento ao consultório, tanto minimizando as faltas como facilitando para que horários vagos sejam preenchidos.

Mobilidade

Na rotina de um médico, ter acesso a qualquer momento às informações dos pacientes é indispensável. Seja simplesmente para consultar a agenda do dia seguinte à noite em casa e poder programar seus compromissos, ou seja no caso de uma emergência quando um paciente entra em contato no final de semana com problemas de saúde e você precisa consultar seu prontuário, a possibilidade de acesso rápido aos dados, até mesmo pelo seu celular ou tablet, faz uma grande diferença.

Apostar em um software médico no consultório que garanta esta possibilidade é um grande diferencial para que sua rotina se torne mais eficiente, principalmente se para ter a mobilidade você não precisar abrir mão da performance no acesso diário aos dados no consultório. Ter acesso online aos dados a qualquer momento, em qualquer lugar, é algo incrível. Mas no dia a dia do consultório é bom lembrar que o mais importante é a rapidez e estabilidade do acesso, de modo que uma solução que funcione offline se torna muito mais vantajosa.

Softwares híbridos, quem oferecem performance no desktop e também a mobilidade do uso online são a melhor opção.

Marketing digital

O principal objetivo no uso de tecnologias no consultório é conseguir oferecer o melhor atendimento possível aos pacientes. Para tanto, é necessário que antes de tudo haja pacientes buscando uma consulta com você.

Da mesma forma que em outros processos, também na captação de pacientes a tecnologia se tornou uma das principais maneiras de obter bons resultados. Seus pacientes em potencial estão conectados, utilizando redes sociais, fazendo buscas e pedindo indicações em websites. Sua presença online é essencial para chegar a estes pacientes.

O marketing digital é uma opção com excelente custo-benefício, com muitas possibilidades inclusive gratuitas de divulgação, e permite que você não simplesmente divulgue seu consultório, mas crie sua imagem online, conseguindo seguidores que se transformam em pacientes e também em recomendadores do seu consultório. Crie seu website, esteja presente nas redes sociais e em catálogos de busca, ofereça conteúdo de qualidade e você verá cada vez mais pacientes chegando até você.

Adotar estas tecnologias em seu consultório é mais simples do que pode parecer, existindo soluções que apresentam estas e ainda outras funcionalidades em uma única plataforma.

O HiDoctor®, por exemplo, é uma plataforma completa que apresenta além destas, várias outras possibilidade para organizar seu consultório. Conheça:

 

Gostou do artigo? Compartilhe!