Gostou do artigo? Compartilhe!

8 motivos para usar prescrição eletrônica

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Quantos pacientes reclamam de não conseguir entender a letra do médico nas receitas recebidas? Esta é uma das queixas mais comuns de pacientes, mesmo hoje em dia, quando grande parte dos consultórios médicos possuem um computador. Ao contrário da prescrição manuscrita, a prescrição eletrônica permite além da padronização da receita, uma menor chance de erros e facilita o entendimento do paciente.

Veja todos os benefícios que a prescrição eletrônica feita através de software apresenta e entenda por quê pode ser uma boa ideia mudar seu modelo de prescrição se ainda faz suas receitas à mão:

Prescrição eletrônica

1. Facilita a leitura

Ao disponibilizar a receita impressa, você evita os possíveis erros de interpretação da caligrafia de uma prescrição manual. Erros de medicação devido à não compreensão do conteúdo da receita podem levar a consequências graves para o paciente.

2. É mais ágil

Feita digitalmente, a prescrição agiliza a emissão e liberação da receita para o paciente. Você pode fazer uso de softwares para agilizar ainda mais o processo, dispensando a tarefa de escrever o nome dos medicamentos e dos demais componentes de uma prescrição.

3. Evita erros na receita

A prescrição eletrônica reduz a possibilidade de erros ao escrever a receita, com o uso de softwares que permitem o cadastramento prévio de medicamentos, incluindo seus nomes comerciais e genéricos, além da dose, via de administração, modo de uso, etc.

4. Evita erros na administração

Reduz os riscos de sub ou superprescrição durante a administração de medicamentos aos pacientes, seja na enfermaria ou na farmácia.

5. Fornece todas as informações necessárias

A prescrição eletrônica é feita segundo um modelo pré-estabelecido que demanda o preenchimento de todos os campos necessários para a correta administração do medicamento. Assim, o médico que prescreve eletronicamente, além das informações acerca do medicamento, irá fornecer os dados do paciente, data, local da emissão, e outras informações indispensáveis numa receita, de acordo com as Leis Federais 5991/73 e 9787/99 e a Resolução 357/2001 do Conselho Federal de Farmácia.

6. É de fácil correção

Erros de digitação podem ser corrigidos no momento da elaboração da prescrição, sem que haja rasuras que dificultam o entendimento do nome do medicamento prescrito e de sua forma de uso.

7. Facilita padronização

Você pode criar um modelo padrão de receituário e armazená-lo eletronicamente junto ao histórico de um determinado paciente, facilitando consultas a prescrições anteriores ou a emissão de uma segunda via, caso seja necessário.

8. Simplifica a reemissão

A prescrição eletrônica suprime a necessidade de escrever a mesma prescrição por vários dias, por exemplo, quando um paciente internado não necessita de modificações diárias em seus medicamentos.

É importante destacar que mesmo com menor chance de erro na prescrição eletrônica, antes de emitir uma receita ela deve sempre ser revisada. Também é necessário que você conheça bem a ferramenta que utiliza para prescrição, de modo a usufruir ao máximo dos benefícios e assim melhorar a elaboração das receitas. Desta forma é garantida tanto a segurança para os pacientes, quanto a melhoria nos serviços de saúde.

Por fim, a prescrição eletrônica possibilita que você possa utilizar melhor seu tempo no diagnóstico e tratamento do paciente, também agiliza a aquisição e administração do medicamento, facilitando o trabalho de diferentes profissionais, e assim gera mais bem-estar e saúde para o paciente, que é a finalidade última dos serviços de saúde.

O HiDoctor® te ajuda a criar modelos de receita padrão, a cadastrar medicamentos e a imprimir e exportar as receitas para seus pacientes.

Gostou do artigo? Compartilhe!