Gostou do artigo? Compartilhe!

CID-10: como consultar e utilizar no prontuário eletrônico

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A CID-10 se refere à 10ª edição da “Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde”, publicada e editada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ela é usada globalmente para padronizar e catalogar as doenças e problemas relacionados à saúde e para a realização de estatísticas de morbidade e mortalidade que permitam a comparação internacional destes dados.

Ela é periodicamente revista para incluir novas condições e problemas descobertos, bem como para atualizar informações a respeito das condições que já constam na classificação. Atualmente a 11ª edição já foi feita e está sob revisão para substituir a CID-10 nos próximos anos.

A importância da classificação está principalmente na padronização dos dados, que auxilia a busca de informação diagnóstica para finalidades gerais. A OMS indica como três seus principais propósitos e usos:

  • fácil armazenamento, recuperação e análise de informações de saúde para tomada de decisão baseada em evidências;
  • compartilhamento e comparação de informações de saúde entre hospitais, regiões, ambientes e países;
  • comparações de dados no mesmo local em períodos diferentes.

Na rotina da prática médica, os diagnósticos realizados devem ser corretamente informados de acordo com a CID-10, atribuindo o devido código referente à condição diagnosticada. Dessa forma, é essencial que o software médico utilizado ofereça a tabela CID integrada para que seja consultada e utilizada com facilidade no prontuário eletrônico do paciente.

No HiDoctor® você tem a CID-10 disponível para consulta e também integrada à ficha de anamnese e à emissão de documentos. Veja como utilizar:

Consulta ao CID-10

O Cadastro Internacional de Doenças no HiDoctor® é acessado através do ícone abaixo, presente na barra de ferramentas do programa:

CID-10 HiDoctor® - consulta às doenças

Nele você pode pesquisar as doenças por nome ou pelo código. Inserindo uma ou mais palavras-chave que façam parte do nome da doença, ou parte do código, os resultados encontrados serão listados. O cadastro ainda apresenta um campo de Informações complementares que você pode utilizar para fazer anotações sobre as doenças que desejar.

CID-10 HiDoctor® - consulta às doenças

Diagnósticos na anamnese

Na ficha de anamnese são apresentados dois campos diferentes para informar até dois diagnósticos realizados na consulta a que a anamnese se refere. Clicando no ícone da lupa, seja na parte do nome ou do código, a listagem da CID-10 é aberta para que você possa fazer a busca pela doença que deseja inserir no diagnóstico.

CID-10 HiDoctor® - diagnósticos na anamnese

Indicação em documentos

Na impressão de pedido de procedimento, pedido de exame, atestado e declaração, o campo Indicação pode ser preenchido indicando o diagnóstico a que aquele documento se refere, caso seja assim solicitado pelo paciente. Aqui novamente a busca pela respectiva doença pode ser feita através do ícone da lupa no campo referente ao nome ou ao código.

CID-10 HiDoctor® - Indicação em documentos
...

A CID-10 faz parte da rotina de todo médico, e sua integração ao software traz maior praticidade aos atendimentos, bem como diminui o risco de erro ao informar o correto nome e código de uma doença.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório, com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!