Gostou do artigo? Compartilhe!

Engajamento do paciente - o básico que você precisa saber

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O que é o engajamento do paciente?

O engajamento do paciente com a área da saúde está capacitando os pacientes com o conhecimento, as habilidades e a confiança necessários para tomar as melhores decisões sobre sua saúde. O engajamento requer uma abordagem de equipe unificada entre o profissional de saúde, o paciente e a equipe profissional.

De acordo com o HIMSS[1], os pacientes que se sentem capacitados ao receberem o conhecimento necessário para participar ativamente de seu processo de tomada de decisões em cuidados com a saúde, geralmente experimentam melhores resultados e são mais saudáveis como consequência.

Por que o engajamento do paciente é importante para seu consultório?

O engajamento do paciente cria confiança entre os pacientes e sua equipe de atendimento, resultando em melhoria contínua da assistência. O aumento do engajamento dos pacientes ajuda a tranquilizá-los, para que se sintam à vontade para fazer perguntas, permitindo que prestem mais atenção à sua saúde e sigam seus planos de assistência. O engajamento de pacientes de alta qualidade pode diferenciar seu consultório, ajudando você a adquirir novos pacientes e, possivelmente, a se beneficiar do aumento de referências.

Um estudo de 2013 (Health Affairs)[2] fornece um ótimo exemplo de como o engajamento eficaz do paciente pode ser realizado. O estudo incluiu pacientes que receberam um nível "habitual" de apoio e pacientes que receberam apoio "aprimorado" na forma de alcance multimodal para orientá-los na tomada de decisões sobre seus cuidados médicos. Os pacientes que receberam suporte aprimorado tiveram 20,9% menos cirurgias cardíacas sensíveis à preferência, 12,5% a menos de internações hospitalares, e custos médicos 5,4% mais baixos do que os pacientes que receberam suporte habitual.

Em outro estudo (Center for Studying Health System Change)[3], os pacientes com os níveis mais baixos de engajamento tiveram quase três vezes mais chances de ter necessidades médicas não atendidas e quase duas vezes mais chances de adiar cuidados de saúde em comparação com os pacientes com os níveis mais altos de engajamento.

O que seu consultório pode fazer para engajar os pacientes?

Para engajar totalmente os pacientes em todos os aspectos de seus cuidados, é importante fazer uso de um sistema de prontuário eletrônico que ofereça um conjunto de soluções de engajamento do paciente.

Uma solução muito eficaz é personalizar as interações com os pacientes por meio de lembretes por mensagem de texto e e-mail. Esse recurso é uma ótima maneira de alcançar um paciente ocupado por meio do método de comunicação preferido, enquanto diminui a carga administrativa de sua equipe.

Ter um meio rápido e eficiente de marcar uma consulta online também pode ajudá-lo a reduzir o não comparecimento, manter os horários cheios e reduzir a carga administrativa da equipe, enquanto oferece aos pacientes a conveniência que eles desejam para marcar compromissos que funcionem com seus horários, a qualquer momento e com praticidade.

Quando os pacientes chegam ao seu consultório, o software médico permite o cadastro rápido e conveniente, com agilidade no registro dos dados por parte da secretária.

A possibilidade dos pacientes de compartilharem com você resultados de exames com facilidade, enviando para seu celular por e-mail ou Whatsapp, por exemplo, e você incluir esses arquivos no prontuário diretamente pelo seu celular, também enriquece o atendimento médico e a experiência e engajamento do paciente. Sempre que possível, manter contato com o paciente, mesmo após a consulta, para acompanhamento, tirar dúvidas, etc., faz toda diferença na construção da relação médico-paciente.

Outro ótimo recurso é disponibilizar um site médico onde você pode publicar artigos para informar seus pacientes sobre as próximas temporadas de vacinação, dicas sobre prevenção, informações específicas sobre as condições que trata e os procedimentos que realiza, etc. Isso também pode ser feito através de redes sociais. Ser uma fonte de informação confiável para seus pacientes traz enormes benefícios para o engajamento deles com seus próprios cuidados de saúde.

...

Desenvolver uma estratégia eficaz para engajar seus pacientes é fundamental para maximizar o sucesso do consultório e conseguir que eles alcancem cada vez melhores resultados de saúde. À medida que os pacientes se tornam mais informados sobre a medicina e a saúde em geral, oferecer a eles um meio para que tenham um papel ativo em seus cuidados se torna uma maneira certa de garantir uma melhor experiência para eles e também para você.

 

Referências

[1] What is Patient Engagement?, disponível em https://www.himss.org/what-patient-engagement.

[2] Enhanced Support For Shared Decision Making Reduced Costs Of Care For Patients With Preference-Sensitive Conditions, disponível em https://www.healthaffairs.org/doi/pdf/10.1377/hlthaff.2011.0941.

[3] How Engaged Are Consumers in Their Health and Health Care, and Why Does It Matter?, disponível em http://www.hschange.org/CONTENT/1019/1019.pdf.

...

Os médicos que usam HiDoctor® têm acesso a um conjunto de ferramentas que auxiliam no engajamento dos pacientes.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!