Gostou do artigo? Compartilhe!

Como manter a produtividade durante a Copa

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

É inevitável, o Brasil funciona em um ritmo diferente durante a Copa do Mundo, independente do setor da economia. Várias empresas registram queda real na produtividade durante o período de jogos, o que pode comprometer o faturamento no fim do mês.

É possível alcançar um equilíbrio entre acompanhar os resultados do país na Copa e manter a produtividade no trabalho adotando algumas estratégias que permitam assistir aos jogos, sem deixar tarefas para trás. Confira algumas ideias:

Faça um planejamento

Entre em um acordo com a equipe do consultório sobre qual será a conduta nos dias dos jogos para que todos possam se planejar com antecedência. Se possui uma equipe maior, talvez seja possível programar um rodízio que funcione bem para os funcionários e para você. Em caso de equipe pequena, para os jogos no horário do expediente, pode haver a possibilidade de passar o jogo na recepção, de modo que os funcionários possam assistir, considerando também se não será prejudicial para o funcionamento normal do atendimento, já que pode causar distração, barulho, etc.

Reveja o calendário dos jogos e analise como está a agenda no dia e horário que eles irão acontecer para encontrar uma forma para que seja possível assistir os jogos sem prejudicar o funcionamento do consultório e o atendimento aos pacientes.

Organize as atividades

Deve haver uma organização no sentido de que as atividades que seriam realizadas no momento do jogo sejam feitas em outro momento. Providenciar uma lista das tarefas do dia e então distribuí-las em horários pertinentes é a melhor forma para evitar que algo fique sem ser feito.

Comunique mudanças aos pacientes

Caso seja decidido que haverá alguma mudança no horário de funcionamento do consultório durante os jogos, avise aos pacientes que tenham compromisso que possa ser afetado, como alguém agendado para um horário logo depois de algum jogo. É bom deixar também um recado no seu site ou rede social ou mesmo uma mensagem no telefone, caso o consultório fique indisponível em determinados horários.

Mantenha a disciplina e o foco

Uma partida dura em torno de 2h. Não faz sentido que um dia inteiro seja perdido por conta da empolgação com o jogo. Deve ser conversado com toda a equipe que, até o momento de início do jogo, bem como logo após sua finalização, o foco deve se manter no trabalho, evitando que comentários sobre a partida atrapalhem a produtividade durante o restante do dia. Mesmo durante o jogo, se o ritmo de trabalho vai ser mantido ou se o jogo for exibido no local de trabalho, deve haver disciplina para que o trabalho não seja prejudicado.

Equilíbrio entre produtividade e descontração

Tudo é uma questão de equilíbrio. Não adianta fingir que a Copa não está acontecendo, uma vez que é um evento que celebra parte importante da nossa cultura. Mas sabendo equilibrar a descontração do momento dos jogos, com o devido gerenciamento de tempo e o foco no trabalho no restante do tempo, é possível passar por esse período de modo que todos aproveitem, sem deixar de produzir.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!