Topo
Gostou do artigo? Compartilhe!

Atendendo em mais de um consultório - como manter uma rotina organizada?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Seja por opção ou por necessidade, é comum médicos que atendem em mais de um consultório. Está prática possui seus pontos positivos e negativos, mas com uma boa organização e planejamento, é possível aproveitar o máximo das vantagens, fazendo valer a pena.

Atendendo em mais de um consultório - como manter uma rotina organizada?

Por que atender em mais de um consultório?

Principalmente no início de carreira, esta pode ser uma excelente opção. Atender em mais de um consultório aumenta suas possibilidades. A experiência pode funcionar como uma pesquisa de mercado, permitindo que você conheça mais sobre como é a demanda pelos serviços em regiões diferentes, ou mesmo sobre como modelos diferentes de atendimento são aceitos pelos pacientes, gerando maior ou menor satisfação. Estas são informações importantes para, caso decida por se manter em um único consultório no futuro, ou mesmo abrir o seu próprio consultório, saber o que funciona melhor para você.

Outra vantagem é a chance de aumentar sua rentabilidade. Locais diferentes de atendimento significam que mais pacientes diferentes irão chegar até você. Isto pode facilitar para que a agenda esteja sempre cheia, bem como aumenta sua rede de contatos. Quanto mais pacientes você atende, se conseguir fidelizá-los, existe grande chance que eles continuarão consultando com você mesmo que mude de consultório. Esta é uma boa forma de começar a montar sua base de pacientes e ainda conseguir cada vez mais indicações.

Existem ainda aqueles médicos que atendem em mais de uma cidade. Esta situação ocorre muitas vezes quando o médico possui família em uma cidade menor próxima à cidade principal em que atende, assim, dedica alguns dias da semana a realizar atendimento na cidadezinha, aproveitando ainda para manter contato mais próximo com a família. Esta situação pode se dar também por falta de médicos em cidades pequenas, e assim alguns médicos se dispõem a realizar atendimento alguns dias para benefício da população. Também o cenário oposto é observado, quando o médico é de cidade pequena, deseja continuar morando nela, mas para completar renda atende também em outras cidades vizinhas.

Ajustando os horários

O ponto principal para manter uma rotina organizada, em qualquer situação, é ter disciplina com os horários, e quanto mais atividades em um dia, mais complicado isso pode ser. Eventualmente imprevistos podem acontecer que farão com que você se atrase para chegar às consultas, isto é algo normal. Porém, para evitar atrasos frequentes, e principalmente que eventuais atrasos prejudiquem todo o restante do dia, é essencial um bom planejamento dos horários e comprometimento com eles.

Programe os horários de início e término dos atendimentos em cada um dos locais de modo a ter uma boa margem de tempo para se locomover entre eles. Se o percurso de um consultório a outro leva 40 minutos, por exemplo, reserve pelo menos 1 hora para locomoção na sua programação.

Se você atende cada dia em um consultório, é mais fácil gerenciar o tempo, mas fique atento caso possuir horários diferentes em cada local, evitando se confundir e assim acabar chegando muito cedo ou atrasado.

Mais importante de tudo é ter a consciência do que é realmente viável para você. Se o atendimento em mais de um local gera uma sobrecarga de trabalho, por mais disciplina que você tenha, será difícil manter a rotina organizada. Reflita se é realmente possível conciliar os trabalhos, sem que isso seja prejudicial para seu bem-estar.

Adaptação a ambientes diferentes

Capacidade de adaptação é essencial quando se tem que lidar com ambientes e pessoas diferentes na sua rotina. Diferentes ambientes de trabalho significam culturas diferentes, outras regras e possivelmente até modos diferentes de realizar tarefas comuns. Talvez um consultório invista em consultas mais longas e detalhadas, enquanto o outro pode valorizar maior quantidade de pacientes, deixando menor tempo para cada consulta. É indispensável saber se adaptar facilmente às situações, respeitando os métodos que cada consultório adota e assim evitando mal entendidos.

Ter seu próprio consultório médico, neste quesito, oferece muito mais controle e autonomia para decidir como será todo o funcionamento. Mas ter tido experiência prévia com diferentes métodos e abordagens significaria uma maior facilidade no gerenciamento ao abrir um consultório próprio.

Organizando os registros dos pacientes

Uma consideração muito importante quando se atende em locais diferentes diz respeito a como lidar com as informações dos pacientes. Cada consultório pode ter seu próprio meio de registro de dados médicos e armazenagem dos mesmos, mas sendo seus pacientes, você deve estar atento para a organização e praticidade de acesso a todas as fichas que necessita.

Idealmente, a melhor forma de organizar as informações e ter acesso fácil aos dados de todos os seus pacientes é centralizando-os em um único lugar. Adotando um software médico como o HiDoctor, você pode ter o programa em diferentes locais de atendimento, mantendo as informações sincronizadas e assim podendo acessar qualquer dado a qualquer momento, ainda mantendo os registros padronizados e organizados.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!

Comentários

04/01/2017 - Comentário feito por PAULO
Re: Atendendo em mais de um consultório - como manter uma rotina organizada?
Eu utilizo exatamente este sistema do Hidoctor. 3 consultorios, em duas cidades diferentes, onde os pacientes as vezes frequentam mais que um lugar. Ter a base de dados à disposição atualizada é de fato um conforto e uma grande vantagem. E usufruo da assistência técnica realmente impecável da Central X

  • Entrar
  • Assinar

As melhores dicas sobre gestão e tecnologia para consultórios e clínicas médicas.

Receba novidades do HiDoctor® blog e materiais exclusivos em seu email.

Quero receber