Gostou do artigo? Compartilhe!

Como otimizar a prescrição de medicamentos durante a consulta

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A tecnologia está presente em um número cada vez maior de consultórios, trazendo vantagens tanto para médicos quanto para pacientes. Um notável benefício é a praticidade na realização dos processos, seja no agendamento, no check-in do paciente, nas anotações na anamnese durante a consulta ou na prescrição.

Esta praticidade permite que menos tempo seja gasto com a pesquisa de dados e com o registro de informações em geral, resultando em mais atenção dada diretamente ao paciente, para ouvi-lo, tirar dúvidas e garantir um atendimento de qualidade.

Como otimizar a prescrição de medicamentos durante a consulta

A prescrição eletrônica, especialmente, traz ainda mais benefícios além da praticidade, como melhor legibilidade, evitando erros no nome, dosagem ou posologia do medicamento. Veja algumas vantagens que irão otimizar a prescrição durante suas consultas:

Bulário integrado

Alguns softwares de prescrição possuem bulário completo integrado. Isto permite que o medicamento desejado seja buscado com facilidade e inserido automaticamente na prescrição, evitando erros no nome. Em caso de dúvidas sobre dosagem, efeitos adversos, contraindicações ou formas de apresentação do medicamento, estas informações são prontamente exibidas na pesquisa, também permitindo com alguns cliques a inserção da dosagem e apresentação indicadas.

Consulta de preços

Algumas soluções possuem além do bulário um sistema de preços médios dos medicamentos. Isto é muito útil ao prescrever para pacientes com restrições financeiras, permitindo que rapidamente o médico consulte o valor e caso não seja viável ao paciente tente buscar alternativas.

Modelo padronizado

A prescrição eletrônica confere maior padronização às receitas, tornando-as mais claras e fazendo com que o preenchimento seja mais ágil e eficiente. Além da busca e inserção fácil dos dados sobre os medicamentos, também os dados dos pacientes podem ser preenchidos de modo automático pelo uso de macros. O modelo de receita pode já conter por exemplo os campos [Nome do paciente], [Idade do paciente], [Data], entre outros, que são automaticamente preenchidos ao criar a prescrição, buscando estas informações na ficha do paciente.

Um bom software médico, que ofereça uma boa solução de prescrição eletrônica integrada irá otimizar muito suas consultas. Com alguns cliques você realiza uma prescrição precisa, sem risco de erros, podendo dedicar toda a atenção ao seu paciente.

O HiDoctor é um software completo, com prescrição prática, bulário, Enciclopédia de Produtos farmacêuticos, consulta de preços, entre muitas outras funcionalidades. Conheça o software que irá organizar e otimizar seu consultório.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!