Gostou do artigo? Compartilhe!

Me formei. Devo abrir um consultório?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A inauguração de seu próprio consultório médico é, com certeza, a maior realização e o maior sonho de um médico recém-formado rumo ao seu desenvolvimento e ascensão profissional. Porém, com a competição em alto grau, todo o planejamento é necessário para analisar a viabilidade do investimento e tornar este consultório uma instituição de muito sucesso.

Devo abrir um consultório médico?

Abrir um consultório médico significa dedicar um considerável tempo para ver diversos detalhes necessários para sua abertura e, principalmente, assumir novos custos, como o kit básico necessário para o atendimento, aluguel, condomínio, IPTU e outras taxas, telefone, água, luz, secretária, faxineira, etc.

Neste sentido, sugerimos inclusive que você, enquanto estudante e residente, faça uma lista de perguntas e entreviste diversos médicos estabelecidos com diferentes perfis e especialidades. Estes perfis podem incluir quem recém abriu um consultório ou com 5, 10 e 20 anos de formado; quem possui consultório individual ou com 2, 3 ou mais sócios; quem possui uma clínica e que trabalha com formato de condomínio - cada um divide as despesas e fica com o seu próprio faturamento - ou com formato caixa único - todos os sócios recebem o mesmo valor, entre outros perfis que se aproximem daquilo que você pretende fazer.

Após pesquisar e estudar as possibilidades, você poderá começar um planejamento e ver se será possível ou não abrir o consultório. Lembre-se também que não é necessário ter pressa, e ainda que não consiga abrir seu consultório assim que formar, outras possibilidades existem que lhe trarão mais experiência e clientes para quando for o momento ideal de começar seu próprio negócio.

Algumas das saídas para quem não dispõe do dinheiro necessário para este investimento inicial são:

  • Trabalhar nas chamadas clínicas populares: são conjuntos de consultórios, geralmente localizados em bairros de periferia, voltado para a população de baixa renda e muitas vezes administrados por um médico mais experiente e com capital. Lá o médico iniciante trabalha por comissão.
  • Ser funcionário de um plano de saúde: neste caso o recém-formado atende os associados do plano em um consultório de propriedade da empresa de saúde e recebe um fixo mensal (e os benefícios previstos por Lei), tendo registro na carteira profissional. O problema é que nem sempre este mercado privado é acessível aos jovens médicos.
  • Trabalhar em clínicas para ganhar experiência e montar sua própria carteira de clientes.
  • Outra boa opção é buscar alternativas no interior - há vários municípios brasileiros sem um único médico sequer.
  • Outra área de extrema carência e necessidade de profissionais é a de atendimento público. Ao terminar a residência, os recém-formados devem fazer concurso com vínculo trabalhista e todas as garantias.
...

Caso você se decida por montar seu consultório médico, é importante que antes de qualquer coisa você faça um planejamento e tenha claramente definidas as etapas que serão realizadas até que tenha o consultório funcionando. Para lhe ajudar neste planejamento inicial, veja nosso PDF com informações sobre como montar um consultório médico. Faça o download clicando no banner abaixo.

Ebook: Como montar um consultorio medico
FONTE: CREMERJ
Gostou do artigo? Compartilhe!