Gostou do artigo? Compartilhe!

Como abrir uma clínica médica

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Não é possível começar a pensar o planejamento para abertura de uma clínica médica sem considerar antes todas as etapas que deverão ser seguidas.

As clínicas podem atuar em diversas modalidades: aprimorar-se em uma única especialidade ou oferecer atendimento mais holístico; pode realizar exames e procedimentos, possibilitar internação; oferecer planos popular, particular ou ainda atender a convênios.

Para aqueles profissionais que se destacam em sua especialidade, abrir uma clínica médica pode ser uma excelente oportunidade, oferecendo grandes chances para crescimento e reconhecimento, expandindo sua atuação através da oferta de uma maior estrutura que não seria possível em um consultório pequeno.

Como abrir uma clínica médica

Abaixo abordamos as principais etapas da abertura de uma clínica médica, que pode servir como um guia para que você comece seu planejamento.

Mercado

O mercado para clínicas de saúde é amplo. Há concorrência, mas também há uma forte demanda, o que garante altas possibilidades de crescimento e sucesso para novas clínicas.

O mercado é um ponto que requer uma boa análise da demanda e da concorrência, pois o que for observado afetará diretamente a tomada de decisão das melhores escolhas para a clínica. É esta análise que irá ajudar a determinar a melhor modalidade a ser adotada, escolher um bom local, definir os serviços que serão prestados, etc. Como são muitas as possibilidades para uma clínica médica, pode-se, com base na pesquisa de mercado e com alguma criatividade, criar um nicho único, com concorrência mínima.

Saiba como fazer pesquisa de mercado

Localização

Para o sucesso da clínica, a localização é essencial, estando em local conveniente ao seu público-alvo. Deve-se considerar prioritariamente a densidade populacional, o perfil dos consumidores locais, a concorrência, os fatores de acesso e locomoção, a visibilidade, a proximidade com os clientes, a segurança e a limpeza do local.

O local deve ainda ser apropriado para a estrutura que planeja para a clínica, de acordo com o tamanho necessário para atender as especialidades e serviços que serão oferecidos. Outro diferencial é a proximidade com outros serviços de saúde que complementem os de sua clínica, garantindo conveniência e facilidade para os pacientes ao serem atendidos.

Veja como escolher o local ideal

Legalização

O processo de legalização pode ser algo trabalhoso e deve ser observado desde o início do planejamento. Por ser um empreendimento maior e mais complexo que um consultório, por exemplo, com maiores exigências legais a serem observadas, o primeiro passo é contratar um contador, que já terá experiência no processo e poderá guiá-lo com facilidade através das escolhas necessárias, requerimentos, etc.

É necessário, por exemplo, escolher a forma jurídica mais adequada para registrar a empresa, fazendo a inscrição em diferentes órgãos como junta comercial, Receita Federal, Secretaria Estadual e prefeitura do município, realizar enquadramento sindical, cadastro na Caixa Econômica, vistoria e autorização do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, e ainda outras burocracias que podem variar de acordo com sua cidade e estado e com os serviços que sua clínica irá prestar.

Leia também nosso guia para formalizar o consultório médico

Estrutura

A estrutura da clínica exige um grande investimento. Construir o próprio imóvel, comprar um imóvel pronto ou mesmo alugar demanda um alto valor, principalmente por na maioria das vezes estar em uma localização bem valorizada, que é onde estará mais acessível para o seu público.

Deve-se observar todos os espaços que serão necessários para atender a demanda das especialidades e serviços, como recepção, sala de espera, banheiros, consultórios, salas de exames, salas de procedimentos, salas de reuniões, área de repouso, escritório administrativo, cozinha para os funcionários, depósito de materiais, estoque, depósito de resíduos, etc.

A estrutura deve obedecer ainda a legislações sanitárias obrigatórias, sendo imprescindível considerar fatores como expansibilidade, flexibilidade, conforto térmico e acústico, humanização, fluxo de atividades e facilidade de manutenção.

Saiba mais sobre design do consultório médico

Pessoal

Seja uma clínica pequena ou grande, você precisará de toda uma equipe para colocá-la em funcionamento. De secretárias a enfermeiros, serviços gerais, administrador, contador até outros profissionais, é necessário analisar as necessidades de acordo com o modelo que será adotado para sua clínica.

O processo de contratação é trabalhoso e é indispensável escolher com critério para que sua equipe seja a melhor e ofereça um atendimento de qualidade aos seus pacientes, além de se enquadrar na cultura e valores que almeja para sua clínica de saúde.

Veja como sua equipe é essencial para o sucesso do consultório

Equipamentos

Os equipamentos para a clínica dependem diretamente das especialidades que serão atendidas, bem como depende se a clínica faz apenas consultas ou também realiza exames e procedimentos. Quanto mais complexos os serviços a serem prestados, mais equipamentos serão necessários. De modo geral, os possíveis equipamentos são:

  • Equipamentos de apoio e administração (computadores, impressoras, móveis como mesas, cadeiras e balcão, ar condicionado, geradores, etc);
  • Equipamentos de manipulação (estetoscópio, endoscópio, medidores de pressão, recipientes, etc);
  • Móveis hospitalares (camas, macas, cadeira de rodas, etc);
  • Equipamentos para diagnóstico (raio-x, tomógrafo, ressonância, eletro, microscópios, negatoscópio, etc);
  • Equipamentos para tratamento (UTI, diálise, mesas fisioterápicas, etc);
  • Equipamentos cirúrgicos (pinças, bisturis, iluminação, mesas cirúrgicas, etc).

Materiais

Por ofertar serviços e não produtos diretamente, a necessidade de materiais e a gestão de estoque de uma clínica são bastante simples. Basicamente será necessário manter materiais de escritório, como papéis, blocos, canetas e outos itens de papelaria, materiais de limpeza para uso do serviços gerais e materiais para atendimento médico, como gaze, seringas, curativos, palitos, medicamentos, etc.

É importante ter uma pessoa responsável por cuidar do estoque, acompanhando a saída de cada material, o momento de renovar estoque, fazer pesquisa de melhores preços, entre outros controles.

Organização

A organização vai além da simples arrumação física do espaço. Uma clínica organizada deve atentar para o fluxo de todos os processos realizados, otimizando-os ao máximo para garantir a melhor experiência para o paciente, bem como a eficiência nos resultados esperados administrativamente. De modo geral, as atividades se dão nas seguintes etapas:

  • Recepção (agendamento, cadastro, pagamento, uso de seguro, etc);
  • Consulta (diagnóstico, retornos e acompanhamentos periódicos);
  • Exames (de acordo com especialidades e suspeitas diagnósticas);
  • Tratamento (desde procedimentos simples em ambulatório até cirurgias);
  • Recuperação (monitoramento em casos mais complexos, com possibilidade de internação).
Veja como ter uma gestão mais eficiente

Tecnologia

O uso da tecnologia é indispensável para uma gestão eficiente da clínica médica, automatizando os processos o tanto quanto for possível. O sistema para gestão deve ser capaz de lidar com controle financeiro e fluxo de caixa, controle de estoque, agendamento de consultas e exames, registro dos pacientes e prontuário médico eletrônico, podendo oferecer ainda mais funcionalidades que agreguem maior valor e facilitem ainda mais a rotina da clínica.

Para a escolha do sistema é importante observar a empresa responsável, o suporte oferecido, o modelo utilizado, a segurança dos dados, facilidade de uso, atualizações, bem como o custo-benefício.

Saiba como um software médico pode aumentar seus lucros

Divulgação e captação de pacientes

A divulgação é um componente fundamental para o sucesso de uma clínica médica. O ideal é a adoção de uma estratégia que envolva tanto o marketing tradicional quanto o marketing digital.

Deve-se investir em um website, com manutenção de um blog integrado para publicação de informações sobre saúde, criação de perfil em redes sociais, envio de email marketing mensalmente para os pacientes, com novidades e possível promoções e campanhas. A imagem online hoje em dia é fundamental tanto para ser encontrado pelos pacientes como para estabelecer uma relação com eles, fidelizando-os.

A confecção de folders e flyers para serem distribuídos na cidade, bem como anúncios locais em rádio, jornal, revista e televisão também trazem excelentes resultados, sendo essenciais principalmente no início, quando ninguém ainda conhece a nova clínica médica da região.

Entenda o marketing tradicional e o marketing digital

Administração

Administrar uma clínica médica não é tarefa simples. É necessário cuidar dos investimentos necessários, como em manutenção, equipamentos, marketing e expansão; atentar para os custos e pagamento de todas as contas em dia, como salários, impostos, utilidades e aluguel / condomínio; deve-se ter ainda capital de giro e fundo para qualquer eventualidade.

Além disso, há a gestão de pessoas, a busca constante por melhorias nos processos e a tentativa de trazer sempre ideias novas para diversificar e agregar valor à clínica, almejando a excelência de atendimento e o crescimento constante.

Veja como fazer um planejamento estratégico
...

Todo o processo para abrir uma clínica médica é complexo e exige investimento tanto financeiro quanto de tempo. Porém, com o devido planejamento e auxílio de profissionais qualificados, você pode abrir um negócio com grande possibilidade de sucesso.

Não esqueça, principalmente, que o sucesso da clínica é apenas consequência de um bom serviço prestado, devendo-se, portanto, focar na adoção de uma postura humanista, centrada no paciente e com foco na criação de laços e construção de uma boa relação médico-paciente.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!