9 perguntas para fazer na entrevista e garantir a escolha da melhor equipe
Embora sejam os médicos aqueles que fornecem os serviços que levam os pacientes a visitarem uma clínica ou consultório médico, os membros da equipe de apoio, como as secretárias, são aqueles que mantêm o consultório funcionando no dia a dia para que os pacientes recebam cuidados de alta qualidade.
Montar a melhor equipe de suporte para um consultório não é algo fácil. Os funcionários precisam ter a combinação certa de habilidades, demonstrando tanto um lado calmo e empático quanto um lado que passa autoridade e eficiência, de modo a cuidar das necessidades dos pacientes e completar eficientemente suas tarefas de trabalho, enquanto também se encaixam com a cultura do consultório.
A pessoa que esteja responsável pela contratação, seja você mesmo ou um profissional de recursos humanos, precisa trabalhar duro para encontrar pessoas com o equilíbrio perfeito de profissionalismo e personalidade, tenacidade e ternura, além de energia e empatia.
Veja algumas das melhores perguntas a fazer durante a entrevista para tentar identificar as características desejadas nos candidatos:
1. Como você sabe quando é apropriado liderar e quando seguir?
Ajuda a identificar os candidatos que têm iniciativa, mas que também sabem seguir as regras estabelecidas.
2. Você está disposto a tomar a iniciativa de continuar sua educação enquanto trabalha?
Ajuda a identificar candidatos que estão motivados e dispostos a aprender.
3. O que você deseja alcançar ou realizar?
Saber o que o candidato quer ou espera alcançar permite que você escolha alguém melhor alinhado com as suas próprias expectativas.
4. Qual um desafio que você já teve no ambiente de trabalho e como superou o desafio?
Perguntas sobre situações fictícias ajudam a identificar a capacidade do candidato de resolver problemas e pensar rápido.
5. O que privacidade significa para você? Como você pode ajudar a manter a privacidade de um paciente enquanto trabalhando em um consultório médico?
É importante tentar perceber se o candidato está ciente da importância da privacidade das informações médicas.
6. Como você iria lidar com um paciente irritado?
Ajuda a identificar como o candidato lida com situações difíceis.
7. Você pode me dizer sobre alguma situação em que pensou que a segurança do paciente foi comprometida pelas ações de um médico? Como você lidou com a situação?
Perguntas deste tipo ajudam não apenas a perceber o caráter do candidato, mas também suas habilidades para resolver problemas e trabalhar em equipe.
8. Por que você optou por seguir carreira na área médica?
Um candidato que tenha motivos especiais para querer trabalhar com a área de saúde pode estar melhor preparado para o contato com pacientes.
9. O que você considera ser a coisa mais importante que você pode fazer quando um paciente se aproxima de sua mesa para fazer o check-in para a consulta marcada?
Boa pergunta para ter uma ideia de como o candidato encara coisas simples da rotina e como prioriza as tarefas e a atenção demandada pelos pacientes.
Contratar a equipe perfeita de pessoas entusiasmadas e comprometidas com a missão e a visão do consultório pode construir uma estrutura de pessoal de suporte que se manterá por muitos anos.
Fonte: Physicians Practice.