Gostou do artigo? Compartilhe!

Cuidado com sua imagem fora do consultório

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Já abordamos anteriormente sobre como cuidar da sua imagem profissional e como passar uma boa imagem de seu consultório. Mas você já parou para pensar em como as atividades que realiza fora do ambiente de trabalho também podem afetar sua reputação profissional?

Em 2015 ficou famoso o caso de um dentista que, após matar um leão durante um safári, sem saber que era um leão importante no meio conservacionista, sofreu fortes consequências em sua vida profissional, tendo mesmo que fechar seu consultório devido às represálias sofridas pelas pessoas e pela mídia.

Na era dos celulares e redes sociais, qualquer comportamento está suscetível a ser gravado e compartilhado, podendo trazer consequências para a pessoa em questão e se estender a suas associações, inclusive seu local de trabalho.

No caso do consultório médico, toda a equipe deve estar atenta para suas ações fora do ambiente de trabalho, evitando que comportamentos ruins sejam associados à imagem do consultório e prejudiquem a credibilidade e confiança que os pacientes têm nos serviços prestados.

A imagem do médico, claro, é a principal a ser zelada, pois é nele que os pacientes depositam maior confiança. Comportamentos compremetedores podem levar os pacientes a desacreditar seu caráter e mesmo sua capacidade profissional.

Para manter a sua boa imagem e também a do consultório, você tem que pensar suas atitudes 24/7 e não apenas durante o expediente. Veja algumas maneiras de proteger sua reputação profissional de problemas externos:

Reaja rapidamente

Se você tiver um problema com um paciente ou colega, tome medidas imediatas para reduzir as chances de um grande impacto negativo. Tome muito cuidado com suas respostas verbais e escritas para evitar exacerbar o problema. Mesmo que você se sinta irritado e frustrado, deixe suas emoções fora de qualquer comunicação direta. Projetar um profissionalismo calmo e otimista ajudará sua causa muito mais do que um discurso repleto de raiva.

Evite problemas legais

Se um sócio ou membro de sua equipe for acusado de dirigir bêbado, posse de drogas ou intoxicação, isso poderá prejudicar seriamente seu consultório. Por isso, é importante discutir os riscos e os custos de possíveis problemas legais externos com sua equipe. Acusações legais podem colocar em risco até mesmo a licença do médico e expor o consultório a avaliações negativas e ataques nas mídias sociais por parte dos pacientes.

Socialize com cuidado após o expediente

Se os membros da sua equipe gostarem de se encontrar em restaurantes locais, bares ou outros locais públicos depois do trabalho, aconselhe-os a trocar o uniforme de trabalho, caso tenham, especialmente uniformes que ostentem o nome ou o logotipo do consultório.

Poste cuidadosamente nas redes sociais

Certifique-se de que tanto você quanto sua equipe usem discrição ao postar fotos pessoais ou informações em sites populares de mídia social, como Facebook, Instagram e Twitter. O mesmo vale para os conteúdos postados e compartilhados no site e página em rede social do consultório.

...

O ponto de tudo isso é simples. A reputação do seu consultório também pode ser afetada por suas atividades fora do ambiente de trabalho. Qualquer impacto negativo na sua reputação pessoal terá um efeito adverso na sua reputação profissional e no seu consultório como consequência. Portanto, médicos devem estar atentos a seus comportamentos a todo momento, zelando sempre pela sua imagem.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!