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Marketing digital versus marketing tradicional

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Para levar seu consultório a níveis mais altos, você precisa ter uma estratégia de marketing forte. Se para a satisfação do cliente a base está em oferecer cuidados de qualidade e um bom tratamento, já para o alcance de público é necessário fazer com que mais pessoas saibam sobre você e isso só é possível através do marketing. Embora os benefícios do marketing digital superem os do marketing tradicional, ambos têm sua própria importância.

Marketing digital versus marketing tradicional

Objetivos do marketing

Antes de decidir entre marketing digital e tradicional ou ambos, você precisa definir seus objetivos para o lançamento de uma campanha de marketing. Por exemplo:

  • Para fortalecer sua presença e divulgar seus serviços em sua localidade
  • Para aumentar sua base de pacientes
  • Agradecer aos seus pacientes existentes e oferecer-lhes facilidades
  • Para aumentar as referências de outros médicos, etc.

Depois de determinar suas metas, é hora de decidir o tipo de marketing para colocar em prática.

Marketing tradicional de saúde

O marketing tradicional inclui o marketing através de anúncios de televisão, jornal e rádio. Brochuras, panfletos e marketing de eventos são algumas outras formas de marketing tradicional.

O marketing tradicional segue sempre o conceito de "push marketing", que se refere a estratégias que tentam vender diretamente ao consumidor, focando em uma maior força de vendas. O nome Push vem de ser o equivalente a "empurrar" o produto, desde o fabricante, pelos vendedores e distribuidores, até ao cliente.

No marketing digital, a estratégia de "pull marketing" é seguida. Esta, por sua vez, se baseia na marca e na sua politica de comunicação. Tem como objetivo fazer os consumidores "pedirem" o produto ou serviço, com base numa forte pressão publicitária, ou campanhas promocionais.

Marketing digital de saúde

O marketing digital está em constante evolução. Mais de 70% das pessoas usam avaliações online para encontrar um médico ou fazer uma visita física. As pessoas evitam visitar um médico que não acham referência na internet, se ainda não o conhecem. O marketing digital pode envolver a criação de um site, usando otimização de mecanismos de pesquisa, marketing por e-mail, redes sociais, publicidade no YouTube, etc. Vamos discutir suas vantagens em mais detalhes abaixo.

Marketing digital versus marketing tradicional

Custo-benefício: o marketing digital é menos caro do que o marketing tradicional. Muitos canais de marketing online são gratuitos, como por exemplo criar uma conta nas plataformas de redes sociais. Você só precisa dedicar tempo para sua manutenção. O serviço de SEO exige a colocação das palavras-chave corretas para trazer leads orgânicos ou pessoas que buscam seu consultório. Outros serviços, tais como criação de sites, marketing por e-mail, etc., são acessíveis e conseguem bons resultados por mais tempo.

Melhor alcance: o digital permite que você tenha campanhas de marketing específicas para gênero, localização, idade, sintoma ou tratamento. Seja baseado em dados demográficos ou geográficos, você pode alcançar seu público alvo com facilidade.

Rastreamento de resultados: o marketing digital oferece várias ferramentas para rastrear leads e conversões através da atividade de marketing online. Ele orienta você sobre o tipo e tempo de investimento e como isso afeta seu consultório. No caso de publicidade de rádio / TV, você não pode rastrear os leads provenientes do anúncio.

Construir vínculo: uma vez que o marketing digital é um modelo de comunicação bidirecional, ele constrói a relação médico-paciente, fazendo com que os pacientes se sintam importantes. Os formulários de pacientes em seu site, sua conta de redes sociais, e-mails e suas contas em sistemas de avaliação online permitem que os pacientes interajam com você ou revejam seus serviços. Seja positivo ou negativo, agradeça sempre ao paciente que dedicou um tempo para escrever sobre seus serviços.

Melhor interação: as plataformas de redes sociais oferecem espaço para socializar com seus pacientes existentes e novos. É o melhor lugar para expressar a visão e valores de seu consultório para seu público-alvo para assim construir uma base de confiança. Se você publicar uma oferta para seus pacientes existentes, os potenciais pacientes em sua página de mídia social serão atraídos também para seu consultório.

Viabilidade rápida: uma pessoa que ouça sua propaganda em rádio ou TV provavelmente irá esquecer em breve. Por outro lado, os anúncios online possuem sempre alguma chamada para ação, que leva o visualizador diretamente ao seu site ou página de destino sem a possibilidade de perder um paciente potencial. Seu apelo à ação deve ser diferente para diferentes campanhas.

Citação: citação significa mencionar seu consultório em outros sites relevantes, como o CatalogoMed, incluindo seu nome, endereço e número de telefone. Quanto mais e mais consistentes sejam as citações que você tenha, maior será sua visibilidade online e, consequentemente, sua base de pacientes aumentará.

Construtor de reputação: o marketing digital ajuda você a construir uma forte reputação online. Dessa forma, você obtém melhor marketing boca-a-boca para o consultório. Uma boa imagem online significa mais referências e mais potenciais pacientes que marcam uma consulta.

A mídia digital permite que você desenvolva melhores relações com o público individual. Tire tempo para se comunicar com seus pacientes e entender o que eles buscam. Acompanhe suas estratégias e anuncie seu consultório da melhor maneira possível.

 

Fonte: Physicians Practice.

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