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Ter um blog médico pode ser sua melhor estratégia de marketing

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O marketing do consultório é de extrema importância se você busca criar uma base de pacientes e manter a agenda sempre cheia.

Se por um lado o marketing atualmente apresenta muito mais possibilidades do que décadas atrás, podendo você mesmo tomar a frente, sem precisar necessariamente depender de uma agência de publicidade ou de produzir materiais gráficos e anúncios convencionais, por outro lado pegar essa tarefa da divulgação do consultório para si próprio exige um bom nível de comprometimento e investimento de tempo, tanto estudando sobre as melhores estratégias quanto as executando.

Ter um blog médico pode ser sua melhor estratégia de marketing

Dentre estas possibilidades atuais do marketing que podem ser mantidas por conta própria está a criação e manutenção de um blog. O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficazes atualmente, podendo ser um grande diferencial quando bem planejado e executado.

Com toda a cultura virtual de hoje em dia, é certo que grande parte do seu público-alvo esteja na internet, provavelmente todos os dias, sempre buscando informações, novidades e conteúdos dos mais diversos. Oferecer o que estas pessoas buscam, sendo uma fonte segura de informação, fará com que eles passem a lhe conhecer, criando confiança em sua figura e assim recorrendo ao seu consultório quando precisarem de assistência médica.

Uma das grandes vantagens do marketing digital é o custo-benefício. Em nossa série de artigos sobre como estabelecer sua presença digital demos uma ideia de como é possível criar vários canais que possuem custo financeiro zero ou muito baixo, demandando apenas investimento de tempo para que sejam mantidos, e como resultado alcançando um número de pessoas possivelmente muito maior do que seria alcançado com meios tradicionais de divulgação.

Para criar e manter um blog médico de sucesso, que trará retorno para o seu consultório, veja alguns pontos que devem ser observados:

Comprometimento com o projeto

Uma coisa a ter em mente é que os resultados de um blog não são imediatos. É uma estratégia que precisa de comprometimento para que o blog possa crescer, acumular conteúdos e assim ganhar destaque no mar de informações que é a internet. Não desanime no início, mantenha o foco na estratégia, e com o tempo o blog irá crescer e dar retorno.

Estudo e pesquisa

Se mantenha sempre informado sobre as últimas novidades do marketing digital e as melhores estratégias. Esta área muda constantemente, com novas práticas passando a trazer mais resultados que práticas anteriores. Para que o blog seja encontrado pelo pacientes, apresentando boa posição no ranking do Google, a adoção de práticas diferentes e realização de testes do que funciona melhor para o seu caso são indispensáveis.

Investimento de tempo

O comprometimento com o projeto e a busca por estudar e pesquisar sempre sobre como obter melhores resultados, além, claro, do próprio desenvolvimento dos conteúdos para serem compartilhados no blog, é algo que exige um determinado investimento de tempo. O ideal é que você defina horários específicos em sua agenda para se dedicar ao blog. Pode ser períodos mais curtos divididos ao longo da semana, ou talvez reservar mais horas em apenas 1 ou 2 dias da semana; avalie o que funciona melhor para você.

Divulgação do blog

Para que seu blog comece a trazer resultados efetivos, ele precisa ser encontrado pelas pessoas. Isto envolve desde a escolha de bons temas para publicar, o uso de palavras-chave importantes, mas também a divulgação do blog. Inicialmente, para que as pessoas comecem a conhecer e o blog tenha acessos, é importante que você divulgue os conteúdos em redes sociais, envie para seus pacientes por email, faça cartões de visita com o endereço do blog e distribua ao final das consultas e faça mesmo parcerias com outros sites para que eles incluam links para seu conteúdo, em troca de você incluir links para eles também.

Referência em conteúdo

O conteúdo é o carro-chefe que irá proporcionar que os resultados esperados sejam alcançados. Esteja atento às principais dúvidas de seus pacientes, aos temas mais discutidos dentro de sua especialidade, às condições médicas mais comuns, para produzir os conteúdos de seu blog. Não esqueça de escolher bem as palavras utilizadas, escrevendo em uma linguagem facilmente compreendida pelos pacientes e utilizando os termos populares para sintomas, condições e procedimentos sobre os quais venha a falar. Oferecendo respostas para o que podem ser as dúvidas frequentes dos pacientes, você se tornará referência em conteúdo sobre sua especialidade.

 

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