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Marketing digital: você conhece todas as possibilidades da internet?

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O marketing está sempre mudando e assumindo novas formas de acordo com as mudanças pelas quais passam os clientes que se deseja atingir. No cenário atual, de uma sociedade que passa grande parte do dia olhando para alguma tela (computadores, tablets, smartphones), o marketing precisa achar formas de chegar até esse público.

Marketing digital: você conhece todas as possibilidades da internet?

E o que seria o Marketing Digital?

Marketing digital são ações de comunicação das quais as empresas podem se utilizar por meio da Internet, da telefonia celular e de outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes, divulgar sua marca e melhorar a sua rede de relacionamentos. Ele engloba a prática de promover produtos ou serviços através da utilização de canais de distribuição eletrônicos para chegar aos consumidores rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.

O marketing digital engloba diversas estratégias. Se há algum tempo atrás a ideia de marketing na internet remetia apenas a anúncios pagos em diversos websites, hoje o foco está principalmente no SEO, no Inbound Marketing e no Marketing de Conteúdo, todas estas focadas em uma forte presença digital. Seus pacientes estão conectados o tempo todo e, na maioria das vezes, recorrem em primeiro lugar à internet para questões relacionadas à saúde, seja para procurar um médico ou para tirar dúvidas sobre sintomas, medicamentos, doenças, etc.

Estas 3 estratégias citadas têm se destacado pois elas usam a ideia de atração do cliente. Ao invés dos anúncios clássicos de internet, que "interrompem" ou mesmo atrapalham o usuário enquanto ele busca por informações, o SEO, o Inbound e o Marketing de conteúdo visam atrair o usuário por oferecer a ele exatamente o que ele procura, dando respostas às dúvidas buscadas. Trabalha-se assim em conquistar o paciente através da construção da boa imagem do médico e do consultório, e não simplesmente ofertar seus serviços antes mesmo que ele saiba quem você é.

Como essas estratégias funcionam na prática?

A melhor forma de marcar a presença na internet é ter um espaço próprio do consultório, criando um site ou blog, por exemplo. O marketing de conteúdo, como o próprio nome sugere, consiste na produção de conteúdo de qualidade que seja de interesse do seu público-alvo. Assim, o site é alimentado regularmente com artigos, notícias e informações em geral sobre saúde e principalmente diretamente relacionados à sua especialidade médica e aos serviços que presta no consultório. Um dermatologista, por exemplo, criaria diversos conteúdos sobre problemas de pele, cuidados com cabelo, sintomas comuns de certas condições, etc.

O SEO é um conjunto de práticas que visam otimizar seu site para que ele seja de fato encontrado pelos pacientes, isso inclui elementos como a própria estrutura do site e também o uso adequado de títulos, palavras-chave, tópicos, entre vários outros fatores. O principal é que a plataforma oferecida consiga proporcionar a melhor experiência ao usuário. Neste ponto, um paciente que esteja com uma mancha incomum na pele busca online sobre os sintomas que apresenta e vai parar no seu site. Ele consegue acessar com facilidade toda a informação, entender sobre o que os sintomas podem significar e no fim tem uma boa experiência.

O Inbound marketing é um conceito que se relaciona com estar acessível ao seu público, entendendo onde ele está e assim chegar até ele. Isto significa que após ter seu conteúdo online, a disponibilização dele em diversos meios e redes (como Facebook, Youtube, Twitter, etc) será essencial para chegar ao público desejado e criar uma rede de seguidores que passarão a conhecer sua marca e tomá-la como referência para informação. Cria-se a possibilidade de engajamento com o público, e este relacionamento é o que poderá puxar estes seguidores a se tornarem de fato pacientes. Aquele usuário que buscava sobre uma mancha na pele online e encontrou seu site pode, neste ponto, buscar mais referências sobre você, interagir com os outros meios que você tenha disponíveis e então acabar marcando uma consulta para investigar os sintomas apresentados.

Quais são as vantagens do Marketing Digital online?

Disponibilidade

O conteúdo online não tem limitação de tempo ou horário. Um conteúdo que você produzir hoje vai estar disponível para seu público a qualquer momento que ele pesquisar, seja hoje ou daqui a dois anos. Isso permite um marketing "cumulativo" e gera cada vez mais oportunidades de atração do público certo.

Alcance

A informática atualmente é quase que onipresente na vida das pessoas, o que significa que seu conteúdo online se encontra disponível para uma parcela muito maior da população do que se encontraria uma campanha em um meio específico. O uso da internet faz parte da rotina das pessoas, e basta que elas entrem em contato com um dispositivo que estarão susceptíveis também ao contato com diversas pessoas e marcas. Isso possibilita tanto o contato direto com seu conteúdo quanto o boca a boca virtual. Achando seu conteúdo e gostando dele, as pessoas irão compartilhá-lo para os demais indivíduos com os quais se conectam, e assim sucessivamente seu alcance tem a chance de ir aumentando cada vez mais.

Segmentação

Mas não adianta alcançar 10.000 pessoas se dessas apenas 3 realmente tem interesse naquilo que você oferece. É necessário segmentar e focar os esforços de alcance para que o público certo seja atingido. A segmentação no site ou blog é algo um pouco mais complicado, ficando a cargo do uso de termos e palavras-chaves coerentes aos interesses do público-alvo, mas ainda assim com abertura para que os mais diversos tipos de pessoas encontrem o conteúdo. Por outro lado, as ferramentas de anúncios das principais redes sociais disponibilizam grandes possibilidades de segmentação. Ou seja, no momento de realmente promover seu conteúdo, você conversa diretamente com o público de interesse e paga para atingí-lo. Não há mais a necessidade de se comunicar com toda uma massa para atrair a atenção de uma pequena parcela.

Custo

Uma das maiores vantagens que o marketing digital trouxe foi a possibilidade de qualquer um ter seu espaço de divulgação. Se o marketing tradicional exigia altos investimentos financeiros, no meio digital para quem está começando agora é possível testar alternativas de marketing e adotar estratégias iniciais até mesmo com custo financeiro zero. É possível montar um blog de graça, escrever não terá custo, as redes sociais também são gratuitas e não há limite de quanta informação você irá compartilhar. Pronto, a base está montada. Daí em diante, o investimento financeiro serve como ferramenta para ampliar o impacto da estratégia, atingir mais pessoas e conseguir cada vez mais resultados. Mas ainda neste momento o custo-benefício será muito maior do que teria com uma propagando na sua TV local, por exemplo. O Marketing Digital online é com certeza muito mais democrático, e com dedicação de tempo qualquer um pode adotá-lo.

Interatividade

A web altera o fluxo tradicional de comunicação do marketing, onde havia apenas um transmissor e um receptor de uma mensagem. No meio digital o público se torna uma presença ativa, trocando informação, interagindo e criando engajamento com as marcas que gosta. Com as interações, as marcas têm contato direto com as expectativas e anseios de seu público. Isso gera informações valiosas para a otimização e ajustes de estratégias, de modo a torná-las cada vez mais eficientes.

Acompanhamento de resultados

Outra grande vantagem do marketing digital é que ele conta com métricas e ferramentas que permitem mensurar os resultados de suas estratégias e ações de forma muito mais precisa do que as presentes no marketing tradicional. Fazendo o acompanhamento sempre dos resultados obtidos com cada estratégia é possível avaliar o que funciona melhor e investir nos meios e ferramentas corretos que trarão os maiores retornos. Seja com Google Analytics, com métricas da própria plataforma que utilizar para seu site ou blog ou analisando as estatísticas das redes sociais, são diversos os quesitos que se pode mensurar e adaptar.

Quais as principais ferramentas e canais que podem ser utilizados?

Blog / website

O blog ou o website são a base para uma estratégia de marketing digital que busque atrair clientes pela informação e assim conquistá-los. Por meio dele, você tem a possibilidade de estabelecer autoridade em sua área, conectar com seu público e, principalmente, transformar visitantes do seu blog ou site em possíveis pacientes.

Anúncios pagos

Como dito, o marketing digital engloba todas as formas que se usam de meios eletrônicos de divulgação. O clássico anúncio pago na internet é ainda algo muito efetivo, inclusive pela sua capacidade de segmentação, atingindo diretamente o público de seu interesse.

Email

Quando o público visita seu site ou blog, é importante que você tente incluir essas pessoas em sua base de contatos. Incentivando para que elas façam um cadastro para receber novidades, por exemplo, você cria a oportunidade de um novo meio para divulgação, através de email. Não só os conteúdos serão enviados, oferecendo benefício aos assinantes, mas gera também a oportunidade para que anúncios diretos sobre o consultório sejam feitos. Deve haver moderação de publicidades diretas, para que as pessoas continuem vendo valor real nos emails, sem achar que você está apenas tentando fazê-las utilizar de seus serviços.

Publicidade nativa

Você pode realizar parcerias com outros sites / médicos cujas informações possam complementar as suas, sem ser exatamente concorrentes. Desse modo, um pode ajudar a expandir o alcance e público do outro. Você pode escrever posts para um blog maior e já conhecido da área de saúde, por exemplo, o que levará o público deste blog a te conhecer e buscar o seu site. Em troca, é claro, o blog parceiro também ganha algum espaço em seu site.

Redes sociais

As redes sociais mais utilizadas hoje em dia são o Facebook, Twitter e Instagram. Enquanto cada uma delas possui um formato diferente, o objetivo das marcas que estão presentes nestas plataformas é o mesmo: promover o conteúdo criado em seu site ou blog e se comunicar com seu público, construindo uma relação que possa vir a torná-los clientes.

E qual a melhor estratégia de marketing a adotar, afinal?

Essa pergunta é relativa. Cada público tem características próprias que poderão se enquadrar melhor em uma ou outra estratégia. Também é um fator variável aqui quais são os recursos que você tem para empregar em uma estratégia de marketing, tanto recursos financeiros quanto de tempo. Por isso é tão interessante a possibilidade de experimentação com mensuração clara de resultados e recebimento de feedback. A melhor estratégia de marketing para seu consultório será aquela que você testar e ver bons resultados.

Claro, se você está começando agora e não sabe o que testar primeiro, uma boa ideia é sempre realizar uma pesquisa de mercado e avaliar o que seus concorrentes têm feito, quais estratégias adotaram. Se eles já estão fazendo isso há algum tempo, as chances são boas que já tenham testado algumas ideias diferentes e chegaram em um modelo que trouxe resultados positivos.

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