Gostou do artigo? Compartilhe!

4 qualidades que uma secretária deve ter

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A secretária é uma profissional essencial no consultório médico: é por causa de seu auxílio que o médico consegue dedicar tempo e zelo no tratamento de seus pacientes.

Conheça as qualidades que você deverá procurar numa secretária antes de contratá-la e aquelas que você deve incentivar em sua secretária para que, juntos, vocês possam gerenciar melhor seu consultório.

Cordialidade

A secretária é o primeiro contato que seu paciente terá com o consultório. Antes mesmo de avaliar as qualidades do atendimento médico, o paciente já terá criado uma primeira imagem com base na recepção.

Por isso, sua secretária deve ter educação e simpatia para com os pacientes, fazendo com que eles se sintam confortáveis antes da consulta e oferecendo uma impressão positiva do consultório.

Tato

Também é importante que sua secretária seja agradável mesmo frente a situações delicadas ou desconfortáveis, como pacientes aflitos ou irritados, familiares ansiosos e pessoas debilitadas.

Manter uma postura profissional é a melhor forma de lidar com as diferentes situações que surgem num consultório médico e, na maioria das vezes, a secretária será a responsável por lidar com essas eventualidades.

Discrição

O consultório médico é um local em que o paciente sente-se vulnerável devido a sua saúde e por vezes prefere manter a privacidade de suas informações médicas. A secretária deve respeitar esse espaço de sigilo com decoro e prudência.

Independente do atendimento médico realizado em seu consultório, é importante que seus pacientes possam sentir segurança e reserva em sua secretária.

Versatilidade

O papel desempenhado pela secretária é importantíssimo no consultório e suas funções englobam uma variedade imensa de competências: por isso é importante encontrar uma secretária versátil, capaz de lidar com diferentes tarefas com habilidade e que não tenha dificuldades em aprender uma nova função para executar em seu posto de trabalho.

No momento de escolher uma secretária para o consultório, faça sempre uma seleção profissional: evite contratar familiares, conhecidos ou pessoas cujo único mérito seja ter alguma relação pessoal com você. Não há nada de errado em contratar pessoas indicadas, contanto que a seleção seja feita com base nas aptidões da pessoa, não pela proximidade pessoal.

Essas qualidades você só conseguirá observar nos candidatos fazendo uma boa entrevista: nada supera a conversa presencial, na qual você pode analisar esses e diversos outros aspectos da secretária, como simpatia, pontualidade e confiança.

Você provavelmente deverá atentar-se também à dicção, apresentação pessoal e asseio, sempre visando uma boa primeira impressão para seus pacientes.

Gostou do artigo? Compartilhe!