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Convencer os pacientes a responder a pesquisas de satisfação é mais fácil do que você imagina

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O uso de pesquisas de satisfação é um recurso que tem crescido consideravelmente nos consultórios médicos. Isto porque o feedback do paciente é uma excelente ferramenta para descobrir problemas ou talentos escondidos, além de dar um panorama sobre as expectativas quanto ao seu consultório.

No entanto, a maior parte dos médicos supõe que seus pacientes não responderiam uma pesquisa de satisfação solicitada no consultório.

A boa notícia é que uma recente pesquisa norte-americana descobriu que 86% dos pacientes estariam dispostos a dar feedback da consulta, se solicitados. Contudo, esta inclinação a participar estaria condicionada a alguns fatores:

A participação deve ser fácil e conveniente

O momento de responder a pesquisa de satisfação é um fator essencial para o sucesso do preenchimento. Cerca de 40% dos pacientes prefere preencher a pesquisa no seu próprio tempo, através do celular ou computador. Isto torna os formulários de pesquisa online um meio atraente para alcançar certos pacientes.

Para outros pacientes, uma pesquisa rápida após realizar a consulta, enquanto aguarda alguns resultados, pode ser a melhor opção, contanto que seja fácil e conveniente respondê-la.

O paciente deve ver benefício na participação

Destacar os benefícios que o paciente pode obter pelo feedback é outro fator que impulsiona a participação. Seu consultório pode explicar o motivo da pesquisa e destacar a importância da resposta do paciente nas melhorias do consultório. Esclarecer que estas respostas serão utilizadas para acompanhar os resultados do tratamento, por exemplo, garante que mais pacientes estarão interessados na participação.

O paciente deve obter retorno de sua participação

Não utilize o feedback do paciente apenas como dados em uma planilha. Além de trazer insights sobre o consultório, o feedback pode ajudar a acompanhar a resposta a um certo procedimento ou tratamento. Por isso, é essencial demonstrar comprometimento e interesse após a coleta dos dados. O paciente que comentar positivamente sobre o consultório, mas negativamente sobre o tratamento, dificilmente irá divulgar seus serviços.

Por isso, procure dar retorno ao paciente quanto a seus elogios ou comentários negativos, para que ele saiba que sua resposta foi lida e considerada.

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Quando feita corretamente, a pesquisa de satisfação pode contribuir consideravelmente na compreensão das expectativas dos pacientes e no projeto de elaborar uma experiência positiva em seu consultório. A forma de engajar o paciente na participação é também essencial para o sucesso de sua pesquisa.

 

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