Gostou do artigo? Compartilhe!

Esteja atento à manutenção dos equipamentos no consultório

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

De modo geral, em muitas empresas das mais diversas áreas, a manutenção de equipamentos é algo que nem sempre recebe a atenção que merece. Na prática, a manutenção corretiva (realizada após o equipamento apresentar algum problema, buscando corrigi-lo) é muito mais comumente realizada que a manutenção preventiva, o que claramente pode trazer prejuízos que a manutenção preventiva teria evitado. Nos consultórios e clínicas médicas essa situação também ocorre.

Da mesma forma que em nossa vida pessoal buscamos adquirir uma boa TV, boa geladeira, um bom carro, etc. e temos zelo para que estes equipamentos durem o máximo possível, também no consultório devemos nos preocupar com a qualidade e os melhores cuidados das tecnologias utilizadas.

Esteja atento à manutenção dos equipamentos no consultório

Seja quanto a equipamentos médicos, equipamentos da parte de escritório, ou mesmo tecnologias de software, o cuidado com a manutenção está presente desde o momento da compra, pois este deve ser um dos fatores analisados ao escolher a melhor opção. Deve-se pesquisar sobre o equipamento que pretende comprar, buscar opniões e identificar aquele que apresente melhor custo-benefício. Quando se trata de tecnologias, o barato pode sair caro, então esteja atento àquelas ofertas que parecem ser uma grande vantagem, mas que no final trarão consigo problemas rotineiros e consequentes gastos inesperados.

Adquirir bons equipamentos é o primeiro passo, mas isto não significa que eles estão imunes a problemas e funcionarão para sempre. Para aumentar a longevidade e evitar que falhas atrapalhem sua rotina de atendimentos, o ideal é que haja um planejamento de manutenções preventivas, realizadas periodicamente. Realizar estas manutenções preventivas em computadores, notebooks, smartphones e outros garante que eles se mantenham totalmente funcionais e evita que apareçam problemas de última hora que poderiam atrapalhar a rotina do consultório.

Além do hardware dos equipamentos, os softwares utilizados também merecem grande atenção. Além de buscar utilizar os melhores softwares, eles também precisam de manutenção, sendo atualizados constantemente. Isto vale tanto para o sistema operacional quanto para os programas instalados. Atualizações são essenciais para corrigir antigas falhas e garantir a segurança dos equipamentos e todos os dados que eles armazenam.

Para que esta rotina de manutenções se torne hábito no consultório, o ideal é ter um técnico especializado, que irá prestar estes serviços periodicamente, realizando os procedimentos necessários para que os equipamentos continuem funcionando corretamente. Ter um técnico definido também é essencial para os momentos que, mesmo com toda a prevenção, ocorra alguma falha em equipamento e você precise com urgência que alguém resolva a situação.

Adotando os devidos cuidados com os equipamentos de seu consultório você garante que eles funcionem sempre com eficiência, possibilitando que você preste atendimento de qualidade e ainda evitando maiores prejuízos que poderiam decorrer de uma falha inesperada. Se você ainda não adota esta prática em seu consultório, contrate um técnico, faça um check-up geral nos equipamentos e adote um planejamento de manutenção preventiva, garantindo sua tranquilidade daqui pra frente.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!