Gostou do artigo? Compartilhe!

Urgências e emergências: quando priorizar atendimentos?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Cada especialidade médica tem suas próprias características e peculiaridades, o que torna específica a definição do que se consiste em urgência e emergência em cada área. É muito importante que o médico oriente firmemente sua equipe quanto à conduta nesses casos, uma vez que desses conceitos derivam a priorização dos atendimentos.

O mais comum é que os casos graves busquem diretamente um atendimento hospitalar, mas no caso de um paciente que liga para a clínica ou consultório em uma situação de urgência ou emergência, é necessário que qualquer pessoa da equipe saiba lidar com a situação e tomar a atitude correta.

Urgências e emergências quando priorizar atendimentos

Emergência x Urgência

O primeiro ponto a ser esclarecido é a diferença entre urgência e emergência. Emergência pode ser entendida como uma situação crítica, com perigo de vida, grande sofrimento para a vítima ou risco de mal irreversível, de aparecimento súbito ou imprevisto, que exige atendimento cirúrgico, clínico ou ambos, com intervenção imediata do médico. A urgência, apesar de ser uma ocorrência importante e necessitar de rápido atendimento, tem um caráter não tão imediatista quanto a emergência. Está também ligada a situações com perigo de vida, grande sofrimento para a vítima ou mal irreversível.

Todos os colaboradores envolvidos no atendimento médico devem compreender estas definições dentro da especialidade médica em que atuam, principalmente a secretária, pois o primeiro contato feito será provavelmente através do telefone.

Quando priorizar

Os colaboradores devem receber treinamento específico para lidar com estas situações, sendo compreensivos e prestativos. É necessário que eles tenham sensibilidade e conhecimento suficiente para entender a situação médica apresentada e assim passar as corretas recomendações.

Alguns casos poderão exigir orientação para encaminhamento imediato a um hospital, outros casos podem necessitar orientação sobre o que fazer enquanto não ocorre o atendimento, e para aqueles casos que realmente possam ser atendidos no consultório deve haver uma regra para priorização e encaixe de consultas imediatas.

É importante ressaltar que, principalmente em um momento de tensão, as informações relatadas pelo paciente ao telefone podem ser confusas e mesmo exacerbadas. A palavra do paciente sempre deve ser considerada suficiente para que a priorização do atendimento seja realizada, mas a secretária deve saber as perguntas corretas a fazer para sempre tentar ao máximo ter uma descrição específica e real da situação. É fundamental que o trabalho se mantenha dentro de rígidos critérios éticos, sempre voltado para a valorização do atendimento médico e para o respeito pelos clientes.

Para buscar sempre oferecer o melhor atendimento aos pacientes, o treinamento recebido e os parâmetros estabelecidos para identificar o que é urgência e emergência, bem como a definição das atitudes a serem tomadas em cada caso, é algo que necessita constante revisão e adaptação.

Comunicação com o médico

As pessoas envolvidas no agendamento precisam ter um canal de comunicação aberto com o médico, para que possam conversar com esse profissional sempre que necessário e para que o médico oriente em relação à melhor conduta diante da situação, inclusive dando o aval para abrir ou não exceção para o paciente em questão.

Idealmente, a agenda deve possuir certa flexibilidade nos horários, permitindo que situações de urgência ou emergência possam assim ser encaixadas sem gerar maiores transtornos para aqueles pacientes que já estavam previamente agendados.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!